sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A PONTA DO JAROBÁ


Há alguns anos atrás, passeando pela Praia da Lagoinha no litoral norte de SP, descobrimos uma trilha pela mata, margeando o mar, que ia dar num local belissimo, tendo como ponto de descanso um pequeno bar, erguido em palafitas no meio d'agua, chamado "Ponta do Jarobá".

Esse bar pertencia ao Ivanildo, caiçara esperto, com uma grande criação de mariscos deliciosos e enormes, que ele servia num vinagrete dos deuses, preparado por sua mulher, a Mara.

Ali nesse refugio, ele ergueu sua casa e junto dos filhos, montou seu negócio, baseado na receita imbativel dos mariscos e uma vista privilegiada do litoral.

Frequentamos por muitos anos esse lugar, atraidos pela beleza da paisagem e pelos mariscos ao vinagrete. Varios barcos e lanchas aportavam ávidos por beber e comer na Ponta do Jarobá.

Um serviço de transporte através da pequena lancha da familia, buscava nas praias ao redor os clientes e turistas que ligavam.

Até que num fevereiro desses, ao pisarmos no bar, Mara chorosa nos contou que Ivanildo partira.

Um acidente de automovel roubara sua vida, em pleno auge de planos e trabalho!

Agora meio perdida, ia tocando o bar, mas os mariscos não cresciam, estavam pequenos, e o tempero se perdeu em meio a lágrimas e soluços.

O mar esverdeado com sua brisa continua perfumando e cobrindo a Ponta de Jarobá de luz e encanto, mas um dia nunca é igual a outro.

E a vida, em constante mutação, nos mostra sempre, que devemos aproveitar o momento, o presente, com toda a intensidade possivel.

Nenhum comentário: