terça-feira, 27 de julho de 2010

MARIZA COM Z


Me deram esse nome, por causa de uma artista do cinema nacional, uma tal de Marisa Prado, que casou com um Conde em Monte Carlo e nunca mais filmou nada. Fez algumas parcerias na Vera Cruz com Anselmo Duarte, mas foi o bastante para meus pais decidirem o nome. Só que com Z, para ficar uma coisa mais “forte”, com um certo sotaque italiano.
Daí eu ter que ficar repetindo sempre – é diferente, é Mariza com Z.
Mas eu gosto, porque depois do “Mariza”, vem o “Vitória”. Alguém conhece alguma “Mariza Vitoria”? Olha que já procurei até no Google, e acabei achando umazinha só, lá pelo Rio Grande do Sul.

Depois lá pelos 15 anos, com traços mais definidos , cabelos longos e vestidinhos de bailinho, me chamavam de “Maysa”, a cantora expressiva que jogava sua voz pelo Brasil dizendo que “meu mundo caiu...” Os olhos claros esverdeados e meio puxados, assim como os meus faziam a molecada e a parentada me apelidar. Mas eu sempre detestei apelidos, mesmo os de namorados “ amorzinho”, “ benhê”, “ xuxu”, “docinho”, etc..
Aprendi a gostar do meu nome, e na época que eu nasci era moda dar nome “duplo” ás crianças, veja só, minha mãe tinha outras opções: Célia Regina, Ana Maria, Vera Lucia,
Maria Cristina, etc..

Mas o Vitória, apareceu por causa de minha avó ( também muito usado na época, dar nome dos avós). Mas o nome dela eu carrego com o maior orgulho, nunca conheci uma criatura mais alegre e brincalhona na minha vida. Ela tocava violão e contava histórias incriveis, inventadas na hora, uma imaginação esplendorosa.

Mas voltando ao nome, outro dia acabei tomando conhecimento de uma cantora portuguesa Mariza ( com Z) que faz um enorme sucesso na Europa, como uma “cantadeira de Fados”.
E soube também, que a 2ª.dama, esposa do vice José Alencar, faz questão de grifar que seu nome é Mariza – com Z. Simpática ela, pelo menos não usa tanto botox.

Mas um dia cismei de fazer numerologia do nome – afinal como deveria assinar os meus quadros, como artista plástica ? Qual grafia me traria prosperidade e sorte? Confesso que sou fascinada e um tanto influenciada pelo esoterismo e pelo misterioso, faz parte da minha curiosidade latente. Então veio a sugestão final: MVPettinelli, assim tudo junto, sem definir o sexo. Deixando a imaginação de quem olhasse a obra, adivinhando se a influencia do tema, cores e pinceladas fosse mão masculina ou feminina...

E assim fiz mais de 80 quadros, numa época produtiva e febril, descobrindo mundos novos.
Posso dizer que vendi mais do que a metade, então presumo que trouxe alguma coisa de bom. E até hoje, ao tirar documentos, assinar papeladas, repassar meu email, eu repito com prazer: - É Mariza, com Z.
Assimilei o “diferente” e fiz dele uma marca, que apesar de não ser única é pessoal e intransferível.

OBS: O poeta Manuel Bandeira fez um poema com meu nome, que me assemelha ao mar e á brisa. Mas como filha de Iansã tambem sou mais forte que a tempestade....


Marisa(Manuel Bandeira)

Muitas vezes a beira-mar
Sopra um fresco alento de brisa
Que vem do largo a suspirar…
Assim é o teu nome, Marisa,
Que principia igual ao mar
E acaba mais suave que a brisa.

Um comentário:

Paulinha Popovic disse...

Mariza linda!!
adoro seu nome tb!