terça-feira, 26 de outubro de 2010

CELEBRAÇÕES DO SENTIR


Recebi um convite de uma festa de noivado... Ha quanto tempo não ouço falar em “festa de noivado”? Esse laço romântico que se resume em -namoro-noivado-casamento parece que a cada dia fica mais distante e mais dificil.
O namoro, que era uma fase de extrema beleza e encanto, momento de escolha e conhecimento, atualmente perde esse caráter. Chega o momento em que o jovem não namora, apenas “ fica “.

A relação, que era de mutuo conhecimento, passa a ser de encontros fortuitos, para noitadas ou festas. Como a tendência é de diminuírem os casamentos, também diminuem os noivados. Como conseqüência da nova modalidade de namoro (o ficar) as relações sexuais, pré-matrimoniais proliferam, dispensando a festividade glamurosa e comprometedora do noivado e do casamento. Antes o sexo era um tabu, algo só para quatro paredes, depois do casamento. As mudanças sócio-econômicas fizeram aparecer novas posturas, onde os pais já se preocupam não mais com a virgindade dos filhos, mas com o sexo seguro e os preservativos são mais importantes na bolsa da garota que o batom.

Os pares se conhecem, começam a dormir juntos e assim permanecem até que seja bom e conveniente para ambos. As separações, que já fazem parte do cotidiano, também não são, como antes, traumáticas. A não ser, talvez, para os filhos que surgem, por vezes acidentalmente...
A igualdade tão buscada pelas mulheres em relação aos homens ainda não foi totalmente conquistada, porém, a liberdade adquirida até agora, muitas vezes, tem sido a causa de atritos diversos nos relacionamentos.

Ja casei duas vezes, e ainda agora na maturidade, meu coração anseia por um companheiro, assim como a maioria de homens e mulheres da minha idade com quem convivo, e que por alguma razão estão sós. Conheço mulheres maduras que ficam exultantes com a idéia de um noivado ou uma festa de casamento.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre muito, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

E sentir, num futuro próximo, vai ser o verbo de comando da vida, em todos os aspectos!

Vejam que texto belissimo de Leon Denis:

“O que acima de tudo caracteriza a alma_humana é o sentimento. É por ele que o homem se prende ao que é bom, belo e grande; ao que será o seu amparo na dúvida, a sua força na luta, a sua consolação na prova.

E tudo isso revela Deus. Deus é a grande alma universal, de que toda alma humana é uma centelha, uma irradiação. Cada um de nós possui, em estado latente, forças emanadas do divino Foco e pode desenvolvê-las, unindo-se estreitamente à Causa de que é efeito.
Mas a alma humana ignora-se a si mesma; por falta de conhecimento e de vontade, deixa as suas capacidades interiores em letargo. Em lugar de dominar a matéria, deixa-se por ela freqüentemente dominar; eis a fonte dos seus males, das suas fraquezas, das suas provações."
LÉON DENIS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RACISMO


Entra em vigor nesta quarta-feira (20 de Outubro de 2010) o Estatuto da Igualdade Racial, noventa dias após sua sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua publicação no Diário Oficial da União. A lei foi aprovada pelo Senado no dia 16 de junho deste ano, após tramitar sete anos no Congresso.

O texto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. O documento possui 65 artigos referentes a temas como educação, cultura, esporte, lazer, saúde e trabalho, além de defender os direitos das comunidades quilombolas e proteger religiões de tradição africana.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o objetivo do estatuto é corrigir desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país.

Sou neta de uma mulata maravilhosa, alegre , musical e criativa, minha querida avó Vitória. Tenho orgulho em dizer que descendo de antepassados negros africanos, que trago a cultura da Bahia nas veias, o cheiro da pimenta na cozinha e o batuque contagiante na musica. Assim como, descendo tambem do incrivel povo italiano, herdando o gosto pela arte e o romantismo.

Sabemos que no Brasil esse preconceito é velado, mas existe. Não tenho certeza se leis como essa que o Lula sancionou vão fazer algum efeito na sociedade. Políticas dirigidas a grupos ‘raciais’ estanques em nome da justiça social não eliminam o racismo e podem até mesmo produzir o efeito contrário, dando respaldo legal ao conceito de raça e possibilitando o acirramento do conflito e da intolerância.

O abismo mais gritante na sociedade brasileira é o que afasta os abastados dos miseráveis, separação esta que exige dos poderes públicos uma resposta não meramente compensatória, mas sim estrutural e voltada para o futuro da nação.
Expandir o emprego, garantir o direito à saúde, educação, segurança, etc., são as únicas conquistas capazes de promover, geral e substancialmente, os imensos setores reduzidos à mais dura exploração, sejam afro-descendentes ou não.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ELEMENTAIS DA NATUREZA


No início dos tempos da civilização, a humanidade teve oportunidade de permanecer muito tempo em contato com a natureza e suas forças e estavam bem a par do relacionamento místico do homem com os 'espíritos' da natureza. Essas presenças faziam parte da vida cotidiana e eram percebidas nos bosques, no fogo, na água, no ar, na terra e nas mãos curadoras de nossas avós. Muitas comunidades indígenas, ainda conservam a crença nestes seres espirituais que habitam os distintos elementos da Natureza.

