quinta-feira, 7 de maio de 2009

O PODER DA VOZ


A voz é uma marca social, um ícone.

Além das palavras, veicula traços da personalidade, emoção, idade, atitudes e até mesmo status socio cultural. É um poder que poucos sabem que tem.

Aos 12 anos, acompanhava minha mãe que cantava na Igreja D'Achiropita, nas missas e casamentos. Ela tocava aquele imenso teclado com tubos que subiam ás alturas ( o órgão) e que provocavam uma comoção quando as primeiras notas atingiam o ar fechado da Igreja.

Junto dela cantavam duas ou três pessoas, enquanto eu, absorvida pela musica, sentava-me num canto observando tudo.

Até que um dia, mamãe pediu que eu cantasse com ela, num ensaio em casa, a Ave Maria de Schubert. Soltei a voz de menina pra moça, com tanta facilidade e potência (naquela época eu não fumava), que ela entusiasmada, ficou me treinando uma semana para cantar com ela na Igreja. Como nunca gostei de público ou platéia, fiquei com medo, mas o prazer de cantar e soltar a voz era tão magnifico, que fiquei absorvida pelo prazer.

Assim, no dia seguinte, na primeira missa da manhã, subimos na parte superior da Igreja, e minha mãe iniciou os primeiros acordes.

Entrei cantando com todo o prazer e força que minha voz dispunha. Lá em baixo, a multidão quase ao mesmo tempo olhou para cima, querendo identificar a dona da voz.

Foi meu primeiro impacto de medo, tremi inteira, mas continuei cantando.

Ao final, me senti leve e feliz. O Padre veio perguntar quem cantava e minha mãe orgulhosa me apontou. Mas eu não quis assumir nenhum compromisso, nem enfrentar aquele público novamente. E parei por aí.

Foi a minha primeira percepção do poder da voz.

Reparo na emoção e comoção que um bom orador provoca em seu publico, na presença marcante de quem tem uma voz firme e bonita, para se distinguir entre tantos.

Na voz de um cantor que arrebata e traz lágrimas aos olhos de quem ouve.

O timbre é uma espécie de identidade da voz que depende da configuração física, do tamanho e o número de vibrações da corda vocal, do tamanho das caixas toráxica e craniana.

A voz tem o poder de persuadir, sugestionar e seduzir, podendo fascinar o ouvinte, despertando nele inúmeras emoções e sentimentos


Nenhum comentário: