domingo, 28 de dezembro de 2008

2009 O ANO DO SOL


Dizem os astrologos que o ano de 2009 será regido pelo Sol.
O sol, o astro rei do nosso sistema solar, força motora e fonte de energia da vida terrestre, é uma estrela. Para nós, não é somente uma estrela, mas a estrela.
Tal importância foi traduzida, em diversas culturas antigas, com diversos cultos solares, onde o sol é, muitas vezes, o equivalente ao Deus das filosofias religiosas monoteístas.

Nosso eu interior é um verdadeiro sol que força nossa vida a gravitar em função de nosso desejos e necessidades. Isso é reprimido em alguns, superdimensionado por outros e harmonizado em poucos.
O hedonismo tem uma forte base no prazer da satisfação deste "eu". Mas o que tratamos aqui não é um ser egoísta, o sol também é fonte de vida e luz, ou seja, ele tem muito a dar àqueles que estão sobre sua influência

Na Cabala o Sol corresponde a Sefirah de nº 06, que é o ponto central da arvore e tem relação com nosso Chacra Cardíaco.

Amor Universal! Esse é o tema de 2009!

O nome dessa Sefirah (esfera) é BELEZA: ela representa a beleza, a harmonia e o amor universal. Tipharet (ou Tipheret) é seu nome na Arvore da Vida.

Ele representa também é a esfera mais elevada que a consciência humana pode atingir e em nós, representa a Consciência Crística, símbolo do Amor altruísta, aquele que sacrifica em prol da humanidade.

O Nome divino relacionado com esse Deus manifestado é JEOVAH ELOAH VA DAATH, que significa Deus manifestado na esfera da Inteligência ou do Pensamento.

A manifestação de Deus nesta esfera está sob o domínio do Arcanjo RAFAEL, o Arcanjo da Cura.
Ele irá nos auxiliar durante 2009 em todos os momentos de desalento.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CANTANDO NA CHUVA


De todos os astros antigos, cantores, dançarinos e atores, que tomei conhecimento e aprendi a gostar de tanto ver filmes com meus pais em várias "Sessões da Tarde", Gene Kelly é um entre tantos que amo de paixão. Sorriso largo, corpo solto e leve na dança, uma enormidade de carisma, hipnotiza na dança e no sapateado.

E vendo no youtube alguns videos antigos, pude ver com fascinio a célebre cena de "Cantando na Chuva", onde ele mostra seu talento genial.

Agora nesses dias que antecedem o Natal, lembrança de avós e pai que já se foram, meu coração fica enternecido ao ver uma dança tão pura, de uma época ingênua e bonita...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ARVORE DE NATAL


Uma árvore de natal iluminada, faz a alegria de qualquer criança e muitos adultos.

A representação de festa, comemoração do Cristo, o sublime encontro familiar em torno de uma mesa farta e muitos abraços, tudo é uma emoção forte que fica na lembrança.

E quem tem uma familia grande como a minha, italiana de origem, cheia de cantoria e lágrimas, fica dificil esquecer essa data. Os meus vovozinhos que já se foram, e que enfeitavam com luzes coloridas e caprichados presépios a casinha pobre de vila, com imensa alegria recebiam os filhos e netos,enchendo a mesa de rabanadas, macarrão e vinho...
E á meia noite em ponto, a ave-maria e o padre-nosso de mãos dadas no meio da sala, agradecendo a união, a força e a saude da familia.

A minha lembrança mais nitida e mais antiga (acho que eu tinha uns 3 anos de idade) é a da árvore de natal, cheia de luzes coloridas piscando num canto da sala, eu de pé hipnotizada ao lado de minha irmã no carrinho, ambas encantadas pelo poder fascinante daquele objeto!

E meu coração se aperta nas doces lembranças dos dias 25 de dezembro, em almoço no Bexiga, na casa do vovô Filippo, com muito cabrito, jogatina, cantoria e tômbola (bingo), risos que se fixaram na minha memória na concepção mais terna do que é felicidade.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BONIFACIO


Conheci Bonifacio numa de minhas viagens ao redor da Sardenha e da Córsega, nos anos 90 a bordo de um veleiro, numa época de facilidades e muita felicidade.

Bonifacio é simplesmente um dos lugares mais fascinantes que já vi.
Fica na ponta extrema da Córsega, rodeada por rochedos incríveis e estranhos, lapidados pelo vento.

E bem no meio dos rochedos, numa entrada que parece a travessia de um portal do outro mundo, a pequena cidade, fortaleza e ponto estratégico na 2a.guerra, cheia de monumentos e casinhas assobradadas com telhados vermelhos.

Ladeiras e escadarias ladeando os rochedos, pequenas lojas charmosas vendendo perfumes e bronzeadores, turistas assombrados com tanto sol iluminando um conto de fadas.

Bonifácio não existe de linda.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O COACHING


Existem algumas definições atuais no mundo corporativo que são dificeis de assimilar.

Após alguma pesquisa na Net, encontrei uma tradução dessa nova profissão, que parece ser o "must" da busca dos empresários pela conclusão de suas metas.

O novo profissional do mercado: O coach.


O que é trabalho de “COACHING” ?

Consiste em dar suporte e treinamento a profissionais que, durante um período considerado crítico em suas carreiras, buscam apoio e orientação, além de novos desafios e objetivos. Este período crítico pode se apresentar de diversas maneiras: através de mudança de emprego, mudança de cargo, aquisição de novos desafios e tarefas, problemas de relacionamento no trabalho ou queda de desempenho.

O coach deve ser como um modelo e colocar em prática aquilo que está ensinando.

O que faz o coach?

O trabalho do coach, geralmente, está focado em atividades como liderança e integração, desenvolvimento de comunicação, gestão do tempo, entre outras. Uma das mais importantes é o desenvolvimento do potencial do seu liderado ou liderados. Através da troca constante de informações e da avaliação dos resultados, cria-se um ambiente de aprendizado entre as duas partes. Como resultado final, o liderado aprende a seguir seu próprio caminho.

A atividade do coach acaba englobando o desenvolvimento de várias atividades, entre elas a de um tutor, o que implica ajuda, treinamento e confiança. O coach é a possibilidade do profissional buscar conselhos, indicações, desenvolver suas competências e compartilhar experiências com alguém .


Ou seja, o coach é um facilitador de caminhos....

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O POETA MARIO QUINTANA


O poeta gaucho Mario Quintana, é aquele que alem de dizer tudo com simplicidade e força, traduz o cotidiano em versos poderosos que batem no fundo da alma. Sabe?


DA FELICIDADE:

Quantas vezes a gente,

em busca da ventura,

Procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão,por toda parte,

os óculos procura

Tendo-os na ponta do nariz!


Justamente, assim.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A DIETA DA SOPA


Diante da cruel fase da menopausa, varias modificações afligindo corpo e mente, eis-me aqui, doce serva de todos os padrões estabelecidos de beleza, para subjulgar-me a qualquer dieta que me devolva a cintura de outrora. Brincadeiras á parte, os cinquenta anos me trouxeram a sabedoria e a independência, que não troco por nenhuma silhueta de outrora.

Mas estando acima do peso, e sendo questão de disposição e saúde, é bom dar um pouco de atenção ao fisico (mesmo tendo ainda uma beleza que atrai olhares)...


Essa receita é do hospital do coração, usada para pacientes cardíacos com sobrepeso que necessitam perder peso rapidamente antes de cirurgias importantes.

Sopa básica de queima de gorduras-

1 berinjela;- 1 maço de cebolinha;- 1 nabo;- 1 pimentão verde;- 1 lata de purê de tomate ou tomates picados;- 1 maço de aipo ou salsão;- 1 pacote de sopa de cebola;- 1 repolho;- 1 cebola picada;- 3 cenouras;- 2 xícaras de vagem.

Faça a sopa de maneira tradicional, cozinhando todos os legumes picados e tempere a gosto sem colocar gordura. Esta sopa pode ser tomada a qualquer momento do dia ou da noite quando tiver fome. Esta sopa queima calorias, quanto mais se come mais se perde, porém se tomada isoladamente por longo período, pode causar desnutrição.

Acompanhamento para a sopa:

1.º Dia – Todas as Frutas Seu 1.º dia consistira de todas as frutas que desejas, menos a banana. Melancia e melão têm menos calorias que a maioria das frutas. Coma somente as frutas e a sopa. Beba bastante líquidos como chás, limonada, água, suco de uva tudo com adoçante.

2.º Dia - Todos os legumes Coma até que esteja farto de legumes crus ou cozidos, mas lembre-se que os legumes crus e frescos mantêm os nutrientes e verdes. Como também bastante verduras. A sopa continua no momento em que você sentir fome. A noite está liberado comer uma batata grande cozida com manteiga. NÃO COMA FRUTAS NO 2.º DIA

.3.º Dia - Frutas e LegumesTome quanta sopa e coma quantos legumes e frutas desejar. Se você está seguindo a dieta e comeu somente o que foi indicado você poderá ter perdido de 2,3 a 3 kg até agora.

4.º Dia – Bananas e Leite desnatadoComa até 8 bananas e baba quantos copos de leite desnatado quiser junto e não esquecer da sopa. Banana tem calorias e carboidratos, bem como o leite. Neste 4.º dia particular de sua dieta, seu corpo vai precisar de muito potássio, carboidratos, proteína e cálcio para diminuir o desejo intenso de consumir açúcar.

5.º Dia – Bifes e TomatesNeste dia é permitido comer de 280 a 400 gramas de bife e o conteúdo de uma lata de tomates frescos e firmes. Tente beber 8 copos d’água para lavar e eliminar o ácido úrico que está no seu corpo. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

6.º Dia – Bifes e LegumesComo até 3 bifes grandes, mas não coma batata. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez ao dia.

7.º Dia – Arroz, Sucos e FrutasDê preferência ao arroz integral, sucos evidentemente sem açúcar e legumes a vontade exceto batata. Outra vez, assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez ao dia. Resumindo: Ao final do 7.º dia, se você não tiver burlado a dieta, terá perdido de 4,5 a 7,5 Kg. Se tiver perdido mais de 8 kg, fique fora da dieta 2 a 3 dias antes de recomeçar. Seguindo corretamente esta dieta, você limpará seu organismo de impurezas e sentirá um bem estar jamais experimentado antes.

Pode acreditar.Esta é uma dieta rápida de queima de gordura e o segredo é que você queimará muito mais calorias do que está ingerindo. Não é permitido beber nenhuma bebida alcoólica em nenhum momento do regime por causa da remoção do desenvolvimento de gordura em seu sistema. Se quiser beber saia do regime 48 horas antes de ingerir álcool.

É permitido comer frango ou peixe grelhado ou cozido ao invés de carne em 1 dia da dieta, mas lembre-se que você vai precisar da proteína da carne.

Ou esta:Ingredientes:- 1 Berinjela;- 1 Nabo;- 2 Maços de Cheiro Verde;- 2 Tomates picados sem pele e sem sementes;- 1 Maço de Salsão ou Aipo;- 1 Repolho Grande;- 4 Cenouras (ou 4 cebolas grandes picadas);- 1 Maço de Couve;- 1 Cabeça de Alho.Tempere com Sal, Pimenta, Curry, Sálvia, Salsa.Ferva por dez minutos, então abaixe o fogo estendendo o ponto de fervura até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto. Bata tudo no liqüidificador.

Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia ou em momentos que se tenha fome.Dica: Se for sair, utilize uma garrafa térmica ou um tupperware e leve-a com você.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ENTRELAÇOS



ENTRELAÇOS - Grupo Feminino de Conversas

Agora, depois dos 40 anos, tudo o que você sempre quis dizer, expressar, discutir, descobrir, aprender, desabafar...

Venha aos nossos encontros e partilhe as emoções que estão no fundo do seu coração do jeito que for: com riso, choro, alegria, cumplicidade, liberdade.

Estamos esperando por você sempre às 2ª.s e 4ª.s feiras, das 08:00hs ás 9:30hs, para entrelaçarmos nossas vidas com apoio e generosidade.
Diga tudo o que você precisa dizer: nós ouviremos.
E deixaremos sua voz e seu corpo se expressarem com naturalidade.

Acompanhamento de profissionais psicólogas e fisioterapeutas em paralelo, para exercícios de respiração, alongamento e movimento das articulações.

Visite-nos e informe-se sobre esse trabalho que pode mudar
sua vida e seu modo de relacionar-se.
Preço individual por encontro: R$ 15,00 (Quinze Reais)
Rua Aspicuelta 550 – Vila Madalena
Inscrições pelo telefone: (11) 3031 3010

PROFISSIONAIS:
Sonia Maria Pettinelli – Psicóloga
Vera Helena Torres – Fisioterapeuta
Lilá Avelina - Psicóloga


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BARACK OBAMA


Um homem negro na Presidencia dos EUA. Alguem, algum dia havia imaginado que isso poderia acontecer? Num pais, onde o racismo sempre foi causa de lutas e derramamento de sangue -(ver Luther King, Kennedy), isso mostra um raio da luz divina derrubando preconceitos, criando a oportunidade de uma nova era.
Será que Nostradamus previu isso? Será que ao invés do Papa Negro, que surgiria no fim dos tempos, segundo o profeta, não seria esse o Poder Negro equivalente nos dias de hoje? Enfim, esperamos todos que ele seja menos belicoso e aterrador que Bush. E que Obama seja abençoado nessa missão para que foi eleito.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O DIA DAS BRUXAS


O Halloween foi criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo. Eles inventaram a festa para marcar o fim oficial do verão, o início do ano novo, o término da última colheita, a renovação das leis, retorno dos rebanhos e armazenamento das provisões para o inverno.

A festa tinha vários nomes como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Mas o que prevaleceu foi Halloween, adaptada de "All Hallows Eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado em 1o de novembro.

Para o povo druída, Samhain marcava o fim do verão com direito a um festival em sua homenagem, conhecido como Festival Druida de Samhain, comemorado em 31 de outubro.Segundo a lenda, as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria.

Um dos rituais mais marcantes da festa eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam o fogo para que o local parecesse ser frio e indesejado, além de se vestirem com fantasias de criaturas assustadoras e desfilarem na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam.

Na Irlanda, as crianças também iam de casa em casa pedindo alimentos para comemorar a noite de Halloween, sempre em nome da deusa Muck Olla.

Tradição que se repete na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, sendo até hoje festejada nestes e em outros países.O Dia das Bruxas é uma festa alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos. Eles enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com cores (preto, lilás e roxo) e temas (fantasmas, múmias, caveiras, bruxas, abóboras, gato preto, caixões, drácula, duendes, gnomos) que lembram assombração.

Quando foram introduzidas nas cidades norte-americanas, as brincadeiras do Halloween eram consideradas violentas. Jovens quebravam janelas e cercas das fazendas, causando prejuízos aos proprietários. Com o passar dos anos, a festa passou a ser comemorada de modo saudável, sem episódios de violência.

No Brasil, a noite de Halloween é lembrada já na segunda quinzena do mês de outubro pelos cursos de inglês, bares, restaurantes e boates que, geralmente, promovem festas e happy-hours para homenagear a data.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Musica


A musica é para mim fonte de prazer e descoberta.
Quando eu tinha 12 anos, minha mãe levou-me ao Conservatório Musical de São Paulo, pois havia se formado professora de piano nesse local e queria conversar com algumas pessoas. Enquanto esperava por ela, sentei-me em frente a uma sala que tinha a porta entreaberta. A curiosidade natural e a inquietude de menina não puderam aguentar: entrei na sala e lá meu coração disparou. Todos os instrumentos possiveis e imaginários estavam lá : uma harpa, clarinetes, dois pianos, bateria, piston, violinos, saxofones e violões.

