sexta-feira, 23 de abril de 2010

VINICIUS DE MORAES E A MULHER AMADA


Vinicius de Moraes, poeta, diplomata e compositor, iluminou muitas temporadas de minha vida com sua poesia articulada e seus versos em musicas dedilhadas ao violão, em algumas praias do litoral norte. Esse maravilhoso homem e poeta, casou-se várias vezes ( acho que 6 ou 7 ) sempre esperando encontrar o seu "derradeiro amor".
Embalando essas lembranças, vejo agora em minha vida, como eu gostaria de ser esperada por um homem - aquela esperança de um amor que sempre nos fará rejuvenescer para um novo momento de vida. E Vinicius sempre descreveu a "mulher amada" com uma sensibilidade tão forte e tão tocante, que não resisti em colocar um de seus poemas / " Aquela que há de vir" :


Aquela que dormirá comigo todas as luas

É a desejada de minha alma.

Ela me dará o amor do seu coração

E me dará o amor da sua carne.



Ela abandonará pai, mãe, filho, esposo

E virá a mim com os peitos e virá a mim com os lábios

Ela é a querida da minha alma

Que me fará longos carinhos nos olhos

Que me beijará longos beijos nos ouvidos

Que rirá no meu pranto e rirá no meu riso.

Ela só verá minhas alegrias e minhas tristezas

Temerá minha cólera e se aninhará no meu sossego



Ela abandonará filho e esposo

Abandonará o mundo e o prazer do mundo

Abandonará Deus e a Igreja de Deus

E virá a mim me olhando de olhos claros

Se oferecendo à minha posse

Rasgando o véu da nudez sem falso pudor

Cheia de uma pureza luminosa.

Ela é a amada sempre nova do meu coração

Ela ficará me olhando calada

Que ela só crerá em mim

Far-me-á a razão suprema das coisas.

Ela é a amada da minha alma triste

E a que dará o peito casto

Onde os meus lábios pousados viverão a vida do seu coração



Ela é a minha poesia e a minha mocidade

É a mulher que se guardou para o amado de sua alma

Que ela sentia vir porque ia ser dela e ela dele.



Ela é o amor vivendo de si mesmo.

É a que dormirá comigo todas as luas

É a que eu protegerei contra os males do mundo.



Ela é a anunciada de minha poesia

Que eu sinto vindo a mim com os lábios e com os peitos

E que será minha, só minha, como a força é do forte e a poesia é do poeta.
(Vinicius de Moraes )

Um comentário:

Zé Clemente disse...

Tôdas as pessôas querem ser esperadas por alguem
Ser esperado por alguém nos valoriza
Às vêzes as esperas podem ser muito longas
Às vêzes elas se concretizam sem explicações
Às vêzes se prolongam pela vida inteira e jamais acontecem

É a vida pura e simplesmente

O seu homem, mencionado aqui, chegará com certeza

Parabéns