sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A CRISE FINANCEIRA E A CRISE INTERIOR



Uma mensagem muito interessante nesse texto de Sergio Stum, que encontrei nas minhas andanças pela Web:


Até que teria sido bem legal... Mensagens canalizadas chegaram com insistência nas caixas de e-mails de quase todo mundo anunciando o evento: uma enorme nave espacial se mostrando, pairando ostensivamente durante 3 dias, a partir de ontem, dia 14 de Outubro, sobre os céus de grandes capitais do nosso querido e lindo planeta azul, a partir da Austrália.

O passeio dos irmãos cósmicos nos céus até que viria em boa hora, pois poderia ser considerado como que um apoio aos "homens e mulheres de boa vontade" e uma advertência aos seres humanos omissos ou em falta, de que teriam ido longe demais com seu desregrado "progresso" que leva em conta principalmente o aspecto financeiro e o lucro a qualquer custo, escancarando a quem tem olhos para ver, que o egoísmo, a cobiça, a vaidade e a ambição desmedidos estão triunfando sobre a ética, o amor incondicional, o bom senso e, pasmem, sobre as irrevogáveis e fundamentais leis da natureza, que valem em todo o Universo.

É público e notório que nunca como agora chegamos tão perto do derretimento do sistema financeiro mundial, já totalmente globalizado e interligado, algo que nos levaria em pouco tempo a viver sem a utilização do dinheiro, trocando mercadorias e serviços, o conhecido escambo, que ainda rege algumas pequenas e isoladas comunidades aqui na Terra.

Para quem acompanha mais de perto o desenrolar da crise, ficou muito fácil verificar a incapacidade, os precários recursos mentais, emocionais e morais de altos executivos de bancos e outras instituições financeiras, bem como os limitados predicados dos nossos governantes, que mostraram desempenho patético diante da crise. A tão esperada fala do presidente americano George W. Bush, na última sexta-feira, foi tão desastrosa e grotesca que imediatamente arrastou o mercado mundial ainda mais para baixo.

Para que você possa perceber somente um pouco a realidade dos fatos além do jargão técnico ou da imensidade de zeros do numerário, que não conseguimos avaliar de tão grande, é de evidenciar aqui o comportamento da diretoria da AIG, a maior companhia de seguros dos EUA, talvez do mundo - que levou à insolvência e à demissão de milhares de funcionários.

Empresa investigada desde novembro do ano passado por pagar dividendos estratosféricos a seus diretores, responsáveis por realizar operações de alto risco sem cobertura no mercado. Esta empresa foi salva pelo FED, o banco central americano, com duas injeções de capital, a primeira de 85 e outra de 37.5 bilhões de dólares (isso corresponde à oitava parte do PIB brasileiro!). Bem, no primeiro fim de semana depois dessas polpudas ajudas recebidas (dinheiro que de fato sai direto do bolso de quem paga impostos) os altos executivos da companhia "descansaram" num luxuoso Hotel fazenda na Califórnia.

O gasto da turma foi de 440.000 dólares ($200.000 de estadia, $150.000 de alimentação, $23.000 para massagens e outros serviços de SPA, $14.000 por serviço de cabeleireiro e manicure... e mais $7.000 gastos no campo de golfe). Os deputados que investigam a companhia encontraram ainda que Mr. Cassano, ex-diretor da empresa, mesmo afastado, continua recebendo a bagatela de um milhão de dólares por mês. Além disso, temos Dick Fuld, apelidado agora de "O gorila da ganância", diretor presidente do Lehmann Brothers, (o único banco de investimentos que faliu, pois não tinha mais como ser salvo), que, mesmo com a empresa afundando, ganhava quase meio bilhão de dólares ao ano, reconhecendo perante o congresso americano que "o número revelado (500 milhões) não era tão correto assim"... Bom, este valor compraria cerca de 30.000 carros FOX zero Km. Peço desculpas por me deter tanto sobre estes fatos, mas precisamos perceber o que realmente está se passando; não é mais possível que os Bancos e diversas instituições financeiras continuem com estas atitudes desastrosas e inescrupulosas que provavelmente levarão o mundo a mais uma profunda recessão. A salvação do sistema financeiro mundial (esta terrível desgraça tóxica), veio da Europa com um pacote de ajuda direta aos bancos (mais dinheiro em caixa) de 2.5 trilhões de dólares (mais ou menos duas vezes e meio o PIB brasileiro), que será bancada novamente pelos contribuintes e irá aliviar mais uma vez a barra de pessoas irresponsáveis e incompetentes, uma casta que se considera superior e vive ignorando os problemas REAIS que a população do planeta sofre como a ignomínia da fome do mundo.

