sábado, 31 de janeiro de 2009

CALÇAS JEANS


Nada mais marcou tanto este século em termos de moda do que a calça jeans. Todo mundo tem ou ja teve uma. Na época da corrida do ouro nos EUA, por volta de 1850, os trabalhadores vestiam-se com calças fabricadas da lona que utilizavam.

A fim de realizar uma experiência, o Sr. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, disponibilizou-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Devido a alta resistência das peças, as mesmas não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior.

Com o surgimento dos mitos do cinema, na decada de 50, encabeçados por James Dean e Marlon Brando, a roupa começou a associar-se ao conceito de juventude rebelde conquistando este público.

A liberdade sexual apenas começava a mudar o comportamento dos jovens, a mesma liberdade que foi definida em um jingle como a calça jeans velha, azul e desbotada, andando pelo mundo afora...Quem não se lembra do auge da calça Lee nos anos 70?

E eu tenho e uso varios jeans: lavados, escuros, bordados, escurecidos. So sei que eles me dão essa mesma sensação até hoje de despojamento, liberdade de movimento e figurino contemporâneo, misturado á sensação de que estou bem em qualquer lugar que eu vá.
De tênis ou scarpin de salto, sandália de dedo ou plataforma.

Cintura baixa ou alta, ainda posso usa-la, sem passar uma imagem de senhora querendo parecer menina. Porque como em tudo na vida, moda tambem é questão de postura.
E a minha é baseada em elegancia. Ah como eu adoro essas calças jeans!

Nenhum comentário: