quarta-feira, 30 de abril de 2008

O CROCHÊ DA VOVÓ ESPERTA


Há sempre uma associação imediata quando falamos em crochê, tricô ou outro trabalho com lãs e linhas com a figura terna da vovó, sentada numa poltrona,trabalhando compenetrada á luz de uma janela clara, com um gatinho ao lado. Essa imagem traz a sensação do aconchego, da casinha de chaminé fumegante no alto da montanha, das mantas estendidas sobre a cama, das toalhinhas engomadas sobre os móveis.
Mas não é bem assim.
Hoje em dia, esses trabalhos manuais se tornaram uma realidade quase industrial, a moda ditando o crochê em bolsas, chapéus, calçados e até em objetos de arte. Associações e ONGs se reuniram para disseminar esse trabalho, a criação do “fuxico”como base para tantos produtos e aplicações em roupas, biquínis, bijouterias,etc.
A pessoa que trabalha com lãs e linhas, abriu seu leque de oportunidades com cursos de atualização e materiais novos.
A vovó sentada na poltrona já quase não existe. Existem vovós espertas e empreendedoras. Assim como jovens mulheres e até homens, usufruindo de todos os benefícios que esse singelo ofício trouxe.
A beleza desses produtos, muitas vezes carregados de criatividade e paixão, encanta e envolve todos que se interessam por moda.
E aquela manta sobre a cama, maravilhosamente trabalhada, e aquela toalhinha de crochê enfeitando a mesa, ainda fazem muito sucesso!


Acesse o site : www. artesecroche.com.br

terça-feira, 29 de abril de 2008

Caetano

A arte é mãe do prazer
a arte é filha da dor
a arte é o grande poder transforma-dor.
( Caetano Veloso )

UM DOS MEUS PREDILETOS


O pintor Carlos Araujo, paulistano nascido em 1950, com extensa obra de cunho social e religioso, é um dos meus prediletos. Ele soube, como eu sempre sonhei fazer, colocar a figura surgindo entre temas abstratos, cores embaçadas, névoas sutis, a imagem saindo de uma profusão de matizes, lindas. Eu o admiro desde que vi um de seus quadros, sugerindo um anjo azulado de asas abertas, figura imponente saindo de raios profusos. A minha idéia de expressão na pintura é essa: a carga criativa impressa no abstrato, e a sugestão magnifica de uma figura saindo das cores.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

HISTORIAS DE HOLLYWOOD


Em meados de 1979/1980, eu trabalhava numa produtora de filmes comerciais em SP, quando vivi um episódio que me rendeu um conto. Conheci Don Jayme, um senhor de aparência bem senil, paletó amarrotado, um álbum de fotografias embaixo do braço. Sua filha, Dolores, trabalhava comigo na produção e pediu para que ele ficasse sentado em uma sala, de passagem, para se distrair um pouco com o movimento. Na verdade, Don Jayme tinha um passado que ninguem desconfiava: tinha sido um dos maiores produtores de Hollywood, associado á Paramount Pictures, ele era o famoso "El Condor", aquele pássaro no alto da montanha que aparecia na abertura dos filmes, e que a platéia inteira enxotava. Quebrou na produção do filme "A Queda do Império Romano" com o falecido Charlton Heston. E sua história de vida, me pareceu tão inacreditável, como sua triste figura nos corredores da produtora. Resolvi escrever um conto para ele - " Diga lá, coração magnata "...
O conto está no site www.conhecimento.com.br - seção Mente Sã - Gostar de Ler.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

CONTROLAR EMOÇÕES

Há alguns anos atrás, fez muito sucesso um livro da escritora americana Louise Hay, que relacionava todo tipo de doença a alguma emoção. Assim, problemas nos rins, era tristeza excessiva, na garganta, dificuldade de expressar ou excesso (dizer coisas que não queria), etc.
Encontrei um texto dela, até interessante esses dias:

Existe uma presença e um poder dentro de nós que nos orienta e nos guia, tornando nosso caminho fácil e suave. Nós só precisamos tomar consciência desse poder e deixar que ele trabalhe para nós.
Quase sempre, quando acordamos de manhã, pulamos da cama e começamos a querer abrir nosso caminho, mantendo o controle sobre tudo.Mas não é assim que esse poder trabalha.
Manter o controle sobre a vida seria igual a tentar controlar as batidas do coração, a respiração, a digestão dos alimentos, enfim, controlar as funções incontroláveis do nosso organismo.Se você tentar fazer isso, vai perturbar o ritmo natural dos processos do seu corpo.
A melhor coisa que podemos fazer pelo nosso corpo é alimentá-lo saudavelmente, praticar exercícios que nos dêem prazer e deixar que a inteligência que existe em nosso corpo tome conta do resto.
A melhor coisa que podemos fazer por nossa vida é ter pensamentos positivos e amorosos, perdoar os outros, ter carinho por nós mesmos e deixar agir a inteligência do universo criando tudo aquilo que possa servir para o nosso maior bem-estar e completa alegria.Dessa forma, tudo acontece suavemente.
O poder que nos criou nos deu o poder de criar nossas vidas, o poder de escolher nossos pensamentos.Essas escolhas constroem nosso futuro.Se escolhemos a raiva, a agressão e o ressentimento, vamos criar apenas mais raiva, agressão e ressentimento.Se queremos amor, precisamos ter pensamentos amorosos.
Se queremos alegria, precisamos pensar em alegria.Se queremos sentir paz e calma, precisamos ter pensamentos pacíficos.Se queremos prosperidade, precisamos abrir nossa mente para ela".Louise Hay

quinta-feira, 17 de abril de 2008

PROFESSOR MATHEUS DE SOUZA


O Professor Manoel Matheus de Souza, mestre em Quiropraxia, deixou-nos um legado importantíssimo na área da saúde. Com o seu "Manual de Quiropraxia" e inumeros cursos ministrados pelo IMAS (Instituto Matheus de Souza) fez seu nome despontar como o melhor profissional nessa área no Brasil. Eu o conheci. Carismático, competente, inteligentíssimo.
Dono de uma espiritualidade ímpar, um ser iluminado.

Nos deixou em maio de 2007. Mas de presente, ficou seu Método, ministrado ainda hoje pelo Instituto criado por ele e difundido no site: www.conhecimento.com.br, onde tenho a oportunidade de colaborar com textos sobre vida saudável.

ARTES E CROCHÊ


Alguns trabalhos manuais se diferenciam e levam uma carga artistica que marcam estilo.

Alguns tem tanta criatividade que até impressionam. Maria José Neves é exímia Crocheteira, faz trabalhos maravilhosos que vão começar a ser expostos no site www.artesecroche.com.br.

Lá estão tambem alguns quadros meus (alguns da fase impressionista e outros da fase geométrica) á venda.
. O Site, criado e desenvolvido pela minha amiga Fabiana da Paz está quase pronto.

Passe por lá.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

MANDALAS


Mandala significa “ Círculo” em sânscrito, mas pode designar mais amplamente, um objeto voltado para a meditação e concentração, composto de círculos e formas diversas.Um diagrama cósmico pintado sobre uma tela ou tecido, ou feita de areia colorida. Como um circulo sagrado, reflete a estrutura do Universo. Originaria da Índia, mas encontrada em desenhos de outras culturas ( Navajos, Aztecas, Incas), as mandalas assim como o fogo, tem a propriedade de nos prender a atenção, de nos convidar á introspecção, á percepção de seus aspectos.


VISITE O SITE: http://www.conhecimento.com.br/ - Saiba mais sobre Mandalas e outras Terapias Holisticas.

Canção Excêntrica
(Cecília Meireles)

Ando à procura de espaço para o desenho da vida.

Em números me embaraço e perco sempre a medida.

Se penso encontrar a saída,em vez de abrir um compasso, projeto-me num abraço e gero uma despedida.

Se volto sobre o meu passo, é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida.

Já por exausta e descrida não me animo a um breve traço:– saudosa do que não faço, – do que faço, arrependida.

terça-feira, 15 de abril de 2008

ARTE EM TUDO

A arte está em tudo que faço.
A cor que o pincel apanha na palheta, a mão correndo pelo teclado do piano, o texto emocionado nas palavras de força, essa é a minha alma.
A alma levada pelo vento da imortalidade, da perene juventude, impulsionada pelos sonhos que povoam meus olhos.
"A vida é curta, a arte é longa " - Horácio

ARTE ANTES DE TUDO

Antes de tudo

Arte, pura, magnifica, luz, som , cores, sentido, sensações.

Musica, dança, literatura, pintura. Eu sou.

Arte.