Com 30 bilhões de dólares (pouco mais de 1% do valor do socorro dado aos bancos), segundo afirmou Jacques Diouf, o senegalês presidente da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - Órgão aparentemente inútil), o mundo erradicaria de vez esta vergonha que ainda mata milhões de pessoas a cada ano. Acredito que a indignação que sinto ao escrever tenha me levado inconscientemente ao precioso poema da Daniela Mercury veiculado na semana passada, A dor do mundo em mim. O conceito de que, mesmo "sem perder a indignação, é preciso aceitar o mundo como ele é". Creio que seja necessário conhecer fatos como os narrados acima, para sair em seguida - como seres despertos - desta energia que nos sufoca, nos cansa e nos golpeia duramente. Sabemos, faz tempo, que precisamos agir, realizar com afinco a transformação pessoal, fazer o que está ao nosso alcance para mudar pelo exemplo o mundo à nossa volta, lembrando sempre de usar a chave do amor, a cada ato de nossa vida, a cada suspiro, em cada batida do nosso coração.


A nave não apareceu, provavelmente não exista, mas estamos, neste momento de incerteza e renovação, mais fortes, conscientes e vigilantes. Torna-se cada vez mais fácil perceber a nossa força, observando a cara, as expressões, as fraquezas e a nudez dos responsáveis pela crise. Amplia-se a sintonia fina que nos agrupa virtualmente, que nos irmana indissoluvelmente, que nos impulsiona para a frente, seres humanos habitados pela divindade, indivíduos imortais, absolutamente capazes de criar nossa realidade, de moldar nossa vida e o planeta. Podemos, além de dar o exemplo, assumir de vez nossa missão de vida, deixando para trás, com coragem e determinação tudo que é velho, escuro, obsoleto e que não leva à felicidade, à realização plena aqui mesmo neste orbe, agora! Somos muitos e sabemos que a solução vem desta vez pela paz, pela utilização dos enormes recursos individuais de que somos dotados que nos intitulam verdadeiros agentes da mudança...

Com certeza, por cansaço ou necessidade, muitas pessoas, em função de mais esta conjuntura, já estão largando trabalhos pouco compensadores em todos os níveis, buscando agora mais a essência do que a forma, a realização da alma do que a financeira. Sei disso de cor e salteado, pois em 1999, com a abrupta crise provocada pela forte desvalorização do dólar, que criava grave impasse no meu trabalho com importação, eu mesmo resolvi largar tudo e buscar na humilde ajuda aos meus semelhantes - algo forte, que vinha das minhas entranhas - a razão de viver.

O Universo conspirou (uma das leis da vida) e hoje o STUM ( Somos Todos Um )filho de uma crise econômica, é uma realidade, uma voz, uma luz e um poema para confortar, balizar, informar e animar as pessoas de boa vontade em sua caminhada. Namastê (O deus que habita em mim, saúda o deus que existe em Você). Somos Todos UM! Sergio STUM

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

JOÃO DE DEUS



Médium João de Deus :
João Teixeira de Farias, o João de Deus, é também conhecido como João de Abadiânia e João Curador. Nasceu em 24 de junho de 1942 em Cachoeira da Fumaça, interior de Goiás.
Muito pobre, estudou até o segundo ano primário e em seguida abandonou a escola com o intuito de procurar trabalho e ajudar no sustento dos cinco irmãos.
As manifestações mediúnicas começaram quando ainda era menino. A primeira premonição da qual se recorda aconteceu aos dezesseis anos. Caminhando com sua mãe, ele previu uma grande tempestade que derrubaria várias casas, inclusive a de seu irmão. Cerca de três horas após o fenômeno, uma chuva torrencial destruiu as casas.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, teve início o seu trabalho de cura. Após uma visão embaixo de uma ponte, foi orientado a procurar um centro espírita na cidade. Lá chegando, foi recebido à porta pelo presidente do centro, que disse já estar esperando por ele. João se aproximou e subitamente desmaiou. Ao acordar, ficou sabendo que, incorporado, havia operado e atendido a diversas pessoas.
Desde então não parou mais de realizar trabalhos de cura.João já perdeu a conta de quantas vezes foi acusado e preso pela prática ilegal da medicina. Hoje, ele atende a um sem número de médicos, juízes, delegados e advogados.
Tentando escapar da pobreza, João de Deus trabalhou, entre outras coisas, como alfaiate, minerador e também numa olaria. Mora em Anápolis, Goiás, cidade distante 40 km de Abadiânia, onde em 1976 fundou a Casa Dom Inácio de Loyola.
(Visite seu site: www.joaodedeus.com.br)

sábado, 27 de setembro de 2008

Meu gato preto sueco


O meu negão chegou todo estropiado. Filhote, achado na rua, magro e trêmulo, ficou uma semana no soro do veterinário. Tinha um rabo comprido e peludo, maior que o corpo. E um olho meio fechado, meio aberto, cheio de remela. Cismei meio contrariada - Ah que gato mais feio, meu Deus, pra se ter em casa!

Mas minha filha Paulinha, cheia de sabedoria;- Por isso mesmo mãe, ninguem ia querer!

O nome foi o namorado dela quem deu, nem sei por que - " Carlson" .

Depois percebi ser um nome sueco, dos aloirados nórdicos, infinita ironia.

Os ronronados de Carlson foram se achegando, esfregaços na perna, olhos doces já quase curados. Me seguindo por toda a parte da casa, silencioso e companheiro.

Carinhosinho, cheio de amor pra dar. O veterinário explicou meio incrédulo -"Todos os gatos pretos machos são assim, os mais carinhosos, sempre".

Talvez para abonar a fama de agourentos.

E o Carlson, agora gordo e majestoso, me faz aquela companhia quieta do amor incondicional dos bichos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os 50 anos da Bela Adormecida


O desenho da Disney " A Bela Adormecida " está completando 50 anos.

E a primeira vez que assisti quando menina, no Cine Rex do Bexiga, fiquei maravilhada e nunca me esqueci da história e da música. Sim porque o tema musical era uma sinfonia de Tchaikovsky fantástica , que logo em seguinda tirei de ouvido no piano de minha mãe.

As 3 fadas madrinhas, Flora, Fauna e Primavera que dançavam em torno de Aurora, fazendo o seu vestido se transformar em um traje maravilhoso, foi um dos trechos mais encantadores que assisti.
E agora já madura, ainda adoro ver esses desenhos ingênuos, preferindo-os a qualquer filme violento ou desenho animado com cenas de lutas.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cromoterapia


Todas as terapias holisticas são fascinantes. A cromoterapia , acredito eu, tem uma enorme influencia em nossa energia vital. Um dia de sol e um dia cinza de chuva já influenciam nosso espirito. As roupas coloridas que vestimos tambem. A terapeuta holistica Wanda Ribeiro, escreveu esse texto que comporta muito bem a definição e a atuação das cores:


A cor traduz a dinâmica da vida, é o referencial manifestador dos nossos potenciais. Em cada raio repousa uma qualidade do nosso ser.

Vermelho - É um vitalizador em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. Não é recomendado usar o vermelho nos casos de: febre, taquicardia e pressão alta.

Laranja - É um desobstruidor em potencial, usado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula; também recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução dos vasos sangüíneos e nas taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Pode ser utilizado como substituto do vermelho, quando este não puder ser empregado

.Amarelo - É um estimulante do pâncreas e dos nervos sensoriais e motores, indicado para diabetes e atrofias nervosas e musculares. Favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal. Seu efeito terapêutico abrange a pele, favorecendo na manutenção da elasticidade e cicatrização. E também recomendado para manchas, cravos e espinhas. Contra-indicação; infecção, inflamação, gastrite e úlcera.

Verde - Possui efeito equilibrador em todo organismo, por isso pode ser associado a qualquer outra cor para aumentar os benefícios da cromoterapia. Assim, além do efeito terapêutico das demais cores nos órgãos afetados pela doença, a presença do verde favorece a breve recuperação. É indicado para quaisquer problemas circulatório e cardíaco; regulariza a pressão arterial. A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose.

Azul - É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e pressão alta e favorece a coagulação sangüínea. É recomendado para todas as doenças infecciosas e inflamatórias, principalmente quando acompanhadas de febre. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo.Índigo - Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto, indicado nos processos inflamatórios. Energiza a área visual e auditiva; é recomendado em quaisquer problemas dos olhos e dos ouvidos.

Violeta - Como estimulante imunológico, seu uso é apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do Sistema Nervoso Central; é conveniente nos casos de derrame cerebral, mal de Parkson e outras complicações neurológicas. É recomendado também para tumores malignos (câncer).
Harmonia e paz sempre!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Numerologia


A Numerologia é intrigante e viciante. Desde que começei a me interessar pelo assunto, me pego somando placas de carros, datas de nascimento, numeros de casa, etc.

Na realidade acho que eles tem influencia energética em tudo, são representativos e instigantes.

O perfil traçado em cada numero bate regularmente com as pessoas que conheço.

E todos eles se explicam e se entrelaçam, sempre:


0 é o tudo e o nada, o início e o fim, de onde surge o 1, que representa o homem, ativo e pioneiro. Este encontrará a mulher, o número 2, que é sensível e seguidora. Desta união nasce o número 3, que representa a criança e a alegria.Agora, como uma família, eles necessitam de uma casa: o número 4, que representa a rotina e as responsabilidades do dia-a-dia. Para escapar disso, eles se servem do número 5, que é a liberdade e o lazer.Ao cuidar do lar, a família coloca em ação o número 6, que é o espírito de união. Mas mesmo dentro de uma comunidade, nós ainda somos indivíduos, com nossos próprios jeitos de ser, o que justifica a existência do número 7. Ele representa a privacidade, a introspecção e o estudo.

Com todo o conhecimento sobre o eu interior, passa a ser necessário lidar com o poder e com assuntos materiais do mundo exterior, representados pelo número 8. Após conhecer e conquistar o poder, é hora de compartilhar e ajudar aos outros, e aí vem o número 9, da generosidade.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Um gato chamado Foguinho


Quando trouxeram, estava dentro de uma caixa de papelão, enrolado num trapo velho.Muito pequeno e fragil, caolho, pêlo sumindo, orelhas grandes demais pro corpo. Abandonado como acontece maldosamente com tantos bichinhos.

Um gato ruivo, cor de fogo, foguinho. Ficou Foguinho, primeiro pela côr do pêlo, depois pela voltagem: a mil por hora, correndo pela casa, rolando pelos sofás, ultra rápido, um "flash" ruivo que passava entre as pernas. Dá-lhe antibiótico e ração de primeira, muito colo e leitinho.

Elegeu a Paulinha, minha filha, como dona predileta. Miados longos cantados no pé dela, pedindo colo, corre para acorda-la de manhã. Ronrona se aconchegando para acorda-la ou dormir junto dela. Dengos e mimos infinitos pra uma criaturinha tão esperta. Pra não virar o "rei" da casa, trouxeram outro gato pra fazer parceria com ele. Hoje dividem os carinhos, gordos e felizes.

Mas desse outro gato (prêto), eu conto a história depois.