terça-feira, 26 de outubro de 2010

CELEBRAÇÕES DO SENTIR


Recebi um convite de uma festa de noivado... Ha quanto tempo não ouço falar em “festa de noivado”? Esse laço romântico que se resume em -namoro-noivado-casamento parece que a cada dia fica mais distante e mais dificil.
O namoro, que era uma fase de extrema beleza e encanto, momento de escolha e conhecimento, atualmente perde esse caráter. Chega o momento em que o jovem não namora, apenas “ fica “.

A relação, que era de mutuo conhecimento, passa a ser de encontros fortuitos, para noitadas ou festas. Como a tendência é de diminuírem os casamentos, também diminuem os noivados. Como conseqüência da nova modalidade de namoro (o ficar) as relações sexuais, pré-matrimoniais proliferam, dispensando a festividade glamurosa e comprometedora do noivado e do casamento. Antes o sexo era um tabu, algo só para quatro paredes, depois do casamento. As mudanças sócio-econômicas fizeram aparecer novas posturas, onde os pais já se preocupam não mais com a virgindade dos filhos, mas com o sexo seguro e os preservativos são mais importantes na bolsa da garota que o batom.

Os pares se conhecem, começam a dormir juntos e assim permanecem até que seja bom e conveniente para ambos. As separações, que já fazem parte do cotidiano, também não são, como antes, traumáticas. A não ser, talvez, para os filhos que surgem, por vezes acidentalmente...
A igualdade tão buscada pelas mulheres em relação aos homens ainda não foi totalmente conquistada, porém, a liberdade adquirida até agora, muitas vezes, tem sido a causa de atritos diversos nos relacionamentos.

Ja casei duas vezes, e ainda agora na maturidade, meu coração anseia por um companheiro, assim como a maioria de homens e mulheres da minha idade com quem convivo, e que por alguma razão estão sós. Conheço mulheres maduras que ficam exultantes com a idéia de um noivado ou uma festa de casamento.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre muito, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

E sentir, num futuro próximo, vai ser o verbo de comando da vida, em todos os aspectos!

Vejam que texto belissimo de Leon Denis:

“O que acima de tudo caracteriza a alma_humana é o sentimento. É por ele que o homem se prende ao que é bom, belo e grande; ao que será o seu amparo na dúvida, a sua força na luta, a sua consolação na prova.

E tudo isso revela Deus. Deus é a grande alma universal, de que toda alma humana é uma centelha, uma irradiação. Cada um de nós possui, em estado latente, forças emanadas do divino Foco e pode desenvolvê-las, unindo-se estreitamente à Causa de que é efeito.
Mas a alma humana ignora-se a si mesma; por falta de conhecimento e de vontade, deixa as suas capacidades interiores em letargo. Em lugar de dominar a matéria, deixa-se por ela freqüentemente dominar; eis a fonte dos seus males, das suas fraquezas, das suas provações."
LÉON DENIS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RACISMO


Entra em vigor nesta quarta-feira (20 de Outubro de 2010) o Estatuto da Igualdade Racial, noventa dias após sua sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua publicação no Diário Oficial da União. A lei foi aprovada pelo Senado no dia 16 de junho deste ano, após tramitar sete anos no Congresso.

O texto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros. O documento possui 65 artigos referentes a temas como educação, cultura, esporte, lazer, saúde e trabalho, além de defender os direitos das comunidades quilombolas e proteger religiões de tradição africana.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o objetivo do estatuto é corrigir desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país.

Sou neta de uma mulata maravilhosa, alegre , musical e criativa, minha querida avó Vitória. Tenho orgulho em dizer que descendo de antepassados negros africanos, que trago a cultura da Bahia nas veias, o cheiro da pimenta na cozinha e o batuque contagiante na musica. Assim como, descendo tambem do incrivel povo italiano, herdando o gosto pela arte e o romantismo.

Sabemos que no Brasil esse preconceito é velado, mas existe. Não tenho certeza se leis como essa que o Lula sancionou vão fazer algum efeito na sociedade. Políticas dirigidas a grupos ‘raciais’ estanques em nome da justiça social não eliminam o racismo e podem até mesmo produzir o efeito contrário, dando respaldo legal ao conceito de raça e possibilitando o acirramento do conflito e da intolerância.

O abismo mais gritante na sociedade brasileira é o que afasta os abastados dos miseráveis, separação esta que exige dos poderes públicos uma resposta não meramente compensatória, mas sim estrutural e voltada para o futuro da nação.
Expandir o emprego, garantir o direito à saúde, educação, segurança, etc., são as únicas conquistas capazes de promover, geral e substancialmente, os imensos setores reduzidos à mais dura exploração, sejam afro-descendentes ou não.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ELEMENTAIS DA NATUREZA


No início dos tempos da civilização, a humanidade teve oportunidade de permanecer muito tempo em contato com a natureza e suas forças e estavam bem a par do relacionamento místico do homem com os 'espíritos' da natureza. Essas presenças faziam parte da vida cotidiana e eram percebidas nos bosques, no fogo, na água, no ar, na terra e nas mãos curadoras de nossas avós. Muitas comunidades indígenas, ainda conservam a crença nestes seres espirituais que habitam os distintos elementos da Natureza.

