terça-feira, 5 de janeiro de 2010

LEMBRANÇAS DE TULUM


Na década de 90, Cancun, que na língua maia quer dizer “ninho de serpentes”, se tornou o destino da moda. Muitos turistas brasileiros estiveram por lá e descobriram os encantos e belezas de uma região repleta de atrativos. Eu fui um deles, deslumbrada com a arquitetura americanizada dos Hoteis magnificos e a cor turquesa do mar.

Um fato importante a se registrar foi a passagem do furacão Wilma por esta região em outubro de 2005.
O resultado foi desolador e quase tirou a cidade do mapa. Destruição total, grandes prejuízos e a necessidade de reconstrução por todas as partes. E, por incrível que pareça, de uma grande tragédia da natureza, a região conseguiu transformar todas as condições adversas em uma grande oportunidade para recomeçar.

E assim foi feito e pode-se dizer que Cancun hoje é uma nova cidade e para aqueles que lá estiveram antes do furacão, muito melhor e mais atraente do que antes.
Mas voltando a minha viagem, dentre todos os passeios, o que mais me marcou foi ás ruinas da cidade maya de TULUM.

A cidade de Tulum, que significa “muralha”, é uma das zonas arqueológicas mais importantes do mundo Maya. Suas ruínas estão erguidas sobre a costa do mar do Caribe, numa das paisagens mais marcantes de toda a viagem. E justamente, após caminharmos ouvindo a historia daquele povo através de um simpatico guia, encontramos uma praia, aos pés da cidade, com a agua mais transparente e quente que ja vi! Arranquei a roupa e mergulhei de biquini com a alegria de uma criança.
Esse banho de mar foi para mim a melhor das "limpezas energéticas"!

Tulum é um local que irradia muita energia, tradição e história e que também possui nos seus arredores praias paradisíacas. É impressionante constatar nas ruínas, a clara orientação espacial do povo Maya.

Os pontos cardeais, a disposição geográfica dos seus edifícios com relação a saída do sol com direção ao oriente, são evidências do conhecimento matemático e astronômico desta civilização.

E captei essa energia, me arrepiando da cabeça aos pés, sentindo o cheiro e a energia daquelas pedras magnificas e sua história.
Gostaria muito de poder voltar. Nunca vi nada tão belo e imponente na minha vida!

Nenhum comentário: