terça-feira, 28 de julho de 2009

FENOMENOS ' PSI '


Apesar de a mediunidade ser um atributo natural do ser humano, há um desconhecimento e despreparo de nossa cultura a começar pelo termo "paranormal" que evidencia a nossa ignorância no tocante à natureza humana.

O termo paranormal significa "além do normal"; portanto, é um termo equivocado no que se refere à fenomenologia natural da mediunidade que não tem nada de sobrenatural.


A ignorância também leva ao preconceito, ao medo, sendo que algumas religiões atribuem ao diabo (ou Satanás) a fenomenologia da incorporação mediúnica.

Mas como medium há mais de vinte anos, sei que ainda existe muito desconhecimento do assunto, principalmente nas áreas que se fecham a uma abertura espiritual mais abrangente.


A fenomenologia "PSI", ou tudo o que se refere aos estudos de paranormalidade ou fenomenos considerados dentro da PSIENCIA, (Ciencia que estuda o que se percebe além dos 5 sentidos fisicos), se torna um caminho para estudiosos de paises desenvolvidos como EUA.


Nos EUA, há sensitivos que se especializam em trabalhar para empresas como consultores dizendo quais os melhores terrenos para companhias de mineração comprarem ou em qual produto a empresa deve investir. Ou outros ainda, que ajudam em investigações criminais ou até
prevendo o futuro e instigados a usar a clarividência para fazer espionagem.


Sem dúvida alguma, a aplicação da fenomenologia Psi abre uma perspectiva de valor incalculável à humanidade. Abre principalmente aquele Portal importantissimo da visão e do conhecimento extra mundo fisico, onde provavelmente estejam a maioria das respostas para os questionamentos mais pungentes da humanidade, sobre vida e morte.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A MINHA GERAÇÃO


Fomos feitas basicamente de revoluções. Da pilula ao movimento hippie, do feminismo a entrada ativa na politica, com panfletagens na porta da faculdade e protestos na rua.

Mas tinhamos nessa noção de liberdade, nas saias e cabelos longos, seios soltos sem sutians e risos abertos para a vida, a verdade de que podiamos mudar o mundo. E mudamos.


Nascidas sob a era de Aquário, com influência da música dos Beatles, de Bob Dylan, de Lou Reed, do melhor cinema de Kubrick e de Felini, do início do boom latino-americano, da literatura de Simone de Beauvoir,um caminho de informações, onde o computador ainda não imperava. Herdeiras da "revolução sexual" da década de 60 e das correntes feministas que, no entanto, receberam passadas por vários filtros, soubemos combinar liberdade com sensualidade, emancipação com paixão, reivindicação com sedução.


E não deixamos por menos. Nascidas entre 40 e 60, hoje somos sedutoras mulheres, batalhadoras e instruidas, politicamente corretas e libertárias.

Dançavamos descalças ao som de discotecas, impunhamos nossa presença sem amarras, nossa beleza efusiva, nosso poder de conquista.

Hoje somos independentes financeiramente, mantemos uma familia com nosso trabalho e nossa força, muitas de nós sózinhas, sem companheiros. Pois nossa escolha hoje, é seletiva e prioritaria na questão de relacionamentos.


No fundo sabemos, que a mesma chama da nossa geração, ainda vibra continua, mantendo a beleza, agora dos 40 e 50 anos, ainda atraindo olhares de desejo e admiração.

Mas ao olhar a foto da decada de 70, apoiadas uma nos ombros das outras, numa madrugada qualquer de férias na praia, após dançar loucamente celebrando a vida, constato que valeu a pena. Valeu a pena mudar o mundo, valeu a pena chegar até aqui.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O POETA FERNANDO PESSOA


Sempre amarei Fernando Pessoa! Como diz Jose Saramago sobre esse genio da literatura portuguesa: - " Este Fernando Pessoa nunca chegou a ter verdadeiramente a certeza de quem era, mas por causa dessa dúvida é que nós vamos conseguindo saber um pouco mais quem somos."


Não se acostume com o que não o faz feliz,

revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças,

mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!

Se o achar, segure-o!


quinta-feira, 2 de julho de 2009

URGENCIA ESPIRITUAL




Lama Gangchen Rinpoche nos aconselha a dedicar 50% do tempo de nossa vida para nosso desenvolvimento material, isto é, para o mundo externo, e 50% para o desenvolvimento espiritual - o autoconhecimento e o cultivo de nosso potencial interior.


Ele ressalta que o ideal seria dedicarmos 100% para o espiritual, mas, devido às condições atuais de sobrevivência material, já tão difíceis, é um grande passo saber reconhecer e unir estes dois lados. Rinpoche nos ensina que o segredo está em deixar de ver estes dois desenvolvimentos como processos distintos entre si. Afinal, mesmo que envolvam práticas diferentes, um influencia o outro. E estão interligados.


E a essa altura da vida e esse momento da humanidade, esse conselho é preciosíssimo, pois o lado espiritual emerge instantaneamente quando pensamos mais sobre tudo o que vem acontecendo.
Em termos individuais e coletivos...
Agora mais do que nunca, é preciso dar passagem ao conhecimento espiritual e ao autoconhecimento. Para que tudo flua com mais nitidez e força!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

CRUSTOLIS E OUTRAS LEMBRANÇAS DOCES


Fazendo parte de uma autentica familia italiana, impossivel não ligar as mais ternas lembranças ao paladar...Mesmo porque, a cena da familia reunida á mesa, com o vovô Filippo á cabeceira, trazendo a travessa imensa de cabrito assado para orgulho e gloria de todos, é o momento forte dos almoços de domingo no Bexiga. O molho de tomate, por exemplo, começava a ser preparado de manhã cedo, e ia por horas, borbulhando e espalhando um aroma delicioso pela casa.


E nas festas de Páscoa e Natal, então, passava-se o dia e a noite em torno dos mais variados pratos: massa caseira recheada com ricota (calzones), torta de queijo e salame (scarchedas), braciolas recheadas com linguiças e legumes, tortas de sangue de porco aromatizadas com cravo, canela e laranja ( que comiamos pensando ser de chocolate!), as deliciosas sfogliatellas ( de massa folhada e frutas cristalizadas), e os inesqueciveis Crustolis ( que alguns chamavam de "Crespolis") fritos e cobertos com mel, ou açucar e canela.

Esse doce especialmente, era muito aguardado lá pelo meio da tarde, quando se serviam cafés e mais doces, em meio ao jogo de cartas e à cantoria no piano.


E só á noite, depois de mais alguns pratinhos que acompanhavam o vinho que vovô fazia, todos se despediam com alarde, falando alto e rindo, perpetuando em minha memória, sons de um aconchego alegre e barulhento.

La no casarão da Rua dos Ingleses, onde minha infancia ficou guardada, habitualmente, tinhamos todo o domingo, por volta de 20 pessoas para o almoço! E meus avós acolhiam todos os filhos (6) e mais netos e noras, além de amigos.
Penso em como hoje a vida se tornou dificil e limitada, com o "sem tempo" e demais compromissos de todos, sem falar na falta de sustentação financeira para compartilhar todo final de semana, dessas "reuniões gastronomicas" que tanto alegravam meu coração. Sinto falta disso. Mas agradeço por ter vivido tudo.


RECEITA DE CRUSTOLIS ( OU CRESPOLIS ):


Anote a receita do Crustoli, um doce tradicional da cultura italiana!!

INGREDIENTES: 6 ovos ,6 colheres de sopa de açúcar, 1 copo americano de cachaça, 800 gramas de farinha de trigo.


MODO DE PREPARO: Primeiro bata os ovos, o açúcar e a cachaça na mão até a mistura ficar homogênea. Acrescente a farinha aos poucos. A massa deve ficar firme. Depois é só esticar.
Quem não tem o cilindro pode usar o rolo de macarrão.Em seguida, corte a massa em quadrados ou tiras.

Frite a massa em óleo bem quente. Espere dourar, retire, acrescente açúcar e canela, ou se preferir, cubra com mel, e o doce está pronto para ser servido.

terça-feira, 16 de junho de 2009

VINICIUS DE MORAES E OS SIGNOS DA MULHER


Ao me encontrar com a poesia de Vinicius, no começo da década de 70, jovem e ávida por leituras e poetas, descobri nele uma essência apaixonada pelo feminino. Além de me sentir enlevada e agraciada pelas palavras que sempre colocavam nas alturas a mulher amada , me detive na sua poesia brejeira e leve, onde os sons ecoavam como em versos de música...(o que foi provado depois, na parceria que ele fez com vários compositores).

Aqui um dos primeiros poemas que conheci, quando ao mesmo tempo, os signos do zodiaco me chamavam a atenção:


( Vinícius de Moraes )
ÁRIES (de 21 de março a 20 de abril)
Branca, preta ou amarela
A ariana zela.
Tem caráter dominador
Mas pode ser convencida
E aí, então, fica uma flor:
Cordata... e nada convencida.
Porque o seu denominador
É o amor.
************************************
TOURO (de 21 de abril a 20 de maio)
O que é que brilha sem
Ser ouro? - A mulher de touro!
É a companheira perfeita
Quando levanta ou quando deita.
Mas é mulher exclusivista
Se não tem tudo faz a pista.
Depois que dona de casa...
E a noite ainda manda brasa.
Sua virtude: a paciência
Seu dia bom: a sexta-feira
Sua cor propícia: o verde
As flores do seus pendores:
Rosa, flor de macieira.
*****************************************
GÊMEOS (de 21 de maio a 20 de junho)
A mulher de gêmeos
Não sabe o que quer
Mas tirante isso
É uma boa mulher.
A mulher de gêmeos
Não sabe o que diz
Mas tirante isso
Faz o homem feliz.
A mulher de gêmeos
Não sabe o que faz
Mas por isso mesmo
É boa demais...
*************************************************
CÂNCER (de 21 de junho a 21 de julho)
Você nunca avance
Em uma mulher de câncer.
Seu planeta é a lua
E a lua, é sabido
Só vive na sua.
É muito apegada
E quando pegada
Pega da pesada.
É a mulher que ama
Com muito saber
No tocante à cama
Não sei lhe dizer...
******************************************
LEÃO (de 22 de julho a 22 de agosto)
A mulher de leão
Brilha na escuridão.
A mulher de leão, mesmo sem fome
Pega, mata e come.
A mulher de leão não tem perdão.
As mulheres de leão
Leoas são.
Poeta, operário, capitão
Cuidado com a mulher de leão!
São ciumentas e antagônicas
Solares e dominicais
Ígneas, áureas e sardônicas
E muito, muito liberais.
************************************************
VIRGEM (de 23 de agosto a 22 de setembro)
Se Florence Nightingale era Virgem
Não sei... mas o mal é de origem.
A mulher de virgem aceita a amante
Isto é: desde que não a suplante.
Sexo de consumo, pães-de-minuto
Nada disso lhe há de faltar
O condomínio é absoluto
A virgem é mulher do lar.
Opala, safira, turquesa
São suas pedras astrais
Na cuca muita esperteza
Na existência muita paz.
**************************************************
LIBRA (de 23 de setembro a 22 de (outubro)
A mulher de libra
Não tem muita fibra
Mas vibra.
Quer ver uma libriana contente?
Dê-lhe um presente.
Quando o marido a trai
A mulher de libra
balanças mas não cai.
Se você a paparica
Ela fica.
Com librium ou sem librium
Salve, venusina
Que guarda o equilíbrio
Na corda mais fina.
***********************************************
ESCORPIÃO (de 23 de outubro a 21 de novembro)
Mulher de escorpião
Comigo não!
É Abelha Mestra
É a Viúva Negra
Só vai de vedete
Nunca de extra.
Cria o chamado conflito
de personalidades.
É mãe tirana
Mulher tirana
Irmã tirana
Filha tirana
Neta tirana
tirana tirana.
Agora, de cama diz
que é boa paca.
***************************************************
SAGITÁRIO (de 22 de novembro a 21 de dezembro)
As mulheres sagitarianas
São abnegadas e bacanas
Mas não lhe venham com grossuras
Nem injustiças ou censuras
Porque ela custa mas se esquenta
E pode ser muito violenta.
Aí, o homem que se cuide...
- Também, quem gosta de censura!
************************************************
CAPRICÓRNIO (de 22 de dezembro a 20 de janeiro)
A capricorniana é capricornial
Como a cabra de João Cabral.
Eu amo a mulher de capricórnio
Por que ela nunca lhe põe os próprios.
A caprina é tão ciumenta
Que até o ciúmes ela inventa.
Mulher fiel está aí: é cabra
Só que com muito abracadabra.
Suas flores: a papoula e o cânhamo
De onde vem o ópio e a maconha
Ela é uma curtição medonha
Por isso nos capricorniamos.
************************************************
AQUÁRIO (de 21 de janeiro a 19 de fevereiro)
Se o que se quer é a boa esposa
A aquariana pousa.
Se o que se quer é uma outra coisa
A aquariana ousa.
Se o que se quer é muito amor
A aquariana
É a mulher macho sim senhor.
Porém não são possessivas
Nem procuram dominar
Ou são meigas e passivas
Ou botam para quebrar.
**********************************************
PEIXES (de 20 de fevereiro a 20 de março)
Mulher de Peixe... peixe é
Em águas paradas não dá pé
Porque desliza como a enguia
Sempre que entra numa fria.
Na superfície é sinhazinha
E festiva como a sardinha
Mas quando fisga um namorado
Ele está frito, escabechado.
É uma mulher tão envolvente
Que na questão do Paraíso
Há quem suspeite seriamente
Que ela era a mulher e a serpente.
Seu Id: aparenta juízo
Seu Ego: a omissão, o orgulho
Sua pedra astral: a ametista
Seu bem: nunca ser bagulho
Sua cor: o amarelo brilhante
Seu fim: dar sempre na vista

********************************************

terça-feira, 9 de junho de 2009

IMAGINANDO A CURA




O vasto potencial de imaginação da mente pode curar tanto distúrbios físicos quanto os emocionais e indicar o caminho para a saúde e o aumento do bem-estar . E isso não é pouco, quando vemos que muitas vezes, o amor e a alegria curam qualquer doença.
Basta aquela historia do meu namorado, que quando criança, preso á cama com uma gripe fenomenal, acordou e viu a bicicleta que havia ganho ao lado da cama...Ficou bom na hora, saltou da cama e foi andar de magrela pelo bairro.
O desânimo e a tristeza costumam levar automaticamente á uma prostação fisica, uma falta de fôlego ( a falta de ar é o sintoma mais emocional que existe!) e a outras sensações, como até dores de estomago e cabeça.

Um americano - Gerald Epstein - escreveu um livro muito sugestivo chamado " Imagens que curam". Nesse livro ele fala das possibilidades dos exercicios mentais para a cura.

Ensina uma série de técnicas que pode ser usadas mesmo por quem nunca experimentou nenhum método parecido.

Você só precisa de um ambiente tranquilo (o médico não recomenda usar o tempo no trânsito ou numa fila para isso) e de disciplina para repetir os exercícios três vezes ao dia: antes do café, ao entardecer e antes de dormir.

A visualização é uma técnica que permite eliminar pensamentos daninhos antigos e negativos e substituí-los por pensamentos novos e fecundos , afirma. E para alcançar resultados, além de criar mentalmente as imagens certas, você precisa se preparar para que a experiência alcance os melhores resultados.

Na realidade, é um pouco mais daquilo que todos já sabemos há muito tempo: o fator sugestionavel do pensamento e da crença forte, fazem mudanças significativas em nossas vidas.

A meditação, e mesmo o sucesso estrondoso do livro "The Secret", nos mostram que o pensar, crer e agir estão sempre alinhados na conquista dos nossos desejos.