Vivo observando no sitio em Itatiba, algumas plantas e árvores, habitadas por incontáveis passaros e insetos, que a cada dia dão uma nova imagem ou um novo panorama, seja nas folhagens, nas flores que desabrocham, nos ninhos, etc
A força energética dessa natureza é tão contagiante, que me sinto plena e privilegiada por estar lá em contato com ela.

O Homem moderno acostumou-se à rotina. Acorda, toma banho, toma café da manhã, sai de casa, mete-se no carro, vai trabalhar, sai do trabalho, mete-se no carro, vai para casa, senta-se no sofá a ver TV e depois vai dormir. Todos os dias repete o processo. E para ele todos os dias são iguais, todos os dias são a mesma coisa.

Uma pessoa mais ligada á natureza vê como os dias são diferentes e sente essas mudanças. Quando sai de casa olha para o céu e vê a Lua a esconder-se e o Sol a nascer. Vê os pássaros nas árvores e repara nos seus ramos nus ou nas suas folhas verdes. Quando vai no carro, não se foca somente no rádio ou no carro da frente, tenta ver ao mesmo as paisagens e tudo o que encontra pelo caminho até ao trabalho. Reparo sempre em pormenores que mostram como a Natureza está mudando.

São pequenas coisas como estas, que no nosso dia-a-dia podem ser consideradas tão insignificantes mas que na verdade importam.
Mostram como a Natureza tem influência em nós e permite-nos ver o quanto a nossa vida muda conforme Ela muda.

Desde quando comecei a estudar a espiritualidade sei que existem espíritos que guardam lugares especificos,são os guardiões do lugar, eles nos protegem, inspiram e guiam.
São os espíritos de seres visíveis e invisíveis, espíritos das árvores de um bosque ou das plantas da casa, como também seres invisíveis, entidades, elementais (espíritos dos ventos, da chuva, do ar, etc).

Os elementais são pequenos seres, considerados os primos dos anjos, que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos : Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.

Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar.
Segundo o professor Samuel Weon, estudioso dos elementais:
-"As pessoas comuns e correntes vivem neste mundo de três dimensões, ignorando a existência de uma Quarta Coordenada, de uma Quarta Dimensão.
É necessário saber que mais além de nosso mundo tridimensional, está a Dimensão Desconhecida, a Região Etérica. Se cuidadosamente observamos a cor das longínquas montanhas, poderíamos ver um intenso azul, bastante formoso.

É óbvio que dita cor é o éter da Quarta Dimensão; foi-nos dito que num futuro remoto todo o éter será visível de forma plena no mesmo ar que respiramos!
Nessa Região Etérica, nessa Quarta dimensão, vivem as criaturas elementais da Natureza, e isso é algo que devemos compreender profundamente. A tais criaturas se lhes dará o nome de Elementais, precisamente porque vivem nos elementos. O fogo esta povoado de criaturas elementais; entenda que o ar está também densamente povoado por essa classe de criaturas e que a água e a terra estão povoadas por esses mesmos elementais.

Às criaturas do fogo, desde os tempos mais antigos, se lhes conhecia com o nome de Salamandras; aos elementais do ar se lhes designa com o nome de Silfos; aos seres da água se lhes chama Ondinas, Nereidas, Sereias etc.; as criaturas que vivem entre as rochas da terra se lhes batizou com o nome de Pigmeus, Gnomos etc., e é ostensível que a forma dessas criaturas varia muitíssimo."

Sei que para a maioria, a existencia de elementais da natureza é como um conto de fadas, inverossimil.
Mas diante de tudo o que já vi e vivi, posso confirmar que estas lindas criaturas fazem o seu papel no desenvolvimento e proteção de nosso planeta, atuando exatamente na 4a. dimensão, onde sómente alguns privilegiados tem a oportunidade de enxerga-los...






terça-feira, 5 de outubro de 2010

A IGNORANCIA NO VOTO


Com Lula, o PT deixou de apitar muito. O presidente tem identidade própria, história própria, luz própria — o que faz dele um ser independente da ideologia de seu partido. O mesmo não se pode dizer de Dilma. Quem é ela no PT? É uma estranha! E é justamente aqui que vai o pulo-do-gato: num governo Dilma Rousseff, o PT encontrará todas as brechas que não teve com Lula para impor seus delírios. Hoje, não existe petismo, existe lulismo.

Ignorância pode não ter cor, não ter nome, não ter idade, não ter classe social, etc. Mas tem voto! Está em andamento no País um completo processo de emburrecimento do eleitorado.

Nota-se isso ao passear pelas ruas e ver gente declarando voto em Tiririca, como se fosse uma atitude provida de moral superior. Vi isso esses dias, quando o Tiririca foi o deputado mais votado, e algumas pessoas comentavam ter votado nele.
O pensamento dessa gente beira a cretinice. Concluem que eleger um palhaço – sem ofensa aos palhaços, pois esses profissionais sabem os limites de sua atuação: o circo – é uma forma de protesto, vejam que coisa, desprovida de palhaçada. Iniciativas como a Lei da Ficha Limpa estão aí para fazer uma pré-seleção dos candidatos e contrabalançar a falta de sabedoria dos eleitores.

Nesse tempo de eleições é que percebemos como os políticos tendem a nos tratar como ignorantes. Pior ainda são aqueles que se deixam manipular, não questionam as informações recebidas e ainda as repassam como uma verdade a ser defendida.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

HOMENAGEM AO MEU PAI


Hoje 15 de setembro, seria o aniversário de meu pai. Pra mim ainda é muito dificil falar e até lembrar dele, pois a emoção ainda aflora e meus olhos se enchem de lágrimas, de tanta saudade. Mas ele se foi ha 5 anos e deixou ensinamentos a mim e a minha irmã, que são pilares de nossa vida espiritual hoje.

Por anos a fio, dirigiu um Centro e ajudou centenas de pessoas, aconselhando-as e distribuindo sorrisos e abraços, além de suas palavras poderosas. Ele era um grande orador e magnetizava as pessoas, envolvendo-as com sua fé inabalável. Ao meu pai hoje, eu dedico esse trecho do Evangelho ( que ele mais gostava ).A caridade segundo São Paulo:

"Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada.

E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita.

A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar às profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade."

terça-feira, 14 de setembro de 2010

INTELIGENCIA EMOCIONAL E ESPIRITUAL


A teoria da Inteligência Emocional vem despertando o interesse de muitos autores, psicólogos e estudiosos que vêm acumulando um grande acervo de mais teorias e hipóteses a respeito do assunto.

Tendo como base estes estudos, podemos a definir a Inteligencia Emocional como a capacidade que alguns indivíduos têm de se relacionarem de forma assertiva e positiva com as pessoas, mesmo nas adversidades, de terem persistência na busca de objetivos; e caracteriza a maneira como os indivíduos lidam com suas próprias emoções e com as emoções dos indivíduos ao seu redor.

Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.

O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional. Elas têm cinco componentes principais:

•Autopercepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
•Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
•Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
•Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.
•Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
Analisando estes fatores comportamentais que compõem a inteligência emocional, percebemos que eles estão intimamente relacionados ao sucesso e às realizações pessoais.

Em qualquer área da atividade humana, pessoas com estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto, destacam-se entre as demais!
Há pouco constatou-se o surgimento de um terceiro tipo de inteligência, já que até há pouco tempo considerava-se que existiam apenas dois tipos de inteligência.

Surgiu na última década um grande interesse da comunidade científica em estudar o terceiro tipo de Inteligência, a Inteligência Espiritual, que surge intimamente ligada à inteligência emocional e que passou nos últimos dez anos a ocupar grande destaque na avaliação dos perfis de alguns profissionais de grupos economicos.

No meu entender, para se ter Inteligência Emocional seria necessário ter uma maturidade espiritual, pois ambas dependem da saude mental! Uma depende da outra!

Emoção = Espírito = Mente = ENERGIA

O amadurecimento ESPIRITUAL proporciona ao Indivíduo VIVENCIAR: Amor, Fé, Alegria, Bondade, Domínio Próprio, Perdoar e a certeza de que tambem seremos perdoados, a ponto de sentir uma PAZ interior inexplicável!

Ela representaria, assim, o impulso em direção à busca de significado e de conexão com o universo.
Ao deixar clara a natureza evolutiva do universo e de todos os seres, abre a possibilidade de aperfeiçoamento do ser humano e da vida em sociedade. Mais que isso, define esse caminho como irreversível, qualificando o ser humano como inexoravelmente destinado ao progresso e à felicidade.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NOSSO LAR


Quando comecei a ver o trailer de "NOSSO LAR", na mesma sessão de cinema em que fui assistir ao filme "Chico Xavier", não tive duvidas..alguma coisa estava acontecendo de diferente no panorama da cinemateca brasileira. E indo mais longe, alguma coisa de muito forte estava acontecendo no mundo espiritual.

Assim que estreou "NOSSO LAR" levou um milhão de pessoas às salas de cinema em cinco dias de exibição, superando as marcas obtidas por "Se Eu Fosse Você 2", em seis dias, e "Chico Xavier", em oito dias.

"Nosso Lar" foi roteirizado e dirigido por Wagner de Assis e baseado no livro homônimo do médico André Luis, psicografado pelo médium Chico Xavier.
"Nosso Lar" tem a intenção de mostrar que existe uma segunda chance no universo, que o ser humano está no planeta para evoluir e que seu espirito não morre jamais.
Como ja dizia meu querido pai - A verdadeira vida é a vida espiritual.

E na realidade, acho que essa mensagem não é coincidencia no atual momento deste planeta.Mostra ás pessoas, independente de religião, que há o reencontro com os entes queridos, e a continuação desse aprendizado para a compaixão e a caridade.
Em toda a minha vida, foi o unico filme que assisti, que ao final, foi aplaudido comoventemente pela plateia agradecida.