segunda-feira, 7 de junho de 2010

A NOVA ERA E SUA MUSICA


Há trinta anos vem-se formando uma onda cultural/filosófica/religiosa que pretende reagir contra o presente estado da humanidade e empurrar esta a uma nova consciência, para uma nova forma de ser espiritual. Esta onda é chamada de Nova Era (New Age) e não há nenhum aspecto de nossa vida hoje que não tenha sentido seus efeitos de alguma forma.

A Era "New Age" ou NOVA ERA descreve um movimento na cultura ocidental para explorar as questões espirituais, sem as dificuldades de qualquer conjunto de doutrinas religiosas. Para muitas pessoas, o termo "New Age" claramente se refere a um importante ponto de passagem cultural na história.

Segundo astrólogos, vivemos a Era de Peixes, que foi dominada pelo cristianismo.
Mas a idade de Peixes ja é substituída pela Nova Era de Aquário no início do terceiro milênio. A Era de Aquario tem esse perfil de alta no movimento da Nova Era em grande parte devido à influência da teosofia, espiritualismo e Antroposofia, e os seus antecedentes esotéricos.

A filosofia da nova era quer criar um mundo novo, perfeito pela integração cósmica de todas as coisas. Tudo deve ser observado globalmente. Cada pessoa deve sentir-se como uma parte da natureza e de todo o cosmo.

Juntamente com esse movimento, surge a musica new age, um estilo de música moderna que caracteriza-se por um tom relaxante com harmonias de sonho e meditação, muitas vezes incorporando sintetizadores e instrumentos acústicos e étnicos.
Comecei ouvindo "Enya" ha alguns anos atrás e apaixonei-me por seu tom que lembra florestas inglesas e cantos da natureza que nos fazem fluir por mundos mágicos.

Depois conheci Jean Michel Jarre e Corciolli, Kitaro e Vangelis.
E o mundo da NOVA ERA começou a tomar conta do meu imaginário e da minha paixão pela musica. Ao contrário das harmonias mais pausadas da música clássica, a música New Age faz maior uso de instrumentação eletrônica e tem um tom mais relaxante.

Aliás não é preciso ser necessáriamente relaxante, ela leva um carimbo de "mantra",uma repetição que leva á uma abstração.
Ouvi outro dia um CD de cantos indigenas americanos, com tambores maravilhosos, nada relaxante. Mas capaz de levar a um transe na concentração de seus ritmos...




quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO


Temos a ver com a espiritualidade, quando mergulhamos nessa profundidade de nós mesmos e experimentamos a realidade como um todo.

Espírito é aquele momento de nossa consciência que nos abre à percepção de que somos parte de um todo e de que pertencemos ao todo.

Espiritualidade tem a ver com experiência, não com doutrina, não com dogmas, não com ritos, não com celebrações, que são apenas caminhos institucionais capazes de nos ajudar na espiritualidade, mas que são posteriores a espiritualidade.

O meu contato com religião, é claro, veio desde os 7 anos, quando estudando em colégio de freiras, além da obrigação da missa diária, faziam-nos preleções ameaçadoras, dando-nos uma noção aterradora de "pecado" e seu prováveis castigos divinos.
O incrivel é que apesar de toda essa lavagem cerebral, a imagem de Jesus ( sem crucifixo), num rosto terno e amoroso é o que mais lembro. Pela adolescencia tive a oportunidade de me aprofundar em estudos e filosofias religiosas, optando pela linha espirita de meu pai.
Foi muito bom ter a noção de que "fora da caridade não há salvação", ou seja, faça pelo próximo aquilo que gostaria que fizessem a voce.

Me dediquei por anos participando de sessões e lendo evangelhos, que para mim foram a afirmação de minha espiritualidade. A Umbanda apareceu em certo momento, na carencia de ajudar as pessoas mais humildes, de ouvi-las e aconselha-las através de um guia.
Mas após todo esse aprendizado,numa linha de evolução natural, transformou-se em mim em pura "espiritualidade".
É maravilhoso quando a religião ou determinado caminho espiritual consegue de fato canalizar a experiência espiritual e nos levar continuamente a beber da fonte, despertando um auto-conhecimento.

Acredito que todas as religiões excederam os limites de sua finalidade legítima, o que quer que puderam reivindicar ser.
A alma é o centro de nosso ser, ela é a causa primordial, catalisa a vida na existência e a ação, fora do vácuo físico, fora do tempo-espaço!
Hoje, o que está em crise não é a espiritualidade.
São as formas tradicionais de religião. Nesse mundo secularizado, desencantado, os valores são substituídos pelas ciências; o ser pelo ter; o ideal pelo desejo; o altruísmo pelo consumismo.

Espiritualidade não quer dizer necessariamente religiosidade.
É o equilíbrio de nossas forças internas. É um atributo pessoal que nos dá serenidade e força para agirmos no mundo exterior.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TAROT e ARTE


A espiritualidade está constantemente presente em nossas vidas, nos influenciando, nos enviando avisos, conselhos e luzes. É o "pão nosso de cada dia", a luz que nos é enviada pelo Criador para dar sustento em nossa jornada. Neste sentido, é necessário dar ouvidos à espiritualidade, deixar nossas opiniões um pouco de lado e receber os conselhos que ela nos envia.

Hoje em dia se tornou comum, pessoas procurarem, em sentido amplo, orientações profissionais através do Tarot. Tais consultas e orientações, destacam-se pela busca de uma análise e de descobertas a partir das diferentes dimensões, traços ou características que são identificadas no jeito de ser dos indivíduos.

Muitos utilizam o Tarot de forma oracular, analisando ou interpretando os fatos do passado, presente impactantes na vida do consulente e efetivando previsões de futuro, facilitando, por meio de orientações ou de conselhos, os próximos passos que poderão ser dados por ele em sua jornada. Essa é a forma mais antiga de se trabalhar com o Tarot, com suas bases densificadas a partir de estudos ocultistas no século XIX. É a taromancia de análise do destino e da sorte do indivíduo.

Um outra linha de aplicação mais recente, do ponto de vista da História do Tarot, é a linha focada no autoconhecimento, a qual possui suas bases na ontologia reflexiva(em grego ontos e logo, "conhecimento do ser") , na psicologia jungiana dos símbolos e arquétipos etc cuja finalidade é o encontro do indivíduo consigo mesmo, com seus valores, medos, bloqueios, visões de mundo etc, para a partir desse estágio ele, como um ser ativo, implementar ações necessárias para a sua transformação e evolução. É a taromancia-terapêutica centrada no indivíduo e em seu poder de autotransformação.

Enfim, afora toda esse poder de interpretação e adivinhação, o Tarot me fascina por um motivo óbvio: como artista plastica sou apaixonada pelas figuras das cartas ,uma mais incrivel que a outra, que habitam as várias culturas que lidaram e lidam com o Tarot.
O Tarot de Marselha, o Egipcio, o Cigano, cada um tem sua expressividade.
Existe um Tarot baseado na obra de Salvador Dali, outro nas figuras mitológicas,o gótico, até um Tarot Sutra, baseado no Kama Sutra, e por ai vai, cada vez mais fascinante! Ja tentei me aprofundar nessas 78 cartas, estudando sua simbologia e tentando decorar cada lâmina, mas ainda não consegui um bom resultado. Somente a minha intuição e meu auto-conhecimento me dão as respostas exatas quando manipulo esse baralho mágico. E as respostas vem certeiras!

Atualmente manipulo um Tarot moderno, com cartas desenhadas por uma artista plástica brasileira, Luciana Adib, que curiosamente desenha um homem numa moto veloz para identificar o Cavaleiro de Copas.
A história do Tarot misturou-se às mais variadas lendas, culturas, povos e credos, de forma que hoje abarca uma gama praticamente infinita de teorias, flertando com campos como História, Mitologia e até a Psicologia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PÃO,VINHO E SENTIMENTO


Pode até ser que num primeiro momento a comida tenha em nossa vida um papel eminentemente funcional, ou seja, prover energia.

Contudo, o ato de se alimentar não é diferente de outras práticas humanas. Logo, para os seres humanos, comer está tão associado às emoções como fazer sexo ou trabalhar. Desde o útero materno nossa relação com a comida vai sendo margeada pela vivência emocional de nossas mães. Pois é, o bebê pode compartilhar tanto as emoções negativas quanto as positivas vivenciadas pela mãe. Essa interação emocional se dá por meio da presença de hormônios associados a cada tipo de emoção, e que chegam até o feto via placenta.

A medida que crescemos, aprendemos que a comida também serve como ponto de contato entre pessoas, de forma geral. E isso, numa familia tipicamente italiana, significa tudo, ou seja: riso, choro, cantoria, prazer geral, degustação e reafirmação de raizes! Entre 1860 e 1890 desembarcaram 974 mil italianos no Brasil que trouxeram um gosto especial pelas massas com farinha de trigo, com os molhos densos e condimentos. Dentre eles meu avô, que além de ser um soldado "cozinheiro" na guerra de 1914 ( 1a. Grande Guerra ),fundou uma Padaria na Bela Vista, conhecida até hoje, a "Basilicata".
Então, o cheiro do pão assado, e o gosto dele, quente com manteiga, me remete a lembranças lindas, de alegria e fartura.

Assim como o vinho caseiro, feito em São Roque, que experimentavamos semanalmente na companhia risonha de vovô Filippo, que passou-me vários ensinamentos a cada taça bebida: a cor é a melhor pista para o exame do vinho ainda na garrafa, observando-o contra a luz, o vinho estará bom sempre que seus reflexos forem da gama do vermelho e estará em perigo ao aproximar-se do marrom escuro, quando ele literalmente estraga!

Ainda hoje, mais conhecedora de uvas e vinhos, preferindo alguns chilenos com a uva "carmenére" e ainda apreciando o bom "beaujolais" frances, toda vez que ergo uma taça de vinho para brindar, não esqueço duas frases que o vovô Filippo dizia, todo sorridente em bom italiano: " Salutti e feliccitá, figli maschi in quantitá" - e emendava com a razão de seus noventa e poucos anos de idade: " Piano, piano se vá lontano"!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

IMPRESSÕES DE MARCELO GRASSMAN


Garota ainda, perto dos 16 mas ja ansiosa por tudo que se relacionasse á arte, ganhei de meu pai um livro de arte do pintor Presciliano Silva e um violão novinho para meus estudos de musica classica.

Juntamente com essa primeira percepção de arte, pude tomar contato com um artista completamente original e diferente de tudo o que eu vira até então: Marcelo Grassman.
Meu pai enfronhado nos meios publicítários, sempre em contato com agencias, ganhara uma pequena gravura do artista e me passava ás mãos para que eu o admirasse.
Num primeiro momento fiquei chocada, em outro, tive a impressão de ter encontrado uma porta aberta, aquela que se propôe a nos mostrar mil caminhos e opções.

Disse Marcelo Grassman sobre sua arte: "Não tenho opinião definida sobre nada, o lado consciente participa pouco do meu trabalho, eu diria que passo por um processo meio mediúnico. De tanto discutir o porque disso ou daquilo, acabei aceitando algumas opiniões. Expressionismo. Realismo Mágico. E todos os outros etceteras que muitos disseram.."

Um critico muito observador disse que -
"Grassmann é deliberadamente arcaico, seu mundo é o de um faizeur de diables, flor perdida no tempo e no espaço do gótico fantástico"...
E foi isso que eu senti na época, uma manifestação do inconsciente de uma força magnifica! Talvez um conceito espiritualista...
Essa tal gravura que vi um dia nas mãos de meu pai, nunca mais tive noticias. Não sei se ele deu a alguem ou vendeu.

A partir do momento que tive conhecimento desse artista, e de tantos outros que marcaram com seu estilo uma época, percebi que minhas ideias e sensações poderiam se expressar livremente, sem amarras ou rédeas.E percebi tambem que meu imaginário, meu universo iconográfico, poderia escapar a classificações apressadas.

Alguns dizem que minha obra é expressionista, outras, figurativa contemporanea...Mas eu tambem quando estou pintando, não me sinto num processo totalmente consciente, como disse Marcelo Grassman. Acho que no fundo, todo artista quando trabalha, está além, muito além de onde estão pisando os seus pés.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

OS ANIMAIS E A ESPIRITUALIDADE


Diante desse tema tão controverso para muitos, deixo aqui a Mensagem canalizada de Mestre KUTHUMI, da Grande Fraternidade Branca, sobre o assunto:

" Saudações. Eu, Kuthumi, os saúdo novamente. Me perguntaram: “Os animais ascensionam?” Um tema interessante.
Algumas pessoas consideram determinados animais como sagrados, acima de si mesmos. Outros consideram os animais como uma ferramenta financeira. Os animais são torturados, abusados, alguns ficam insanos com a crueldade com que eles são tratados. Outros consideram os animais como um transtorno, algo a ser atingido e morto. Outros vêem os animais simplesmente como alimento e pegam somente o que eles precisam.

Mas então há aqueles que tratam os seus animais escolhidos com grande amor. Eles alimentam, acalentam e até mimam este animal, emocional e amorosamente, tratando o animal como se fosse o seu próprio filho. Um contraste de atitudes, não é? Assim como há um reino humano, há um reino animal. Os animais servem ao reino humano, exatamente como os reinos minerais e vegetais o fazem.

Há alguns animais que entram na cadeia alimentar para a humanidade. Eles vêm sabendo disto. Vocês acham que um pássaro, uma vaca, um cervo, não tem consciência, nem sentimentos? Vocês julgam assim porque eles não se comunicam como vocês, expressando uma linguagem. Entretanto, eles são capazes de chorar devido ao medo e pela dor. Eles têm carne, sangue, ossos, e nervos como vocês. Eles têm também uma forma de inteligência. Conquanto esta não seja em um nível humano, ela existe. Eu posso lhes assegurar que eles realmente sentem dor – emocional e fisicamente.

Vamos considerar os animais que lhes chegam como um animal de estimação. Freqüentemente é um animal escolhido. Como há muitas espécies, eu falarei do cão ou do gato doméstico. Muitos virão para a vida de uma pessoa para curar em algum nível. Esta é freqüentemente uma cura emocional. Vocês fornecerão o alimento, o abrigo – um porto seguro. Em troca, vocês receberão amor incondicional e lealdade. Muitos de vocês buscam encontrar estas qualidades em um relacionamento humano, e não podem. Assim, vocês dão muito amor e afeição ao seu animal de estimação. Freqüentemente o animal fica contente, simplesmente por saber que eles estão com vocês no mesmo espaço. Muitos de vocês contam aos seus animais os seus problemas, preocupações, sentimentos. Vocês podem ver o animal olhando para vocês intensamente. Neste momento o animal compreende as suas emoções, os seus sentimentos.

Um cão freqüentemente caminhará com vocês e se vocês estiverem sentados, descansará a cabeça dele em sua perna. Isto equivale a um abraço humano. Os animais se comunicam em um nível diferente dos humanos. Entretanto, eles compreendem mais do que vocês percebem. Os olhos são os portais da alma. Isto também é verdade em relação a um animal. Aqueles que escutam a sua alma compreenderão o que eu estou dizendo. Freqüentemente é difícil para vocês amarem, se doarem totalmente, incondicionalmente. Um animal pode. Muitos cães domésticos fazem isto. Eles aprenderam que a sua companhia humana é tudo o que importa. Que neste relacionamento há amor, há paz, há confiança. Eles se tornam devotados, leais.

Quantos de vocês que experienciam um relacionamento íntimo com outro podem dizer o mesmo? Quantos podem amar incondicionalmente? Pensem nisto por um momento. Pois isto significa aceitar os vários padrões comportamentais do outro, tanto os agradáveis quanto os não tão agradáveis. Vocês podem aceitar verdadeiramente? Um cão pode. E vocês os consideram inferiores a vocês. Algumas vezes o animal é o professor. Até quando vocês estão zangados, o cão não interfere, esperando até que a sua raiva tenha terminado antes de entrar em seu campo de energia. Ele faz isto sem julgamento.
Há alguns cães e gatos que virão até uma pessoa porque eles compartilharam uma existência anterior com eles. Naquele tempo pode não ter sido concluído e assim eles retornam.

Sentem-se muito confortáveis um com o outro. Estes animais encarnam com um propósito. Uma afirmação deste canal me chega: “Ofereça um lar a um animal extraviado, e ele lhe retribuirá com bondade.” E vocês ainda dizem que não há inteligência em um animal? Eu lhes digo: pensem novamente. Fiquem em silêncio e observem.

Assim me perguntam: “Um animal ascende? O que vocês chamam de ascender? O que vocês acham que acontece? Da mesma forma que um humano vivencia existência após existência a aprendizagem e experiências, assim pode faze-lo um animal doméstico. Eu digo doméstico por uma razão. Estes mantêm uma vibração mais elevada do que um animal selvagem. Como a sua vibração se eleva e eles mantêm mais luz, mais amor, eles também percorrem um caminho mais elevado para a ascensão. Pois eles serviram à humanidade e a Deus, assim como vocês. Entendam, meus amigos, vocês acham que a ascensão está em aprender, estudar. Isto é a compreensão humana, a expressão humana. Entretanto, a ascensão não pode ser atingida até que vocês venham verdadeiramente do seu coração, incondicionalmente, com amor, sem julgamento do outro. Sem prejudicar o outro, física ou verbalmente. Vocês entendem? Vocês compreendem os muitos níveis que existem no caminho para a ascensão?

Freqüentemente os laços se tornam muito fortes entre um humano e o seu animal doméstico. Ambos sentem isto e ambos respondem com amor e gentileza. O animal se torna parte da família. Exatamente como vocês requerem algumas vezes a cura universal, assim também o seu animal.

Cães e gatos são muito intuitivos, como são os cavalos. Eles respondem fortemente aos vários campos de energia dos outros. Eles freqüentemente absorvem as energias negativas, particularmente dos seus companheiros humanos. Eu não uso a sua palavra “proprietário”, pois nenhuma alma pode possuir outra, não. A energia da cura universal é de grande benefício, ela clarifica e cura o campo áurico do animal e o corpo físico – exatamente como ocorre com vocês. Isto prolonga a vida e restaura a harmonia em cada nível.

Vocês sabiam que estes animais domésticos também residem em uma dimensão mais elevada quando eles fazem a transição? Muitos são capazes de passar por um médium como este – o canal – para reconhecer a família humana que eles amaram tanto durante a sua experiência de vida, assim como vocês são capazes quando fazem a transição. Todos chegam com amor; a negatividade de qualquer tipo não pode existir naquele plano.

Enquanto vocês também elevam a sua vibração e são capazes de se comunicar em níveis mais elevados, muitos são agora capazes de se comunicar com o seu animal de estimação usando a telepatia. Assim, percebam, outros níveis de comunicação estão abertos para vocês.
Estejam abertos a todos com amor." - MESTRE KUTHUMI

sexta-feira, 23 de abril de 2010

VINICIUS DE MORAES E A MULHER AMADA


Vinicius de Moraes, poeta, diplomata e compositor, iluminou muitas temporadas de minha vida com sua poesia articulada e seus versos em musicas dedilhadas ao violão, em algumas praias do litoral norte. Esse maravilhoso homem e poeta, casou-se várias vezes ( acho que 6 ou 7 ) sempre esperando encontrar o seu "derradeiro amor".
Embalando essas lembranças, vejo agora em minha vida, como eu gostaria de ser esperada por um homem - aquela esperança de um amor que sempre nos fará rejuvenescer para um novo momento de vida. E Vinicius sempre descreveu a "mulher amada" com uma sensibilidade tão forte e tão tocante, que não resisti em colocar um de seus poemas / " Aquela que há de vir" :


Aquela que dormirá comigo todas as luas

É a desejada de minha alma.

Ela me dará o amor do seu coração

E me dará o amor da sua carne.



Ela abandonará pai, mãe, filho, esposo

E virá a mim com os peitos e virá a mim com os lábios

Ela é a querida da minha alma

Que me fará longos carinhos nos olhos

Que me beijará longos beijos nos ouvidos

Que rirá no meu pranto e rirá no meu riso.

Ela só verá minhas alegrias e minhas tristezas

Temerá minha cólera e se aninhará no meu sossego



Ela abandonará filho e esposo

Abandonará o mundo e o prazer do mundo

Abandonará Deus e a Igreja de Deus

E virá a mim me olhando de olhos claros

Se oferecendo à minha posse

Rasgando o véu da nudez sem falso pudor

Cheia de uma pureza luminosa.

Ela é a amada sempre nova do meu coração

Ela ficará me olhando calada

Que ela só crerá em mim

Far-me-á a razão suprema das coisas.

Ela é a amada da minha alma triste

E a que dará o peito casto

Onde os meus lábios pousados viverão a vida do seu coração



Ela é a minha poesia e a minha mocidade

É a mulher que se guardou para o amado de sua alma

Que ela sentia vir porque ia ser dela e ela dele.



Ela é o amor vivendo de si mesmo.

É a que dormirá comigo todas as luas

É a que eu protegerei contra os males do mundo.



Ela é a anunciada de minha poesia

Que eu sinto vindo a mim com os lábios e com os peitos

E que será minha, só minha, como a força é do forte e a poesia é do poeta.
(Vinicius de Moraes )