quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO


Temos a ver com a espiritualidade, quando mergulhamos nessa profundidade de nós mesmos e experimentamos a realidade como um todo.

Espírito é aquele momento de nossa consciência que nos abre à percepção de que somos parte de um todo e de que pertencemos ao todo.

Espiritualidade tem a ver com experiência, não com doutrina, não com dogmas, não com ritos, não com celebrações, que são apenas caminhos institucionais capazes de nos ajudar na espiritualidade, mas que são posteriores a espiritualidade.

O meu contato com religião, é claro, veio desde os 7 anos, quando estudando em colégio de freiras, além da obrigação da missa diária, faziam-nos preleções ameaçadoras, dando-nos uma noção aterradora de "pecado" e seu prováveis castigos divinos.
O incrivel é que apesar de toda essa lavagem cerebral, a imagem de Jesus ( sem crucifixo), num rosto terno e amoroso é o que mais lembro. Pela adolescencia tive a oportunidade de me aprofundar em estudos e filosofias religiosas, optando pela linha espirita de meu pai.
Foi muito bom ter a noção de que "fora da caridade não há salvação", ou seja, faça pelo próximo aquilo que gostaria que fizessem a voce.

Me dediquei por anos participando de sessões e lendo evangelhos, que para mim foram a afirmação de minha espiritualidade. A Umbanda apareceu em certo momento, na carencia de ajudar as pessoas mais humildes, de ouvi-las e aconselha-las através de um guia.
Mas após todo esse aprendizado,numa linha de evolução natural, transformou-se em mim em pura "espiritualidade".
É maravilhoso quando a religião ou determinado caminho espiritual consegue de fato canalizar a experiência espiritual e nos levar continuamente a beber da fonte, despertando um auto-conhecimento.

Acredito que todas as religiões excederam os limites de sua finalidade legítima, o que quer que puderam reivindicar ser.
A alma é o centro de nosso ser, ela é a causa primordial, catalisa a vida na existência e a ação, fora do vácuo físico, fora do tempo-espaço!
Hoje, o que está em crise não é a espiritualidade.
São as formas tradicionais de religião. Nesse mundo secularizado, desencantado, os valores são substituídos pelas ciências; o ser pelo ter; o ideal pelo desejo; o altruísmo pelo consumismo.

Espiritualidade não quer dizer necessariamente religiosidade.
É o equilíbrio de nossas forças internas. É um atributo pessoal que nos dá serenidade e força para agirmos no mundo exterior.

2 comentários:

Zé Clemente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Clemente disse...

Conheci pessôas que lidam muito mal com religião e espiritualidade

Me impressiona a maneira como você trata do tema
Profunda e muito abrangente. Lúcida, eu diria. E ainda por cima elegante, como o teu texto mostra.

A sua escrita é incrível e na minha opinião você não deve deixar de escrever nunca
Você faz isso de forma que poucas pessâs conseguem

Considero admirável