terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ARVORE DE NATAL


Uma árvore de natal iluminada, faz a alegria de qualquer criança e muitos adultos.

A representação de festa, comemoração do Cristo, o sublime encontro familiar em torno de uma mesa farta e muitos abraços, tudo é uma emoção forte que fica na lembrança.

E quem tem uma familia grande como a minha, italiana de origem, cheia de cantoria e lágrimas, fica dificil esquecer essa data. Os meus vovozinhos que já se foram, e que enfeitavam com luzes coloridas e caprichados presépios a casinha pobre de vila, com imensa alegria recebiam os filhos e netos,enchendo a mesa de rabanadas, macarrão e vinho...
E á meia noite em ponto, a ave-maria e o padre-nosso de mãos dadas no meio da sala, agradecendo a união, a força e a saude da familia.

A minha lembrança mais nitida e mais antiga (acho que eu tinha uns 3 anos de idade) é a da árvore de natal, cheia de luzes coloridas piscando num canto da sala, eu de pé hipnotizada ao lado de minha irmã no carrinho, ambas encantadas pelo poder fascinante daquele objeto!

E meu coração se aperta nas doces lembranças dos dias 25 de dezembro, em almoço no Bexiga, na casa do vovô Filippo, com muito cabrito, jogatina, cantoria e tômbola (bingo), risos que se fixaram na minha memória na concepção mais terna do que é felicidade.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BONIFACIO


Conheci Bonifacio numa de minhas viagens ao redor da Sardenha e da Córsega, nos anos 90 a bordo de um veleiro, numa época de facilidades e muita felicidade.

Bonifacio é simplesmente um dos lugares mais fascinantes que já vi.
Fica na ponta extrema da Córsega, rodeada por rochedos incríveis e estranhos, lapidados pelo vento.

E bem no meio dos rochedos, numa entrada que parece a travessia de um portal do outro mundo, a pequena cidade, fortaleza e ponto estratégico na 2a.guerra, cheia de monumentos e casinhas assobradadas com telhados vermelhos.

Ladeiras e escadarias ladeando os rochedos, pequenas lojas charmosas vendendo perfumes e bronzeadores, turistas assombrados com tanto sol iluminando um conto de fadas.

Bonifácio não existe de linda.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O COACHING


Existem algumas definições atuais no mundo corporativo que são dificeis de assimilar.

Após alguma pesquisa na Net, encontrei uma tradução dessa nova profissão, que parece ser o "must" da busca dos empresários pela conclusão de suas metas.

O novo profissional do mercado: O coach.


O que é trabalho de “COACHING” ?

Consiste em dar suporte e treinamento a profissionais que, durante um período considerado crítico em suas carreiras, buscam apoio e orientação, além de novos desafios e objetivos. Este período crítico pode se apresentar de diversas maneiras: através de mudança de emprego, mudança de cargo, aquisição de novos desafios e tarefas, problemas de relacionamento no trabalho ou queda de desempenho.

O coach deve ser como um modelo e colocar em prática aquilo que está ensinando.

O que faz o coach?

O trabalho do coach, geralmente, está focado em atividades como liderança e integração, desenvolvimento de comunicação, gestão do tempo, entre outras. Uma das mais importantes é o desenvolvimento do potencial do seu liderado ou liderados. Através da troca constante de informações e da avaliação dos resultados, cria-se um ambiente de aprendizado entre as duas partes. Como resultado final, o liderado aprende a seguir seu próprio caminho.

A atividade do coach acaba englobando o desenvolvimento de várias atividades, entre elas a de um tutor, o que implica ajuda, treinamento e confiança. O coach é a possibilidade do profissional buscar conselhos, indicações, desenvolver suas competências e compartilhar experiências com alguém .


Ou seja, o coach é um facilitador de caminhos....

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O POETA MARIO QUINTANA


O poeta gaucho Mario Quintana, é aquele que alem de dizer tudo com simplicidade e força, traduz o cotidiano em versos poderosos que batem no fundo da alma. Sabe?


DA FELICIDADE:

Quantas vezes a gente,

em busca da ventura,

Procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão,por toda parte,

os óculos procura

Tendo-os na ponta do nariz!


Justamente, assim.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A DIETA DA SOPA


Diante da cruel fase da menopausa, varias modificações afligindo corpo e mente, eis-me aqui, doce serva de todos os padrões estabelecidos de beleza, para subjulgar-me a qualquer dieta que me devolva a cintura de outrora. Brincadeiras á parte, os cinquenta anos me trouxeram a sabedoria e a independência, que não troco por nenhuma silhueta de outrora.

Mas estando acima do peso, e sendo questão de disposição e saúde, é bom dar um pouco de atenção ao fisico (mesmo tendo ainda uma beleza que atrai olhares)...


Essa receita é do hospital do coração, usada para pacientes cardíacos com sobrepeso que necessitam perder peso rapidamente antes de cirurgias importantes.

Sopa básica de queima de gorduras-

1 berinjela;- 1 maço de cebolinha;- 1 nabo;- 1 pimentão verde;- 1 lata de purê de tomate ou tomates picados;- 1 maço de aipo ou salsão;- 1 pacote de sopa de cebola;- 1 repolho;- 1 cebola picada;- 3 cenouras;- 2 xícaras de vagem.

Faça a sopa de maneira tradicional, cozinhando todos os legumes picados e tempere a gosto sem colocar gordura. Esta sopa pode ser tomada a qualquer momento do dia ou da noite quando tiver fome. Esta sopa queima calorias, quanto mais se come mais se perde, porém se tomada isoladamente por longo período, pode causar desnutrição.

Acompanhamento para a sopa:

1.º Dia – Todas as Frutas Seu 1.º dia consistira de todas as frutas que desejas, menos a banana. Melancia e melão têm menos calorias que a maioria das frutas. Coma somente as frutas e a sopa. Beba bastante líquidos como chás, limonada, água, suco de uva tudo com adoçante.

2.º Dia - Todos os legumes Coma até que esteja farto de legumes crus ou cozidos, mas lembre-se que os legumes crus e frescos mantêm os nutrientes e verdes. Como também bastante verduras. A sopa continua no momento em que você sentir fome. A noite está liberado comer uma batata grande cozida com manteiga. NÃO COMA FRUTAS NO 2.º DIA

.3.º Dia - Frutas e LegumesTome quanta sopa e coma quantos legumes e frutas desejar. Se você está seguindo a dieta e comeu somente o que foi indicado você poderá ter perdido de 2,3 a 3 kg até agora.

4.º Dia – Bananas e Leite desnatadoComa até 8 bananas e baba quantos copos de leite desnatado quiser junto e não esquecer da sopa. Banana tem calorias e carboidratos, bem como o leite. Neste 4.º dia particular de sua dieta, seu corpo vai precisar de muito potássio, carboidratos, proteína e cálcio para diminuir o desejo intenso de consumir açúcar.

5.º Dia – Bifes e TomatesNeste dia é permitido comer de 280 a 400 gramas de bife e o conteúdo de uma lata de tomates frescos e firmes. Tente beber 8 copos d’água para lavar e eliminar o ácido úrico que está no seu corpo. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

6.º Dia – Bifes e LegumesComo até 3 bifes grandes, mas não coma batata. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez ao dia.

7.º Dia – Arroz, Sucos e FrutasDê preferência ao arroz integral, sucos evidentemente sem açúcar e legumes a vontade exceto batata. Outra vez, assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez ao dia. Resumindo: Ao final do 7.º dia, se você não tiver burlado a dieta, terá perdido de 4,5 a 7,5 Kg. Se tiver perdido mais de 8 kg, fique fora da dieta 2 a 3 dias antes de recomeçar. Seguindo corretamente esta dieta, você limpará seu organismo de impurezas e sentirá um bem estar jamais experimentado antes.

Pode acreditar.Esta é uma dieta rápida de queima de gordura e o segredo é que você queimará muito mais calorias do que está ingerindo. Não é permitido beber nenhuma bebida alcoólica em nenhum momento do regime por causa da remoção do desenvolvimento de gordura em seu sistema. Se quiser beber saia do regime 48 horas antes de ingerir álcool.

É permitido comer frango ou peixe grelhado ou cozido ao invés de carne em 1 dia da dieta, mas lembre-se que você vai precisar da proteína da carne.

Ou esta:Ingredientes:- 1 Berinjela;- 1 Nabo;- 2 Maços de Cheiro Verde;- 2 Tomates picados sem pele e sem sementes;- 1 Maço de Salsão ou Aipo;- 1 Repolho Grande;- 4 Cenouras (ou 4 cebolas grandes picadas);- 1 Maço de Couve;- 1 Cabeça de Alho.Tempere com Sal, Pimenta, Curry, Sálvia, Salsa.Ferva por dez minutos, então abaixe o fogo estendendo o ponto de fervura até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto. Bata tudo no liqüidificador.

Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia ou em momentos que se tenha fome.Dica: Se for sair, utilize uma garrafa térmica ou um tupperware e leve-a com você.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ENTRELAÇOS



ENTRELAÇOS - Grupo Feminino de Conversas

Agora, depois dos 40 anos, tudo o que você sempre quis dizer, expressar, discutir, descobrir, aprender, desabafar...

Venha aos nossos encontros e partilhe as emoções que estão no fundo do seu coração do jeito que for: com riso, choro, alegria, cumplicidade, liberdade.

Estamos esperando por você sempre às 2ª.s e 4ª.s feiras, das 08:00hs ás 9:30hs, para entrelaçarmos nossas vidas com apoio e generosidade.
Diga tudo o que você precisa dizer: nós ouviremos.
E deixaremos sua voz e seu corpo se expressarem com naturalidade.

Acompanhamento de profissionais psicólogas e fisioterapeutas em paralelo, para exercícios de respiração, alongamento e movimento das articulações.

Visite-nos e informe-se sobre esse trabalho que pode mudar
sua vida e seu modo de relacionar-se.
Preço individual por encontro: R$ 15,00 (Quinze Reais)
Rua Aspicuelta 550 – Vila Madalena
Inscrições pelo telefone: (11) 3031 3010

PROFISSIONAIS:
Sonia Maria Pettinelli – Psicóloga
Vera Helena Torres – Fisioterapeuta
Lilá Avelina - Psicóloga


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BARACK OBAMA


Um homem negro na Presidencia dos EUA. Alguem, algum dia havia imaginado que isso poderia acontecer? Num pais, onde o racismo sempre foi causa de lutas e derramamento de sangue -(ver Luther King, Kennedy), isso mostra um raio da luz divina derrubando preconceitos, criando a oportunidade de uma nova era.
Será que Nostradamus previu isso? Será que ao invés do Papa Negro, que surgiria no fim dos tempos, segundo o profeta, não seria esse o Poder Negro equivalente nos dias de hoje? Enfim, esperamos todos que ele seja menos belicoso e aterrador que Bush. E que Obama seja abençoado nessa missão para que foi eleito.