segunda-feira, 6 de abril de 2009

O PÃO CASEIRO DO VOVÔ FILIPPO


Meu avô Filippo, originário da região da Basilicata na Itália, mais especificamente da cidade de Potenza, veio para o Brasil "fazer a América" como diziam os antigos imigrantes.

Chegou para trabalhar como lavador de carros numa grande garagem do centro de S.Paulo, mas conseguiu juntar um dinheiro e comprar sua primeira padaria, para fazer o que realmente sabia e gostava: pão. Varava as madrugadas, entregando seu pão numa carroça, fazendo freguesia, trabalhando dia e noite, sempre cantarolando suas "canzonetas", sempre bem humorado.

O pão era tão bom que logo fez fama, e ele foi comprando várias padarias.

Algumas delas foram vendidas quando alcançavam nome, mas sempre deixando sua marca registrada e o perfume imbatível no ar: o delicioso pão caseiro italiano!

Esperto e bom nas contas, fixou-se no bairro do Bexiga, tradicional bairro da colonia italiana em S.Paulo. E lá fez sua moradia, num casarão da Rua dos Ingleses, que dava nos fundos para a Rua 13 de Maio, onde fundou a "Padaria Basilicata".

Gostava de erguer a taça de seu vinho diário - que ele mesmo fazia - e brindava sorrindo: "Piano, piano se vá lontano!"

O vovô Filippo foi um exemplo de trabalho e alegria, deixando a fama da Padaria, que após sua passagem foi vendida para um fiel amigo e empregado, Domingos Laurenti.

Até hoje, sinto o perfume do pão quente que ele trazia nas mãos, todo satisfeito, colocando em cima da mesa da cozinha, e nos oferecendo como uma dádiva divina.

Realmente, até hoje, quando passo na Padaria Basilicata, raramente resisto a entrar, olhar tudo sentindo o perfume das prateleiras antigas e levar um pão caseiro italiano bem quentinho pra casa, pra saborear com lágrimas nos olhos. De saudade , alegria e agradecimento.

Um comentário:

Paulinha Popovic disse...

hummmm
pena eu nao ter experimentado o pãozinho do vovô!! =(