terça-feira, 14 de setembro de 2010
INTELIGENCIA EMOCIONAL E ESPIRITUAL
A teoria da Inteligência Emocional vem despertando o interesse de muitos autores, psicólogos e estudiosos que vêm acumulando um grande acervo de mais teorias e hipóteses a respeito do assunto.
Tendo como base estes estudos, podemos a definir a Inteligencia Emocional como a capacidade que alguns indivíduos têm de se relacionarem de forma assertiva e positiva com as pessoas, mesmo nas adversidades, de terem persistência na busca de objetivos; e caracteriza a maneira como os indivíduos lidam com suas próprias emoções e com as emoções dos indivíduos ao seu redor.
Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.
O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional. Elas têm cinco componentes principais:
•Autopercepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
•Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
•Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
•Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.
•Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
Analisando estes fatores comportamentais que compõem a inteligência emocional, percebemos que eles estão intimamente relacionados ao sucesso e às realizações pessoais.
Em qualquer área da atividade humana, pessoas com estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto, destacam-se entre as demais!
Há pouco constatou-se o surgimento de um terceiro tipo de inteligência, já que até há pouco tempo considerava-se que existiam apenas dois tipos de inteligência.
Surgiu na última década um grande interesse da comunidade científica em estudar o terceiro tipo de Inteligência, a Inteligência Espiritual, que surge intimamente ligada à inteligência emocional e que passou nos últimos dez anos a ocupar grande destaque na avaliação dos perfis de alguns profissionais de grupos economicos.
No meu entender, para se ter Inteligência Emocional seria necessário ter uma maturidade espiritual, pois ambas dependem da saude mental! Uma depende da outra!
Emoção = Espírito = Mente = ENERGIA
O amadurecimento ESPIRITUAL proporciona ao Indivíduo VIVENCIAR: Amor, Fé, Alegria, Bondade, Domínio Próprio, Perdoar e a certeza de que tambem seremos perdoados, a ponto de sentir uma PAZ interior inexplicável!
Ela representaria, assim, o impulso em direção à busca de significado e de conexão com o universo.
Ao deixar clara a natureza evolutiva do universo e de todos os seres, abre a possibilidade de aperfeiçoamento do ser humano e da vida em sociedade. Mais que isso, define esse caminho como irreversível, qualificando o ser humano como inexoravelmente destinado ao progresso e à felicidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário