terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
2 DE FEVEREIRO: SALVE YEMANJÁ!
Toquinho e Vinicius enfatizaram muito essa data numa música que fala da Bahia e da beleza da comemoração do Dia de Yemanjá.
Essa entidade, cultuada e lembrada na passagem do Ano Novo, quando milhares de pessoas a saudam á beira-mar, fazendo oferendas e pedidos,tem toda uma história no sincretismo voltada as Lendas dos Orixás da Umbanda.
IEMANJÁ: Seu nome significa mãe dos filhos-peixes. Originária do rio Ogun, na Nigéria, tem seus domínios nas profundezas das águas, de onde emerge para atender seus devotos, principalmente as mulheres que atribuem a ela poderes que favorecem a fertilidade e a fecundidade. É maternal, sempre pronta para amamentar as crianças sob seu domínio, mas também sabe ser belicosa, mantendo-se de espada em punho para defender seus filhos e seus direitos.
Os filhos de Iemanjá: são autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos. De personalidade amiga e protetora chegam às vezes, quando mulheres, a se comportar como supermães. São agressivos e até traiçoeiros, quando a segurança dos filhos e da família está em jogo. São faladores, e não gostam da solidão.
Adorno: Um leque.
Colar: Cristal transparente.
Vestes: Branco e prata.
Saudação: Odo Iyá. Yodociabá Mãezinha!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário