quinta-feira, 12 de março de 2009

OS BARRAQUEIROS DA CALIFORNIA


Levantei cedo para trabalhar, e o noticiario da Globo me deixou pasma. A California, um dos estados mais ricos e produtivos dos EUA, agora abriga pessoas atingidas pela crise financeira mundial! São os chamados sem-tetos, que tiveram suas casas confiscadas pelos Bancos, a maioria com curso superior , andando cabisbaixos entre barracas de acampamento. Veja a noticia:


"Em Sacramento, capital da Califórnia, a paisagem mudou. Centenas de tendas armadas da noite para o dia cobrem terrenos na beira de um rio. São os refugiados da crise. A cena lembra os acampamentos de desempregados da Grande Depressão dos anos 1930, mostrados em filmes como “As vinhas da ira”.
A Califórnia é um dos estados americanos mais atingidos pela recessão. O índice de desemprego, que chegou a 10% em janeiro, é mais alto do que no resto dos Estados Unidos.
São 1,8 milhões de desempregados. Em grande parte, são famílias que perderam não somente o emprego, mas também as casas tomadas pelos bancos por falta de pagamento. A “cidade das tendas”, como está sendo chamado o acampamento improvisado em Sacramento, já abriga 1,2 mil pessoas. A cada dia chegam mais 50. "


E dai me vem a mente aquela pergunta que não quer calar, apesar do "otimismo" do Lula e do Mantega, minimizando tudo:

- Se nos EUA, o pais mais rico do mundo, que comanda todas as bolsas e indices, está acontecendo a crise nessa proporção... o que será de nós aqui, Brasil, povo sujeito a desmandos e conchavos politicos, onde a bolsa de investimentos oscila como folha ao vento?

É´pra fechar os olhos e rezar, rezar, rezar.
Afinal, não dizem que Deus é brasileiro ?

Nenhum comentário: