terça-feira, 31 de março de 2009

GABRIEL GARCIA MARQUEZ , O ESCRITOR FANTASTICO


Certa vez, o escritor Gabriel Garcia Marquez disse que jamais iria vender ao cinema os direitos de sua obra-prima "Cem Anos de Solidão".

Cinéfilo declarado, ele alegava, no entanto, que preferia perpetuar na memória dos leitores a imagem da história que elas tinham construído ao ler o livro. Leio Garcia Marquez desde que resolvi me apaixonar por literatura.

"A triste história de Cândida Erendida e sua avó desalmada", um dos meus prediletos, li de uma vez só, embebida pelo realismo fantástico desse escritor.

Agora vejo a noticia que segundo a agente literária de Garcia Marquez, a previsão é que este nunca mais volte a escrever, encerrando sua carreira, apesar de ainda ter alguns manuscritos não publicados.

Cem Anos de Solidão, como a maior parte das obras de Marquez, tem como principal qualidade a mistificação. O livro nos mostra uma realidade inacreditável (daí o “realismo fantástico”), mas sua virtude é nos envolver de tal modo que passamos a acreditar nela.

Pois eu gostaria muito de ver no cinema, as ideias privilegiadas desse escritor diferenciado!

A agente literária Carmen Balcells, uma das mais atuantes no meio literário de língua espanhola, previu o silêncio definitivo do escritor colombiano Gabriel García Marquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982."Acho que García Márquez não voltará a escrever nunca mais", disse Balcells em entrevista ao jornal chileno "La Tercera".

A obra de Garcia Marquez, como de todo genio da literatura é imortal e intemporal.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Amar por Herman Hesse


O grande Herman Hesse, sempre conseguiu expressar suas idéias de uma maneira tocante e direta. Como nesse texto, sobre o que é amar:


Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida.

Aprendi que ser amado não é nada,enquanto amar é tudo.

O dinheiro não era nada, o poder não era nada.

Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.

A beleza não era nada.

Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.

Também a saúde não contava tanto assim .

Cada um tem a saúde que sente.

Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto.Feliz é quem sabe amar.

Feliz é quem pode amar muito.

Mas amar e desejar não é a mesma coisa.

O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.

O amor não quer possuir.

O amor quer somente AMAR.


By : Herman Hesse

sábado, 21 de março de 2009

A ESTRELA E O PRESIDIÁRIO


Na época em que eu trabalhava na produtora de filmes comerciais do Sr. Scatena, que geria tambem um grande estudio de gravações, aconteceu um episódio (dentre tantos) especialmente marcante.

Vez ou outra eu dava uma espiada no estudio, para ver o andamento das filmagens. Nessa época o Sr.Scatena deu oportunidade de emprego a um ex-presidiário, já com uma certa idade, para o cargo de faxineiro.

Dizia que havia assassinado a mulher, ao pega-la na cama com outro homem.

Pegou 26 anos de cadeia, leu tudo que podia, instruiu-se bravamente, mas ao sair só conseguiu um emprego na faxina.

Era um homem muito timido e retraido, mal sorria ou falava, estranhando tudo, os novos tempos e costumes, o linguajar, o jeito das pessoas. Era outro mundo para ele.

Num começo de semana, caminhando em direção ao estúdio para ver os atores que chegavam para entrar em cena, vi o faxineiro em pé na escada, vassoura na mão, olhos esbugalhados, com a maior cara de espanto. Suas mãos trêmulas apertavam o cabo da vassoura, o suor tomando conta do rosto.

Acompanhei seu olhar e vi o motivo: Sandra Bréa, fumando um cigarro, descansava de robe entreaberto, sentada com as pernas cruzadas, só de calcinha.

Toda a equipe técnica, maquiadores, cenografistas, circundavam a estrela, ocupados e abstraidos daquela visão que embasbacou o faxineiro.

De repente ela levanta, tira o robe, e só de calcinha dá continuidade á cena, com a luz iluminando seu rosto fulgurante e sua nudez. E novamente senta e cruza as longas pernas, com os seios expostos.

O faxineiro estático, tambem não percebia nada á sua volta, nem minha presença, nem o mundo novo que se apresentava a ele, deixando-o a pensar, o tanto que perdera de vida nos 26 anos recluso.

Aquela cena, foi muito mais chocante, do que ver a Sharon Stone em "Intinto Selvagem" na antológica cruzada de pernas que fez a fama do filme...

terça-feira, 17 de março de 2009

MAGNIFIED HEALING


Quando minha querida irmã falou-me sobre o " Magnified Healing", pensei ser mais uma impostação de mãos, ou passe energético, assim como a Cura Prânica ou o Reiki. Mas ao assistir uma aula dada por ela, vi que era muito mais que isso.

Depois de década auxiliando nas sessões como médiuns, nos duas ja lidavamos com toda a energia curativa, e sabiamos da importância dos passes de luz nos chakras, e da ativação de luz ao redor do corpo físico.


Magnified Healing é uma técnica de cura que foi passada para a Terra pela Mestra Ascencionada Kuan Yin, para nos auxiliar neste momento de aceleração vibracional do planeta.

Kuan Yin a considera como uma "DISPENSAÇÃO DIVINA" enviada à TERRA, ou seja: como um presente Divino.

É um poderoso recurso de cura e autocura para ser usado no processo de elevação de nossas vibrações. Com Magnified Healing nós podemos dizer que "os milagres" estão na Terra, pois através do seu uso constante tudo vai se encaixando, melhorando, se reorganizando, ..., de forma tão rápida e harmoniosa que muitas vezes nos surpreendemos com seus resultados.

A energia Magnified Healing trabalha com uma energia muito sutil, criada à partir do nosso coração, juntamente com o ALTÍSSIMO DEUS DO UNIVERSO.

Estabelece um fluxo constante que vai de uma mão à outra, liberando as energias mal qualificadas de todos os níveis do nosso ser: físico, mental, emocional, espiritual.

Atua sobre o carma. Pode também ser utilizado para animais, plantas, situações, ..., o planeta. As energias liberadas são transmutadas pelo Fogo Violeta.

E o Fogo Violeta vem do mestre ascensionado Saint Germain, que há alguns anos já pesquiso e conheço. E sua luz violeta me acompanha nas mentalizações que faço junto á pessoas necessitadas, que precisam de transmutação.

Acredito que tudo está conectado, todo o conhecimento flui e evolui para nossa propria evolução. E o Magnified Healing surge nesta era de grandes mudanças, para que o ser humano tenha cada vez mais consciência que é preciso evoluir espiritualmente, para que o nosso planeta consiga sobreviver e se sobrepor a todas as violencias a que é submetido. E principalmente, para que nós saibamos que o que vale é o sentimento puro, o amor, em todos os niveis e estâncias.

quinta-feira, 12 de março de 2009

OS BARRAQUEIROS DA CALIFORNIA


Levantei cedo para trabalhar, e o noticiario da Globo me deixou pasma. A California, um dos estados mais ricos e produtivos dos EUA, agora abriga pessoas atingidas pela crise financeira mundial! São os chamados sem-tetos, que tiveram suas casas confiscadas pelos Bancos, a maioria com curso superior , andando cabisbaixos entre barracas de acampamento. Veja a noticia:


"Em Sacramento, capital da Califórnia, a paisagem mudou. Centenas de tendas armadas da noite para o dia cobrem terrenos na beira de um rio. São os refugiados da crise. A cena lembra os acampamentos de desempregados da Grande Depressão dos anos 1930, mostrados em filmes como “As vinhas da ira”.
A Califórnia é um dos estados americanos mais atingidos pela recessão. O índice de desemprego, que chegou a 10% em janeiro, é mais alto do que no resto dos Estados Unidos.
São 1,8 milhões de desempregados. Em grande parte, são famílias que perderam não somente o emprego, mas também as casas tomadas pelos bancos por falta de pagamento. A “cidade das tendas”, como está sendo chamado o acampamento improvisado em Sacramento, já abriga 1,2 mil pessoas. A cada dia chegam mais 50. "


E dai me vem a mente aquela pergunta que não quer calar, apesar do "otimismo" do Lula e do Mantega, minimizando tudo:

- Se nos EUA, o pais mais rico do mundo, que comanda todas as bolsas e indices, está acontecendo a crise nessa proporção... o que será de nós aqui, Brasil, povo sujeito a desmandos e conchavos politicos, onde a bolsa de investimentos oscila como folha ao vento?

É´pra fechar os olhos e rezar, rezar, rezar.
Afinal, não dizem que Deus é brasileiro ?

sexta-feira, 6 de março de 2009

ENSINANDO A TOCAR VIOLÃO


Quando percebi que tinha ouvido, tanto para o piano como para o violão, quis tentar me aprofundar no assunto.
Assim aos 14 anos comecei a estudar violão clássico: Tárrega, Albeniz e todos os estudos minuciosos onde as pestanas escorregavam marcando os dedos nas cordas de aço.
Aos 16 comecei a lecionar para ganhar um dinheiro fora da mesada de meu pai, e espalhei pelo bairro a novidade: a molecada acompanhada das mães começou a aparecer para testar minha paciência.

Alguns, como dois irmãos encapetados, corriam pela minha sala mexendo em tudo, enquanto eu tirava a ultima musica do Carlos Lira, suspirando de cansaço e tédio.

Outros, como a balzaquiana apaixonada pelo Agnaldo Rayol, me forçou a conhecer todo o repertório do cantor, para poder tirar suas músicas prediletas.

E tinha o garoto cheio de espinhas, mais a fim de me paquerar do que aprender violão.

Durou muito pouco minha carreira de professora de violão. Percebi que esse encargo exige uma doação extra de paciência e rigor, o que pela minha personalidade inquieta e pulsante seria quase que impossivel dar continuidade.

Mas me pegaram tambem pelo lado da timidez: primas e amigas me empurravam para o centro das festas e reuniões, sempre apontando com um riso sádico: -ela toca!

Madrugadas inteiras na praia, tocando até os dedos sangrarem.

Se por um lado, eu tremia nas bases ao encarar o publico e a platéia, por outro, o prazer de cantar e tocar extrapolava este mundo, me colocando esquecida de tudo num paraiso sem fim.

Hoje olho meu velho violão esquecido num canto, os dedos endurecidos que já esqueceram quase todas as pestanas e penso em reavaliar minha vida através da retomada de um simples e singelo prazer...