sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ARCANJO MIGUEL


Como espiritualista e medium tenho em mim a certeza de estar sempre acompanhada por meus guias espirituais, que me intuem nas mais diversas situações. Tenho tambem um "acompanhante" que muitos dizem ser o "anjo da guarda", mas para mim significa um espirito com afinidades e que vem comigo há muitas encarnações.
Sinto a sua presença sempre e sua luz ilumina meus caminhos.

Mas o Senhor de todos os anjos, aquele que está ao lado do Senhor, é sem duvida o Arcanjo Miguel. Dos sete poderosos Arcanjos, Mensageiros de Deus, o Arcanjo Miguel, o Senhor dos Anjos, é o mais conhecido; ele é o Arcanjo da fé, da proteção e da libertação do mal.
Eu acredito que os anjos são espíritos sem corpos que possuem inteligência superior, força e santidade. Arcanjo Miguel é o mais velho arcanjo, cujo nome significa "assim como Deus”. É o Patrono da Umbanda, sendo que foi dado a ele a capitania sobre os fenômenos naturais, como a chuva, o vento, o fogo, a neve, os trovões, relâmpagos e granizos.

Ao Arcanjo Miguel atribuem-se três funções:
1. A de guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;
2. De defender a Igreja e o povo cristão;
3. De presidir no céu o culto de adoração à SSma. Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis.

A tradução literal para o nome Miguel é “Aquele/Quem como Deus”.
• Mi = Aquele/Quem(?)
• Ka = Como
• El = Deus


Muita especulação surgiu através dos tempos, nas tradições judaica e cristã, sobre a natureza e obra dos anjos, bem como sobre a identificação do arcanjo Miguel.

A Hierarquia Angelical é composta por 09 (nove) Coros: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídos em três Hierarquias.
Juntamente com Arcanjo Gabriel e Arcanjo Rafael, Arcanjo Miguel faz parte do Coro dos Arcanjos, e seu dia é comemorado em 29 de setembro.

No livro de Enoque ele é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel. Miguel é designado como "o arcanjo" termo que significa "anjo principal".
Desde a publicação, em 1991, da quase totalidade dos textos descobertos no deserto da Judeia - comummente conhecidos como os manuscritos do Mar Morto - que o estudo acerca da angeologia judaica sectária e extra-biblica teve um grande desenvolvimento.

No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: “Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo”.
Quando, conscientemente, se apela ao Arcanjo Miguel e sua Legião, esta súplica é atendida prontamente e distribuído o socorro em cada necessidade que oprime e enfraquece!


Oração a Arcanjo Miguel

Príncipe Guardião e Guerreiro
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.

Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.

Que assim seja.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SER OU NÃO SER VEGETARIANA?


Se você é adepto do vegetarianismo por questões pessoais como simples preferência gastronômica, ok. Também aprecio uma boa salada e adoro legumes! Aprendi a comer proteína de soja com a minha filha, mais ligada do que eu em produtos naturais e emagrecimento. Não faço questão de carne, mas ainda, vez ou outra, cometo o pecado.

Tenho uma irmã e cunhado que são parcialmente vegetarianos ( não comem carne vermelha ) em função da leitura de um livro espiritualista de Ramatis.
Eu me sinto muito desconfortável com a idéia da quantidade de sofrimento imposta aos animais abatidos. Outro dia, assisti a um video na TV que me deixou muito impressionada, de um abatedouro antigo do Nordeste. O homem levantava a marreta e com toda a força abatia o boi á sua frente. O animal manso e quieto, parece que esperava seu destino. Aquilo me comoveu tanto, que dai pra frente evito mais do que nunca a carne vermelha.
Mas igualmente, nas minhas pesquisas na internet, li que um grupo de industrias alimentícias criou uma forma de praticamente “pulverizar” um frango ainda vivo, pulando etapas e criando mais faturamento!
Acho que ainda comemos carne de animais porque não pensamos mais profundamente no assunto, não nos ligamos na crueldade que é imposta a esses seres, em função de antigos hábitos ou falsas idéias de consumo ideal de proteínas.

A ilusão da fazendinha do interior com os animais vivendo felizes não resiste à conscientização da pressão que a humanidade faz no ecossistema, bem como a poluição atmosférica e do solo que imensos rebanhos causam.

Não importando a motivação, o abate de gado de corte não se restringe apenas à carne, como muitos insistem em propagar. Grande parte de nosso conforto (palavra que pode soar hedonista nesse contexto) e capacidade de sobrevivência depende das dezenas de subprodutos do gado, como os adubos orgânicos, hormônios, insumos para pesquisas etc. Lembro de ter lido um ditado muito antigo em um Almanaque Globo Rural: do boi só não se aproveita o mugido.

Os Vegans, ou seja, aqueles vegetarianos que não partilham absolutamente de nada que derive de animais ( couro, cosméticos,etc),se pautam no reconhecimento de que seres sencientes têm direitos e de que somente a adoção da senciência (sensibilidade e consciência – característica própria dos seres dotados de sistema sensorial-neuronial e autonomia prática, isto é, os animais) como princípio definidor de pertença à comunidade moral (senciocentrismo) é capaz de assegurar direitos a todos os seres humanos.
A preocupação do veganismo é dar maior significado e dignidade a vida, e com a diminuição do sofrimento dos animais o sofrimento da raça humana também será aliviada!
Acho que estou num processo evolutivo alimentar, e que evoluir espiritualmente também significa não comer carne animal.