Vivo observando no sitio em Itatiba, algumas plantas e árvores, habitadas por incontáveis passaros e insetos, que a cada dia dão uma nova imagem ou um novo panorama, seja nas folhagens, nas flores que desabrocham, nos ninhos, etc
A força energética dessa natureza é tão contagiante, que me sinto plena e privilegiada por estar lá em contato com ela.

O Homem moderno acostumou-se à rotina. Acorda, toma banho, toma café da manhã, sai de casa, mete-se no carro, vai trabalhar, sai do trabalho, mete-se no carro, vai para casa, senta-se no sofá a ver TV e depois vai dormir. Todos os dias repete o processo. E para ele todos os dias são iguais, todos os dias são a mesma coisa.

Uma pessoa mais ligada á natureza vê como os dias são diferentes e sente essas mudanças. Quando sai de casa olha para o céu e vê a Lua a esconder-se e o Sol a nascer. Vê os pássaros nas árvores e repara nos seus ramos nus ou nas suas folhas verdes. Quando vai no carro, não se foca somente no rádio ou no carro da frente, tenta ver ao mesmo as paisagens e tudo o que encontra pelo caminho até ao trabalho. Reparo sempre em pormenores que mostram como a Natureza está mudando.

São pequenas coisas como estas, que no nosso dia-a-dia podem ser consideradas tão insignificantes mas que na verdade importam.
Mostram como a Natureza tem influência em nós e permite-nos ver o quanto a nossa vida muda conforme Ela muda.

Desde quando comecei a estudar a espiritualidade sei que existem espíritos que guardam lugares especificos,são os guardiões do lugar, eles nos protegem, inspiram e guiam.
São os espíritos de seres visíveis e invisíveis, espíritos das árvores de um bosque ou das plantas da casa, como também seres invisíveis, entidades, elementais (espíritos dos ventos, da chuva, do ar, etc).

Os elementais são pequenos seres, considerados os primos dos anjos, que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos : Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.

Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar.
Segundo o professor Samuel Weon, estudioso dos elementais:
-"As pessoas comuns e correntes vivem neste mundo de três dimensões, ignorando a existência de uma Quarta Coordenada, de uma Quarta Dimensão.
É necessário saber que mais além de nosso mundo tridimensional, está a Dimensão Desconhecida, a Região Etérica. Se cuidadosamente observamos a cor das longínquas montanhas, poderíamos ver um intenso azul, bastante formoso.

É óbvio que dita cor é o éter da Quarta Dimensão; foi-nos dito que num futuro remoto todo o éter será visível de forma plena no mesmo ar que respiramos!
Nessa Região Etérica, nessa Quarta dimensão, vivem as criaturas elementais da Natureza, e isso é algo que devemos compreender profundamente. A tais criaturas se lhes dará o nome de Elementais, precisamente porque vivem nos elementos. O fogo esta povoado de criaturas elementais; entenda que o ar está também densamente povoado por essa classe de criaturas e que a água e a terra estão povoadas por esses mesmos elementais.

Às criaturas do fogo, desde os tempos mais antigos, se lhes conhecia com o nome de Salamandras; aos elementais do ar se lhes designa com o nome de Silfos; aos seres da água se lhes chama Ondinas, Nereidas, Sereias etc.; as criaturas que vivem entre as rochas da terra se lhes batizou com o nome de Pigmeus, Gnomos etc., e é ostensível que a forma dessas criaturas varia muitíssimo."

Sei que para a maioria, a existencia de elementais da natureza é como um conto de fadas, inverossimil.
Mas diante de tudo o que já vi e vivi, posso confirmar que estas lindas criaturas fazem o seu papel no desenvolvimento e proteção de nosso planeta, atuando exatamente na 4a. dimensão, onde sómente alguns privilegiados tem a oportunidade de enxerga-los...






terça-feira, 5 de outubro de 2010

A IGNORANCIA NO VOTO


Com Lula, o PT deixou de apitar muito. O presidente tem identidade própria, história própria, luz própria — o que faz dele um ser independente da ideologia de seu partido. O mesmo não se pode dizer de Dilma. Quem é ela no PT? É uma estranha! E é justamente aqui que vai o pulo-do-gato: num governo Dilma Rousseff, o PT encontrará todas as brechas que não teve com Lula para impor seus delírios. Hoje, não existe petismo, existe lulismo.

Ignorância pode não ter cor, não ter nome, não ter idade, não ter classe social, etc. Mas tem voto! Está em andamento no País um completo processo de emburrecimento do eleitorado.

Nota-se isso ao passear pelas ruas e ver gente declarando voto em Tiririca, como se fosse uma atitude provida de moral superior. Vi isso esses dias, quando o Tiririca foi o deputado mais votado, e algumas pessoas comentavam ter votado nele.
O pensamento dessa gente beira a cretinice. Concluem que eleger um palhaço – sem ofensa aos palhaços, pois esses profissionais sabem os limites de sua atuação: o circo – é uma forma de protesto, vejam que coisa, desprovida de palhaçada. Iniciativas como a Lei da Ficha Limpa estão aí para fazer uma pré-seleção dos candidatos e contrabalançar a falta de sabedoria dos eleitores.

Nesse tempo de eleições é que percebemos como os políticos tendem a nos tratar como ignorantes. Pior ainda são aqueles que se deixam manipular, não questionam as informações recebidas e ainda as repassam como uma verdade a ser defendida.