quarta-feira, 24 de junho de 2009

CRUSTOLIS E OUTRAS LEMBRANÇAS DOCES


Fazendo parte de uma autentica familia italiana, impossivel não ligar as mais ternas lembranças ao paladar...Mesmo porque, a cena da familia reunida á mesa, com o vovô Filippo á cabeceira, trazendo a travessa imensa de cabrito assado para orgulho e gloria de todos, é o momento forte dos almoços de domingo no Bexiga. O molho de tomate, por exemplo, começava a ser preparado de manhã cedo, e ia por horas, borbulhando e espalhando um aroma delicioso pela casa.


E nas festas de Páscoa e Natal, então, passava-se o dia e a noite em torno dos mais variados pratos: massa caseira recheada com ricota (calzones), torta de queijo e salame (scarchedas), braciolas recheadas com linguiças e legumes, tortas de sangue de porco aromatizadas com cravo, canela e laranja ( que comiamos pensando ser de chocolate!), as deliciosas sfogliatellas ( de massa folhada e frutas cristalizadas), e os inesqueciveis Crustolis ( que alguns chamavam de "Crespolis") fritos e cobertos com mel, ou açucar e canela.

Esse doce especialmente, era muito aguardado lá pelo meio da tarde, quando se serviam cafés e mais doces, em meio ao jogo de cartas e à cantoria no piano.


E só á noite, depois de mais alguns pratinhos que acompanhavam o vinho que vovô fazia, todos se despediam com alarde, falando alto e rindo, perpetuando em minha memória, sons de um aconchego alegre e barulhento.

La no casarão da Rua dos Ingleses, onde minha infancia ficou guardada, habitualmente, tinhamos todo o domingo, por volta de 20 pessoas para o almoço! E meus avós acolhiam todos os filhos (6) e mais netos e noras, além de amigos.
Penso em como hoje a vida se tornou dificil e limitada, com o "sem tempo" e demais compromissos de todos, sem falar na falta de sustentação financeira para compartilhar todo final de semana, dessas "reuniões gastronomicas" que tanto alegravam meu coração. Sinto falta disso. Mas agradeço por ter vivido tudo.


RECEITA DE CRUSTOLIS ( OU CRESPOLIS ):


Anote a receita do Crustoli, um doce tradicional da cultura italiana!!

INGREDIENTES: 6 ovos ,6 colheres de sopa de açúcar, 1 copo americano de cachaça, 800 gramas de farinha de trigo.


MODO DE PREPARO: Primeiro bata os ovos, o açúcar e a cachaça na mão até a mistura ficar homogênea. Acrescente a farinha aos poucos. A massa deve ficar firme. Depois é só esticar.
Quem não tem o cilindro pode usar o rolo de macarrão.Em seguida, corte a massa em quadrados ou tiras.

Frite a massa em óleo bem quente. Espere dourar, retire, acrescente açúcar e canela, ou se preferir, cubra com mel, e o doce está pronto para ser servido.

Um comentário:

Paulinha Popovic disse...

Ainda vms fazer muitas reuinioes gastronomicas, para guardar com carinho na lembrança..
É uma fase ruim agora..
Mas logo logo tudo vai passar..