segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

HISTORIAS BAIANAS


Segundo consta nas historias de familia, minha bisavó Dona Firmina, uma baiana mulata forte, de cabelo enrolado e sorriso fácil, deixou o espanhol anarquista Jose, seu marido, completamente apaixonado. Desse encontro nasceram muitos filhos (nem sei quantos), dentre eles D.Vitoria, minha vovozinha, acho que a pessoa mais alegre que já conheci.

Dela herdei o nome e o orgulho de dizer que sou neta de uma mulata com raizes na Bahia. O jeito especial de rir em " Ê " e a habilidade para contar historias e fazer piadas, eram suas marcas registradas. Dia desses conto algumas de suas historias!

Acho que daí veio esse caminho espiritual guiado pelos Orixás e uma veneração e fascinio por tudo o que diz respeito á Bahia.

Louca para conhecer de perto um terreiro de candomblé, fui conhecer Salvador justo na semana santa, onde todos fecham as portas. Mas sei que virão oportunidades outras, pois o desejo de voltar e molhar os pés novamente na praia de Arembepe, e comer lambretas no restaurante da Dadá é imenso. Hoje justamente, se comemora o Dia de Yemanjá, e as oferendas de flores e perfumes vão enfeitar o mar da Bahia...
E abençoada terra, onde tantos navios negreiros aportaram, trazendo raizes culturais que fizeram esse povo e esse Pais!

Salve meu pai Oxalá!

Nenhum comentário: