sexta-feira, 30 de maio de 2008

Quietude


Imagine um lago.

Sua superfície, absolutamente serena.Não há vento, não há corrente.Tudo está calmo.

Suas águas contém todos os nutrientes para a vida,que se renova por si só.

Procure pensar.Eu sou como um lago, um reservatório imenso de virtudes.

Já tenho tudo que procuro.

Só preciso trazer para a superfície o que está depositado no fundo, em estado inerte.

Ao ver aflorar minha riqueza, dou vida a ela.

Deixo de buscar fora o que sinto existir dentro.

Isto é quietude.

(Brahma Kumaris)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Um pouco do Paulo Leminski


Amor, então, também acaba?

Não, que eu saiba.

O que eu sei é que se transforma numa matéria-prima

que a vida se encarrega

de transformar em raiva.

Ou em rima.

(Paulo Leminski)

domingo, 25 de maio de 2008

CRIANÇAS INDIGO -Eles não vieram aprender, mas sim ensinar


"As Crianças Índigo"
Texto traduzido e adaptado por Dailton Menezes


A partir da década de 80, elas começaram a chegar, mais e mais.

São crianças espetaculares. Elas estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. Elas possuem uma estrutura cerebral diferente no tocante ao uso de potencialidades dos hemisférios esquerdo (menos) e direito (mais). Isso quer dizer que elas vão além do plano intelectual, sendo que no plano comportamental está o foco do seu brilho.

Elas exigem do ambiente em volta delas certas características que não são comuns ou autênticas nas sociedades atuais. Elas nos ajudarão a destituir dois paradigmas da humanidade:

1. Elas nos ajudarão a diminuir o distanciamento entre o PENSAR e o AGIR. Hoje na nossa sociedade todos sabem o que é certo ou errado. No entanto, nós freqüentemente agimos diferentemente do que pensamos. Dessa maneira, estas crianças vão nos induzir a diminuir este distanciamento gerando assim uma sociedade mais autêntica, transparente, verdadeira, com maior confiança nos inter-relacionamentos.

2. Elas também nos ajudarão a mudar o foco do EU para o PRÓXIMO, inicialmente a partir do restabelecimento da autenticidade e confiança da humanidade, que são pré-requisitos para que possamos respeitar e considerar mais o PRÓXIMO do que a nós mesmos. Como conseqüência, teremos a diminuição do Egoísmo, da Inveja, das Exclusões, resultando em maior solidariedade e partilha.Você pode estar se perguntando: Como estas crianças vão fazer tal transformação? Através do questionamento e transformação de todas as entidades rígidas que as circundam. Começando pela Família, que hoje baseia-se na imposição de regras, sem tempo de dedicação, sem autenticidade, sem explicações, sem informação, sem escolha e sem negociação. Estas crianças simplesmente não respondem a estas estruturas rígidas porque para elas é imprescindível haver opções, relações verdadeiras e muita negociação. Elas não aceitam serem enganadas porque elas têm uma "intuição" para perceber as verdadeiras intenções e não têm medo. Portanto, intimidá-las não traz resultado, porque elas sempre encontrarão uma maneira de obter a verdade. Elas percebem as verdadeiras intenções e as fraquezas dos adultos.A segunda entidade vulnerável à ação dos Índigos é a Escola.

Hoje o modelo de ensino é sempre imposto sem muita interação, sem escutar e sem a participação dos estudantes. Simplesmente este modelo é incompatível com os Índigos, sendo portanto o pior conflito, muitas vezes superior ao existente com a Família, principalmente pela falta de vínculos afetivos ou amor. Como elas possuem um estrutura mental diferente, elas resolvem problemas conhecidos de uma maneira diferente, além de encontrar formas diferentes de raciocínio que abalam o modelo atual de ensino.

Assim, através do questionamento, elas influenciarão todas as demais entidades, tais como:, Mercado de Trabalho, Cidadania, Relações Interpessoais, Relações Amorosas e Instituições Espirituais, pois elas são essencialmente dirigidas pelo hemisfério direito.

Infelizmente, a missão dos Índigos é muito difícil, pois sofrerá rejeição de algumas entidades da nossa sociedade. Antes dos anos 80, os Índigos morriam muito cedo porque a freqüência de energia do planeta não era favorável a eles. Depois da nova freqüência e com um montante maior de crianças, eles começaram a causar transformações maravilhosas no nosso planeta e em breve, após uma geração, nós perceberemos claramente as modificações.

A espiritualidade é uma vocação característica destas crianças e em muitas delas se manifestam ao nascer, durante a adolescência ou mesmo entre os 30 e os 33 anos de idade, faculdades mediúnicas acima do normal.

domingo, 18 de maio de 2008

MEUS BICHINHOS


Toda criança merece conviver com um bicho de estimação, gato, cãozinho, papagaio, o que for.
Tive dois cães que marcaram minha adolescencia: o Astor e o Shazam. O Astor era um vira lata mestiço com pastor , bravo, minha mãe o prendia na corrente. Quando o soltava ele fugia pra rua e arrancava a saia das meninas, um terror.O coitadinho era um reflexo de como o tratavamos: preso, isolado, querendo chamar a atenção.
Já o Shazam deu mais sorte, na primeira noite, filhote, dormiu na minha cama. Depois, conviveu conosco por quase 12 anos, recebendo conversas e carinhos na orelha. Quando ele morreu, chorei por uma semana.
Agora minha filha trouxe dois gatos pra casa, um preto de rabo grande (Carson), e outro de pelo ruivo (Foguinho). Cada um com a sua personalidade. O Carson é carinhoso, se enrosca em nossas pernas, tem olhos melancólicos. O Foguinho, já como diz o nome, é a mil por hora. Mia pra sair lá fora, corre como um foguete e brinca o tempo todo. Nos apaixonamos instantâneamente por eles, e minha alergia a pêlos sumiu como por encanto. Como dizem os meus guias: o amor e a alegria curam qualquer doença.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A CURA REAL


Desejas a cura, é natural,mas precisas tratar-te a ti mesmo pra que possas remediar ao teu corpo. Nos pensamentos ansiosos, recorre ao exemplo de Jesus. Não nos consta que o Mestre estivesse algum dia de cama; todavia, sabemos que ele esteve na cruz. Obedece, pois a Deus e não te rebele contra os aguilhões. Socorre-te do médico do mundo ou de teu irmão do plano espiritual, mas não exijas milagres, que esses benfeitores da Terra e do céu não podem fazer. Só Deus te pode dar acréscimo de misericórdia, quando te esforçares por compreendê-lo.

Não deixes de atender às necessidades de teus órgãos materiais que constituem a tua vestimenta no mundo; mas, lembra-te do problema fundamental que é a posse da saúde para a vida eterna. Cumpre teus deveres, repara como te alimentas, busca prever antes de remediar e, pelas muitas experiências dolorosas que já vivi no mundo terrestre, recorda comigo aquelas sábias palavras do Senhor ao paralítico de Jerusalém: "Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior." (Emmanuel)


Psicografado por: Chico Xavier
Fonte: Reformador - Setembro de 1941

sábado, 10 de maio de 2008

Maternidade


Quando eu era adolescente, minha avó dizia: -Aproveite a juventude, menina! Depois que tiver filho, tudo muda! E desfiava aquele rosário de noites sem dormir, mamadeiras, preocupações, cataporas e sarampos, fora que acabava-se o tempo livre para gozar a vida, bailes, cinemas, passeios, tudo girava em torno do filhote. Hoje em dia eu sei que não é bem assim...Eu sei que no início da vida, o bebê dá um tantão de trabalho, na adolescência quase o dobro...
Mas hoje, e todos os outros dias de minha vida, olhando para minha filha linda, inteligente e sadia, tenho certeza absoluta, que ela foi a maior benção que Deus me deu. Tenho orgulho e paixão por ela. Na minha concepção espiritualista, eu sei que tudo é pré-determinado lá em cima, nada acontece de graça, os encontros, as familias, tudo é assumido antes de reencarnar.
E a minha Paulinha, deve ter batido um papinho assim comigo: -Olha eu vou descer pra te ensinar um monte de coisas, mas a mais importante, vai ser a lição da doação incondicional de amor, que é o principio básico para a humanidade dar certo. E você vai precisar me passar tudo sobre a fé e o respeito pelo próximo e pela natureza, além das lições sobre a espiritualidade que o vovô deixou bem exemplificado, como condição para adentrar essa era de transformações...
Hoje eu sei que ela tem uma parceria fundamental comigo, ela é um pouco minha mãe , e ás vezes, eu sou um pouco a filha dela...E continuamos aprendendo uma com a outra.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

La Pastaciutta del Nonno


A comida na mesa das familias italianas (como a minha) sempre foi e será motivo de reunião familiar, prazer e alegria. Ainda mais com um avô como o meu. Fundador da famosa padaria Basilicata no Bexiga, ele adorava cozinhar suas massas, pizzas, cabritos e carnes aos domingos, ou quando tivesse oportunidade. Enquanto íamos á missa na Igreja D"Achiropita, o aroma maravilhoso do molho de tomate, que ficava cozinhando horas ,era inconfundível. Um sabor de minha infância, que jamais esquecerei é o da massa que ele preparava com carinho, recheada de ricota adocicada e que chamava de "Calzune".Na realidade, uma espécie de raviole gigante, com um recheio de queijo e o famoso molho de tomates e brachola (carne enrolada com linguiça e legumes, ou o nosso "bife á rolê"). Mais conhecido agora como Raviolone.
Figura eternamente lembrada no meu coração cheio de saudade, o vovô Filippo foi um herói de sua época, começando do nada e ganhando a vida com trabalho árduo. Ele sempre levantava o copo de vinho tinto (que ele mesmo fazia) num alegre brinde, e sorria me olhando nos olhos:
- Piano, piano, se vá lontano...
Receita Raviolone de Ricota Doce:

Massa:
500 gramas de farinha de trigo
3 meias cascas de ovo de água
4 ovos

Recheio:
Uma ricota inteira (meio quilo) amassada
Uma colher de sopa de açucar
Tres colheres de sopa de queijo ralado
Salsa

Sove e estique a massa, corte com um copo, recheie e dobre ao meio apertando com um garfo.
Cozinhe em água abundante.
Use o molho de sua preferência.



segunda-feira, 5 de maio de 2008

O CURTO E GROSSO


O CÃOZINHO JINGOBEL


Em dezembro de 2007, publiquei um livreto infantil com uma história de Natal. Foi feito ás pressas para um evento da Casa do Papai Noel de Campinas, mas não saiu ao meu gosto. A diagramação completamente errada, me fez guarda-lo no armário e esconde-lo dos amigos. Mas me orgulho da idéia, do texto e dos desenhos que fiz, contando a história do cãozinho Jingobel, um mascote muito feinho e engraçado, inspirado na cadelinha Puppy do meu pai. Fiquei com vontade de refaze-lo e vou tentar melhorar tudo. E mudar de diagramador.

quinta-feira, 1 de maio de 2008



Hoje, Dia do Trabalho e dos Trabalhadores , encontrei um texto do poeta árabe Gibran Kalil Gibran, extraido de seu livro " O Profeta":
Na natureza tudo trabalha...
Trabalham os vermes na intimidade da terra, tornando-a fofa e produzindo o humus nutriente para alimentar as plantas.
Trabalham os pássaros, na construção dos próprios ninhos e na disseminação do pólem das flores.Trabalham as flores, doando seu perfume ao ar e permitindo o nascimento dos frutos.Trabalham os insetos, polinizando as flores e desempenhando a parte que lhes cabe na estrutura do ecossistema.

Trabalham também os rios, fertilizando o solo e dessedentando homens e animais.Trabalham as nuvens, fornecendo a chuva que rega as plantas e purifica a atmosfera.

Trabalham as árvores, abrindo seus galhos quais braços fraternos, acolhendo os ninhos e fazendo sombra na caminhada dos homens.

Trabalha igualmente o Sol, estrela incansável que jamais deixa de estender seus raios quentes, espancando as trevas e favorecendo a vida.Trabalha a Lua, controlando as marés e deslumbrando os olhares apaixonados dos namorados, que sonham um dia poder oferecê-la a alguém em nome do amor.

Trabalham os oceanos, abrigando na intimidade várias formas de vida e transportando, em suas ondas, as embarcações, permitindo a ligação entre os Continentes.

Trabalha também o vento, acariciando com igual doçura os carvalhos gigantes e as pequeninas hastes da relva.Tudo na natureza trabalha...

E trabalham também os homens...Quem aceitaria, de boa vontade, ser um caniço mudo e surdo quando tudo o mais canta em uníssono?Mas todo trabalho é vazio, exceto quando há amor...

É pelo trabalho que nos unimos a nós mesmos, unindo-nos uns aos outros e a Deus.E o que é trabalhar com amor?

É tecer o tecido com fios desfiados do nosso próprio coração, como se nosso bem-amado fosse usar esse tecido.É construir uma casa com afeição, como se nosso bem-amado fosse habitar essa casa.É semear as sementes com ternura e recolher a colheita com alegria, como se nosso bem-amado fosse comer os frutos.

É pôr em todas as coisas que fazemos um sopro da nossa alma...Quando trabalhamos com amor, somos como uma flauta através da qual o murmúrio das horas se transforma em suave melodia, espalhando notas de alegria no ar, contagiando tudo o que nos rodeiam. ( Gibran Kalil Gibran )