terça-feira, 6 de abril de 2010

ECOSSISTEMA E ESPIRITUALIDADE


Diante de tantos acontecimentos sismicos
( Sumatra, Chile, Haiti, México ) e outras devastações climáticas que a natureza nos apresenta nos dias de hoje, é imperativo se perguntar porque a Terra esta passando por tudo isso. Enchentes, tufões, desmoronamentos, avalanches, cada vez mais e com mais frequencia estão acontecendo!Sabemos que fazem parte das mudanças anunciadas para a humanidade nesta Era, mas sabemos tambem, que são consequencia da falta de respeito e ausencia de amor á mãe Terra, a vida e ao proximo!
Um texto do espiritualista Roberto Quaresma, nos faz pensar a respeito:

"A natureza oferece o solo onde se plantando tudo dá, e o homem passa fome; fornece as águas límpidas e cristalinas de suas nascentes e o homem a envenena e ainda diz que faltará água potável daqui a alguns anos; promove o verde exuberante das florestas e o homem as queima, indiscriminadamente, preferindo o gás carbônico; providencia uma fauna e microrganismos para ajudá-lo no equilíbrio do ecossistema em que se encontra e o homem dá ênfase ao egoísmo.
Enfim, a natureza dá-lhe todos os recursos para saudavelmente viver. Mas o homem prefere a morte antecipada, pois pelos gozos infrutíferos usa o desrespeito e a indisciplina para consigo mesmo, já que depois de atitudes assim consumadas restam-lhe as fuligens e os escombros, preenchendo as faltas ora reclamadas.

Como a natureza é sábia, deixa o homem sofrer as consequências dos atos indevidos, a fim de que, sentindo o retorno dos males realizados, venha a despertar para o respeito devido aos préstimos que lhe foram dados para caminhar no sentido do progresso espiritual e, consequentemente, obter maiores viabilidades materiais, o que só favorece o seu desenvolvimento.
O ecossistema no qual o homem está integrado também depende do seu equilíbrio. Pois o espaço circunscrito, materialmente falando, carece do compromisso de todos no que diz respeito ao comportamento.

Se observarmos os seres inferiores, constataremos o incessante trabalho e dedicação às suas obras. Se destruirmos o casulo das abelhas, imediatamente se põem a outro construir. Guardam a certeza da ajuda Divina, sabem que ela sempre se fará, embora sejam consideradas inconscientes.

Ademais, não esqueçamos que Deus está em nós desde o mais primário princípio. Daí, pergunta-se: O que o homem está fazendo do seu Deus interior? Desperta, oh! homem! Coloca Deus em tuas ações e comportamento. Tudo o que te rodeia é obra de Deus, inclusive tu. Então, por que te maltratas? És, neste mundo, o Ser que dispõe de maior discernimento. Portanto, tens o dever de cuidar de tudo o que fizeres uso, e de todos aqueles que consideras inferior, visto serem princípios espirituais em evolução. Amanhã, serão homens como tu.

Deus espera pelos teus préstimos na obra da qual fazes parte.

A harmonia se dará radiante quando o Ser consciente se submeter às Leis da Natureza, compreendendo, plenamente, que o receber é efeito do dar, tanto quanto o colher é resultado do semear." - Roberto Quaresma

Ecossistema – conjunto dos relacionamentos mútuos entre o meio ambiente e a flora, fauna e os microrganismos que nele habitam, e que incluem fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico. (Aurélio - Dicionário Prático da Língua Portuguesa)

Um comentário:

Zé Clemente disse...

É, voce tem razão, gostam de ser lidos sim.

http://entradafranca.wordpress.com/2010/04/12/like-a-novel-quem-seria-a-primeira-dama/