terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ARVORE DE NATAL


Uma árvore de natal iluminada, faz a alegria de qualquer criança e muitos adultos.

A representação de festa, comemoração do Cristo, o sublime encontro familiar em torno de uma mesa farta e muitos abraços, tudo é uma emoção forte que fica na lembrança.

E quem tem uma familia grande como a minha, italiana de origem, cheia de cantoria e lágrimas, fica dificil esquecer essa data. Os meus vovozinhos que já se foram, e que enfeitavam com luzes coloridas e caprichados presépios a casinha pobre de vila, com imensa alegria recebiam os filhos e netos,enchendo a mesa de rabanadas, macarrão e vinho...
E á meia noite em ponto, a ave-maria e o padre-nosso de mãos dadas no meio da sala, agradecendo a união, a força e a saude da familia.

A minha lembrança mais nitida e mais antiga (acho que eu tinha uns 3 anos de idade) é a da árvore de natal, cheia de luzes coloridas piscando num canto da sala, eu de pé hipnotizada ao lado de minha irmã no carrinho, ambas encantadas pelo poder fascinante daquele objeto!

E meu coração se aperta nas doces lembranças dos dias 25 de dezembro, em almoço no Bexiga, na casa do vovô Filippo, com muito cabrito, jogatina, cantoria e tômbola (bingo), risos que se fixaram na minha memória na concepção mais terna do que é felicidade.

Nenhum comentário: