segunda-feira, 3 de maio de 2010

IMPRESSÕES DE MARCELO GRASSMAN


Garota ainda, perto dos 16 mas ja ansiosa por tudo que se relacionasse á arte, ganhei de meu pai um livro de arte do pintor Presciliano Silva e um violão novinho para meus estudos de musica classica.

Juntamente com essa primeira percepção de arte, pude tomar contato com um artista completamente original e diferente de tudo o que eu vira até então: Marcelo Grassman.
Meu pai enfronhado nos meios publicítários, sempre em contato com agencias, ganhara uma pequena gravura do artista e me passava ás mãos para que eu o admirasse.
Num primeiro momento fiquei chocada, em outro, tive a impressão de ter encontrado uma porta aberta, aquela que se propôe a nos mostrar mil caminhos e opções.

Disse Marcelo Grassman sobre sua arte: "Não tenho opinião definida sobre nada, o lado consciente participa pouco do meu trabalho, eu diria que passo por um processo meio mediúnico. De tanto discutir o porque disso ou daquilo, acabei aceitando algumas opiniões. Expressionismo. Realismo Mágico. E todos os outros etceteras que muitos disseram.."

Um critico muito observador disse que -
"Grassmann é deliberadamente arcaico, seu mundo é o de um faizeur de diables, flor perdida no tempo e no espaço do gótico fantástico"...
E foi isso que eu senti na época, uma manifestação do inconsciente de uma força magnifica! Talvez um conceito espiritualista...
Essa tal gravura que vi um dia nas mãos de meu pai, nunca mais tive noticias. Não sei se ele deu a alguem ou vendeu.

A partir do momento que tive conhecimento desse artista, e de tantos outros que marcaram com seu estilo uma época, percebi que minhas ideias e sensações poderiam se expressar livremente, sem amarras ou rédeas.E percebi tambem que meu imaginário, meu universo iconográfico, poderia escapar a classificações apressadas.

Alguns dizem que minha obra é expressionista, outras, figurativa contemporanea...Mas eu tambem quando estou pintando, não me sinto num processo totalmente consciente, como disse Marcelo Grassman. Acho que no fundo, todo artista quando trabalha, está além, muito além de onde estão pisando os seus pés.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tema que eu sei que você gosta. É de uma colaboradora minha no blog. Formada em literatura, escreve um bocado.

http://entradafranca.wordpress.com/2010/04/27/maximo-de-efeso-um-conselheiro-imperial-visto-pela-astrologia/

Anônimo disse...

Ao menos os que eu conheci tinham os pés bem abaixo das canelas e a cabeça tão longe que mal dá para acompanhar o pensamento.

Porque as suas obras não estão aqui no blog? Na coluna da direita. Pode inserir uma imagem com um título que seria o nome e as medidas

Mariza Vitoria disse...

Grata, acho que vou colocar algumas obras aqui no BLOG sim...
Abraço!