Para meus dedos ágeis e minha alma aflita de manifestações, foi um pulo. Toquei todos e de todos consegui tirar som harmonico. O que já estava escrito no meu espirito eu comprovei naquela tarde.

Aos cinco anos, conseguia dedilhar no piano de minha mãe os acordes de Chopin que ouvia ela tocar. As dez, tirava toda musica que ouvia no toca disco e no rádio, aos doze cantava na Igreja com minha mãe e aos quinze comecei a dar aulas de violão clássico.

Quando eu quis me manifestar na pintura, a imagem de uma orquestra veio em minha mente.

E assim veio o quadro "Orquestra de Cellos", pra me lembrar sempre da minha paixão e da missão da minha alma.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A CRISE FINANCEIRA E A CRISE INTERIOR



Uma mensagem muito interessante nesse texto de Sergio Stum, que encontrei nas minhas andanças pela Web:


Até que teria sido bem legal... Mensagens canalizadas chegaram com insistência nas caixas de e-mails de quase todo mundo anunciando o evento: uma enorme nave espacial se mostrando, pairando ostensivamente durante 3 dias, a partir de ontem, dia 14 de Outubro, sobre os céus de grandes capitais do nosso querido e lindo planeta azul, a partir da Austrália.

O passeio dos irmãos cósmicos nos céus até que viria em boa hora, pois poderia ser considerado como que um apoio aos "homens e mulheres de boa vontade" e uma advertência aos seres humanos omissos ou em falta, de que teriam ido longe demais com seu desregrado "progresso" que leva em conta principalmente o aspecto financeiro e o lucro a qualquer custo, escancarando a quem tem olhos para ver, que o egoísmo, a cobiça, a vaidade e a ambição desmedidos estão triunfando sobre a ética, o amor incondicional, o bom senso e, pasmem, sobre as irrevogáveis e fundamentais leis da natureza, que valem em todo o Universo.

É público e notório que nunca como agora chegamos tão perto do derretimento do sistema financeiro mundial, já totalmente globalizado e interligado, algo que nos levaria em pouco tempo a viver sem a utilização do dinheiro, trocando mercadorias e serviços, o conhecido escambo, que ainda rege algumas pequenas e isoladas comunidades aqui na Terra.

Para quem acompanha mais de perto o desenrolar da crise, ficou muito fácil verificar a incapacidade, os precários recursos mentais, emocionais e morais de altos executivos de bancos e outras instituições financeiras, bem como os limitados predicados dos nossos governantes, que mostraram desempenho patético diante da crise. A tão esperada fala do presidente americano George W. Bush, na última sexta-feira, foi tão desastrosa e grotesca que imediatamente arrastou o mercado mundial ainda mais para baixo.

Para que você possa perceber somente um pouco a realidade dos fatos além do jargão técnico ou da imensidade de zeros do numerário, que não conseguimos avaliar de tão grande, é de evidenciar aqui o comportamento da diretoria da AIG, a maior companhia de seguros dos EUA, talvez do mundo - que levou à insolvência e à demissão de milhares de funcionários.

Empresa investigada desde novembro do ano passado por pagar dividendos estratosféricos a seus diretores, responsáveis por realizar operações de alto risco sem cobertura no mercado. Esta empresa foi salva pelo FED, o banco central americano, com duas injeções de capital, a primeira de 85 e outra de 37.5 bilhões de dólares (isso corresponde à oitava parte do PIB brasileiro!). Bem, no primeiro fim de semana depois dessas polpudas ajudas recebidas (dinheiro que de fato sai direto do bolso de quem paga impostos) os altos executivos da companhia "descansaram" num luxuoso Hotel fazenda na Califórnia.

O gasto da turma foi de 440.000 dólares ($200.000 de estadia, $150.000 de alimentação, $23.000 para massagens e outros serviços de SPA, $14.000 por serviço de cabeleireiro e manicure... e mais $7.000 gastos no campo de golfe). Os deputados que investigam a companhia encontraram ainda que Mr. Cassano, ex-diretor da empresa, mesmo afastado, continua recebendo a bagatela de um milhão de dólares por mês. Além disso, temos Dick Fuld, apelidado agora de "O gorila da ganância", diretor presidente do Lehmann Brothers, (o único banco de investimentos que faliu, pois não tinha mais como ser salvo), que, mesmo com a empresa afundando, ganhava quase meio bilhão de dólares ao ano, reconhecendo perante o congresso americano que "o número revelado (500 milhões) não era tão correto assim"... Bom, este valor compraria cerca de 30.000 carros FOX zero Km. Peço desculpas por me deter tanto sobre estes fatos, mas precisamos perceber o que realmente está se passando; não é mais possível que os Bancos e diversas instituições financeiras continuem com estas atitudes desastrosas e inescrupulosas que provavelmente levarão o mundo a mais uma profunda recessão. A salvação do sistema financeiro mundial (esta terrível desgraça tóxica), veio da Europa com um pacote de ajuda direta aos bancos (mais dinheiro em caixa) de 2.5 trilhões de dólares (mais ou menos duas vezes e meio o PIB brasileiro), que será bancada novamente pelos contribuintes e irá aliviar mais uma vez a barra de pessoas irresponsáveis e incompetentes, uma casta que se considera superior e vive ignorando os problemas REAIS que a população do planeta sofre como a ignomínia da fome do mundo.

Com 30 bilhões de dólares (pouco mais de 1% do valor do socorro dado aos bancos), segundo afirmou Jacques Diouf, o senegalês presidente da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - Órgão aparentemente inútil), o mundo erradicaria de vez esta vergonha que ainda mata milhões de pessoas a cada ano. Acredito que a indignação que sinto ao escrever tenha me levado inconscientemente ao precioso poema da Daniela Mercury veiculado na semana passada, A dor do mundo em mim. O conceito de que, mesmo "sem perder a indignação, é preciso aceitar o mundo como ele é". Creio que seja necessário conhecer fatos como os narrados acima, para sair em seguida - como seres despertos - desta energia que nos sufoca, nos cansa e nos golpeia duramente. Sabemos, faz tempo, que precisamos agir, realizar com afinco a transformação pessoal, fazer o que está ao nosso alcance para mudar pelo exemplo o mundo à nossa volta, lembrando sempre de usar a chave do amor, a cada ato de nossa vida, a cada suspiro, em cada batida do nosso coração.


A nave não apareceu, provavelmente não exista, mas estamos, neste momento de incerteza e renovação, mais fortes, conscientes e vigilantes. Torna-se cada vez mais fácil perceber a nossa força, observando a cara, as expressões, as fraquezas e a nudez dos responsáveis pela crise. Amplia-se a sintonia fina que nos agrupa virtualmente, que nos irmana indissoluvelmente, que nos impulsiona para a frente, seres humanos habitados pela divindade, indivíduos imortais, absolutamente capazes de criar nossa realidade, de moldar nossa vida e o planeta. Podemos, além de dar o exemplo, assumir de vez nossa missão de vida, deixando para trás, com coragem e determinação tudo que é velho, escuro, obsoleto e que não leva à felicidade, à realização plena aqui mesmo neste orbe, agora! Somos muitos e sabemos que a solução vem desta vez pela paz, pela utilização dos enormes recursos individuais de que somos dotados que nos intitulam verdadeiros agentes da mudança...

Com certeza, por cansaço ou necessidade, muitas pessoas, em função de mais esta conjuntura, já estão largando trabalhos pouco compensadores em todos os níveis, buscando agora mais a essência do que a forma, a realização da alma do que a financeira. Sei disso de cor e salteado, pois em 1999, com a abrupta crise provocada pela forte desvalorização do dólar, que criava grave impasse no meu trabalho com importação, eu mesmo resolvi largar tudo e buscar na humilde ajuda aos meus semelhantes - algo forte, que vinha das minhas entranhas - a razão de viver.

O Universo conspirou (uma das leis da vida) e hoje o STUM ( Somos Todos Um )filho de uma crise econômica, é uma realidade, uma voz, uma luz e um poema para confortar, balizar, informar e animar as pessoas de boa vontade em sua caminhada. Namastê (O deus que habita em mim, saúda o deus que existe em Você). Somos Todos UM! Sergio STUM

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

JOÃO DE DEUS



Médium João de Deus :
João Teixeira de Farias, o João de Deus, é também conhecido como João de Abadiânia e João Curador. Nasceu em 24 de junho de 1942 em Cachoeira da Fumaça, interior de Goiás.
Muito pobre, estudou até o segundo ano primário e em seguida abandonou a escola com o intuito de procurar trabalho e ajudar no sustento dos cinco irmãos.
As manifestações mediúnicas começaram quando ainda era menino. A primeira premonição da qual se recorda aconteceu aos dezesseis anos. Caminhando com sua mãe, ele previu uma grande tempestade que derrubaria várias casas, inclusive a de seu irmão. Cerca de três horas após o fenômeno, uma chuva torrencial destruiu as casas.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, teve início o seu trabalho de cura. Após uma visão embaixo de uma ponte, foi orientado a procurar um centro espírita na cidade. Lá chegando, foi recebido à porta pelo presidente do centro, que disse já estar esperando por ele. João se aproximou e subitamente desmaiou. Ao acordar, ficou sabendo que, incorporado, havia operado e atendido a diversas pessoas.
Desde então não parou mais de realizar trabalhos de cura.João já perdeu a conta de quantas vezes foi acusado e preso pela prática ilegal da medicina. Hoje, ele atende a um sem número de médicos, juízes, delegados e advogados.
Tentando escapar da pobreza, João de Deus trabalhou, entre outras coisas, como alfaiate, minerador e também numa olaria. Mora em Anápolis, Goiás, cidade distante 40 km de Abadiânia, onde em 1976 fundou a Casa Dom Inácio de Loyola.
(Visite seu site: www.joaodedeus.com.br)

sábado, 27 de setembro de 2008

Meu gato preto sueco


O meu negão chegou todo estropiado. Filhote, achado na rua, magro e trêmulo, ficou uma semana no soro do veterinário. Tinha um rabo comprido e peludo, maior que o corpo. E um olho meio fechado, meio aberto, cheio de remela. Cismei meio contrariada - Ah que gato mais feio, meu Deus, pra se ter em casa!

Mas minha filha Paulinha, cheia de sabedoria;- Por isso mesmo mãe, ninguem ia querer!

O nome foi o namorado dela quem deu, nem sei por que - " Carlson" .

Depois percebi ser um nome sueco, dos aloirados nórdicos, infinita ironia.

Os ronronados de Carlson foram se achegando, esfregaços na perna, olhos doces já quase curados. Me seguindo por toda a parte da casa, silencioso e companheiro.

Carinhosinho, cheio de amor pra dar. O veterinário explicou meio incrédulo -"Todos os gatos pretos machos são assim, os mais carinhosos, sempre".

Talvez para abonar a fama de agourentos.

E o Carlson, agora gordo e majestoso, me faz aquela companhia quieta do amor incondicional dos bichos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os 50 anos da Bela Adormecida


O desenho da Disney " A Bela Adormecida " está completando 50 anos.

E a primeira vez que assisti quando menina, no Cine Rex do Bexiga, fiquei maravilhada e nunca me esqueci da história e da música. Sim porque o tema musical era uma sinfonia de Tchaikovsky fantástica , que logo em seguinda tirei de ouvido no piano de minha mãe.

As 3 fadas madrinhas, Flora, Fauna e Primavera que dançavam em torno de Aurora, fazendo o seu vestido se transformar em um traje maravilhoso, foi um dos trechos mais encantadores que assisti.
E agora já madura, ainda adoro ver esses desenhos ingênuos, preferindo-os a qualquer filme violento ou desenho animado com cenas de lutas.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cromoterapia


Todas as terapias holisticas são fascinantes. A cromoterapia , acredito eu, tem uma enorme influencia em nossa energia vital. Um dia de sol e um dia cinza de chuva já influenciam nosso espirito. As roupas coloridas que vestimos tambem. A terapeuta holistica Wanda Ribeiro, escreveu esse texto que comporta muito bem a definição e a atuação das cores:


A cor traduz a dinâmica da vida, é o referencial manifestador dos nossos potenciais. Em cada raio repousa uma qualidade do nosso ser.

Vermelho - É um vitalizador em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. Não é recomendado usar o vermelho nos casos de: febre, taquicardia e pressão alta.

Laranja - É um desobstruidor em potencial, usado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula; também recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução dos vasos sangüíneos e nas taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Pode ser utilizado como substituto do vermelho, quando este não puder ser empregado

.Amarelo - É um estimulante do pâncreas e dos nervos sensoriais e motores, indicado para diabetes e atrofias nervosas e musculares. Favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal. Seu efeito terapêutico abrange a pele, favorecendo na manutenção da elasticidade e cicatrização. E também recomendado para manchas, cravos e espinhas. Contra-indicação; infecção, inflamação, gastrite e úlcera.

Verde - Possui efeito equilibrador em todo organismo, por isso pode ser associado a qualquer outra cor para aumentar os benefícios da cromoterapia. Assim, além do efeito terapêutico das demais cores nos órgãos afetados pela doença, a presença do verde favorece a breve recuperação. É indicado para quaisquer problemas circulatório e cardíaco; regulariza a pressão arterial. A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose.

Azul - É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e pressão alta e favorece a coagulação sangüínea. É recomendado para todas as doenças infecciosas e inflamatórias, principalmente quando acompanhadas de febre. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo.Índigo - Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto, indicado nos processos inflamatórios. Energiza a área visual e auditiva; é recomendado em quaisquer problemas dos olhos e dos ouvidos.

Violeta - Como estimulante imunológico, seu uso é apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do Sistema Nervoso Central; é conveniente nos casos de derrame cerebral, mal de Parkson e outras complicações neurológicas. É recomendado também para tumores malignos (câncer).
Harmonia e paz sempre!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Numerologia


A Numerologia é intrigante e viciante. Desde que começei a me interessar pelo assunto, me pego somando placas de carros, datas de nascimento, numeros de casa, etc.

Na realidade acho que eles tem influencia energética em tudo, são representativos e instigantes.

O perfil traçado em cada numero bate regularmente com as pessoas que conheço.

E todos eles se explicam e se entrelaçam, sempre:


0 é o tudo e o nada, o início e o fim, de onde surge o 1, que representa o homem, ativo e pioneiro. Este encontrará a mulher, o número 2, que é sensível e seguidora. Desta união nasce o número 3, que representa a criança e a alegria.Agora, como uma família, eles necessitam de uma casa: o número 4, que representa a rotina e as responsabilidades do dia-a-dia. Para escapar disso, eles se servem do número 5, que é a liberdade e o lazer.Ao cuidar do lar, a família coloca em ação o número 6, que é o espírito de união. Mas mesmo dentro de uma comunidade, nós ainda somos indivíduos, com nossos próprios jeitos de ser, o que justifica a existência do número 7. Ele representa a privacidade, a introspecção e o estudo.

Com todo o conhecimento sobre o eu interior, passa a ser necessário lidar com o poder e com assuntos materiais do mundo exterior, representados pelo número 8. Após conhecer e conquistar o poder, é hora de compartilhar e ajudar aos outros, e aí vem o número 9, da generosidade.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Um gato chamado Foguinho


Quando trouxeram, estava dentro de uma caixa de papelão, enrolado num trapo velho.Muito pequeno e fragil, caolho, pêlo sumindo, orelhas grandes demais pro corpo. Abandonado como acontece maldosamente com tantos bichinhos.

Um gato ruivo, cor de fogo, foguinho. Ficou Foguinho, primeiro pela côr do pêlo, depois pela voltagem: a mil por hora, correndo pela casa, rolando pelos sofás, ultra rápido, um "flash" ruivo que passava entre as pernas. Dá-lhe antibiótico e ração de primeira, muito colo e leitinho.

Elegeu a Paulinha, minha filha, como dona predileta. Miados longos cantados no pé dela, pedindo colo, corre para acorda-la de manhã. Ronrona se aconchegando para acorda-la ou dormir junto dela. Dengos e mimos infinitos pra uma criaturinha tão esperta. Pra não virar o "rei" da casa, trouxeram outro gato pra fazer parceria com ele. Hoje dividem os carinhos, gordos e felizes.

Mas desse outro gato (prêto), eu conto a história depois.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A PISCINA DO COPA


Quantas histórias de luxo e poder. Celebridades em festas homéricas, nomes de playboys abraçados a estrelas, emergentes da sociedade erguendo taças...

Tudo envolve o Copacabana Palace numa aura nostalgica e doce, no auge dos anos 50 com cassino e tudo. Mas hoje, imponente ainda, como um castelo branco ao sol do Rio de Janeiro, guarda todos esses segredos.

Sua deslumbrante piscina, vista da Pérgola, ainda impõe um sentimento poderoso e elitizado. Mas quem se banhou nessas águas mornas jamais esquece.

Num momento de minha vida, eu passei uma noite no Copa, depois de uma linda festa. E fiz questão de me meter no mais elegante maiô preto, acompanhada de um belo par de óculos de sol.

Nesse instante, molhei a ponta dos pés e mergulhei.

Num momento de estrela.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A DESCOBERTA


A descoberta da sexualidade e das desilusões na adolescencia são momentos muito marcantes. Transcrevo a seguir, um conto meu, baseado nessa fase inesquecivel da vida.


DESCOBERTA - Conto

O menino olhou pela janela, a rua. Anoitecendo em frio de junho, um vento nublando a vidraça, a respiração em oh, o pequeno dedinho fazendo um coração molhado no vidro. Pela porta entreaberta do quarto ele via a mãe, sentada no banquinho da penteadeira, loura, nuca de veludo, um colar de contas escuras, uma gota de perfume nos pulsos. Desviou o olhar para ver o relógio da sala, quase a hora do pai entrar, de gravata torta e cara de quem tinha trabalhado mais do que devia.
Já sabia – ele entrava, daí jogava o paletó na poltrona e ligava a televisão, mal dava um beijo na mãe e já pedia a janta. Passava horas lá naquele sofá, tirando as roupas de hora em hora: primeiro os sapatos, depois as meias para remexer os dedos peludos do pé no tapete. Depois puxava a gravata num safanão e desabotoava o resto da camisa, alisando a barriga de cerveja. Isso sem desviar a cara da televisão, rindo, falando com o cara do noticiário, estalando a língua com cara de bobo pra atriz da novela das oito. A mãe trazia o prato que ele devorava, ás vezes sem saber o que estava comendo, rapidamente. Se levantava um pouco para sacudir as migalhas das calças e sentava de novo. A mãe ia e vinha, cheirando forte aquele perfume que ele nem notava – traz água, leva meu sapato pro quarto, esse arroz tá frio, esquenta.
O menino ficava sentado no outro sofá, olhando a TV e acompanhando as voltas da mãe pela casa, ás vezes fingia que lia um gibi, rabiscava um papel. Dez horas o pai lembrava dele: - Vai dormir garoto, amanhã é dia de branco.
Deitava na cama mas ficava de olho aberto no teto, escutando a televisão da sala, os passos medidos da mãe, um espirro, as mudanças de canal. Até o clic final, os dois meio mudos, bocejos, o pai falando sozinho, o boa noite da mãe, quase um sussurro.
Ás terças e quintas, o pai mandava o menino mais cedo pra cama, fechava a porta com o trinco. Alguns gemidos abafados, um enroscar de lençol, cama balançando. Mas por minutos. Depois o silêncio.
Numa noite de sexta-feira, o menino viu a mãe se pintando toda, um batom vivo, cílios enegrecidos, o perfume mais forte. Enquanto o pai olhava a televisão, ela se arrumando de pouquinho, agitada – pra quê ? Depois botou a camisola, deu aquele boa noite sussurrado e foi pra cama. Quase meia-noite o pai levantou do sofá, foi pro banheiro arrastando o corpo pesado, o menino espiou pelo corredor. Fingiu que ia beber água, descalço no escuro, a luz da geladeira, ficou parado no meio da cozinha com o copo na mão. O ronco do pai ecoava estranho, o menino sorriu lembrando da revista, passada por baixo da carteira da escola: -Mulher pelada!...leva pra casa depois devolve.
Entrou pela sala meio sem rumo, esbarrando nas coisas, foi direto pro sofá, levantou a almofada do assento e apanhou a revista. Sentou debaixo da janela, onde um pouco da luz da rua fazia um facho. A primeira estava de joelhos, suspendendo o cabelo negro pra cima, boca de muitos dentes, no meio a língua rosada. Tinha a loura de quatro e uma outra, escurinha com alguns colares descendo até o umbigo. O menino respirava apressado, o medo, uma cócega descendo pelo estômago, coisa proibida. Desceu a mão pelo sexo, a porta do quarto se abriu, um vulto passou carregando os sapatos na mão.

O menino escorregou rápido atrás do sofá, a revista dobrada no meio das pernas, o coração pulando. A mãe num vestido vermelho e brincos de pingente, os pés na meia
de nylon pisando de leve no assoalho. Girou a chave colocando os sapatos de salto, olhou de relance pela sala, sorrindo um sorriso meio aberto, esquisito. Saiu como um vento, deixando só o perfume. O menino sentiu vontade de chamar, levantar num salto repentino, embriagado pelo perfume doce, mas alguma coisa ruim dizia que ele devia ficar ali, escondido. Espiou pela janela a mãe descendo a rua, sozinha, andando bem devagar até parar na esquina, onde um carro preto abriu a porta e ela entrou.
Ficou na janela ainda um tempão, desenhando no vidro com o dedo, um montão de coração com flecha.


Mariza Vitória Pettinelli

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lembra?


Me vejo agora, aos 50 e penso: como passa rápido!

Outro dia, lá em Caraguá, estavamos chegando de madrugada, depois de dançar e ver o por do sol na praia...

Engraçado é sentir o espirito querendo desbravar tudo, com animo e paixão, como se fosse aos 20 anos. Mas o corpo impede, nesse jeito meio cruel de dizer que nada será como antes.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Alimentar o Corpo e o Espirito


A alimentação espiritual é esse aprendizado todo de que não somos apenas matéria, e temos nossos guias espirituais para nos intuir e fortalecer, colocando-nos sempre frente á nossa fé e a caridade ao próximo. Mas a alimentação do corpo carece tambem de equilibrio...

Atualmente, acredita-se que não se deve deixar de consumir nenhum alimento, sejam gorduras ou carboidratos. Isso porque todos os alimentos são importantes para o funcionamento do organismo. Numa alimentação saudável há espaço para todos os alimentos, claro que sem exageros.
A palavra que faz a diferença é equilíbrio. Equilíbrio significa não exagerar no consumo e nem na privação, sentir prazer ao se alimentar e ter consciência de que essa não é a única fonte de prazer ao nosso alcance, mas ter tambem grande satisfação em saborear uma pizza com a familia, uma feijoada com os amigos, etc... É questão de se manter saudável, emocionalmente tambem.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ESPIRITUALIDADE


Nesses quase 20 anos em que atuo na assistencia mediunica, encaminhada pelo meu pai, aprendi a me conhecer melhor. Aprendi que a caridade é a razão maior de nosso aprendizado diário. Fazendo pelo próximo, fazemos por nós mesmos. Nos aprimoramos espiritual e emocionalmente. Incluo o texto abaixo, captado pelo medium Wagner Borges.


Assim como o bom músico toca o seu instrumento habilmente, o Espírito Supremo toca sutilmente as cordas secretas dos corações, fazendo acontecer a música secreta, a maravilha da assistência espiritual.

O Espírito Supremo vai dedilhando as cordas de nossas vidas e, com o tempo, elas vão ficando mais afinadas e as músicas, mais sutis e mais bonitas.

Cada um que participa da assistência espiritual vai melhorando a afinação de suas próprias cordas, pois, quando ajuda a acertar a música psíquica dos outros, vai melhorando a si mesmo. Tocando nas cordas dos outros, vocês afinam suas próprias cordas.

Isso é lei universal.Então, que cada reunião espiritual seja sempre uma grande música celeste em cada um de vocês, pelo bem de todos.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Sabedoria depois dos 40


O jornalista e escritor Artur da Távola, que desencarnou recentemente, deixou-nos vários textos admiráveis. Dentre eles, um que cita a provável sabedoria que se adiquire ao longo do tempo:


Coisas que a vida ensina depois dos 40

Amor não se implora, não se pede, não se espera... Amor se vive ou não.

Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.

Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.

Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.

As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.

Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.

Água é um santo remédio.

Deus inventou o choro para o homem não explodir.

Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.

Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.

A criatividade caminha junto com a falta de grana.

Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.

Amigos de verdade nunca te abandonam.

O carinho é a melhor arma contra o ódio.

As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.

Há poesia em toda a criação divina. Deus é o maior poeta de todos os tempos.

A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo.

Tolo é quem mente.

Filhos são presentes raros.

De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.

Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.

O amor... Ah, o amor... O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças. Não há vida decente sem amor! E é certo, quem ama, é muito amado. E vive a vida mais alegremente.

( Artur da Távola )

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Luz e Sombras


A natureza traz o sol da manhã

para que se acredite que a escuridão

não é permante,

mas, necessária,

para valorizar-se a luz !

quinta-feira, 12 de junho de 2008

VIVER UM AMOR


Um relacionamento amoroso intenso, duradouro e prazeiroso é o que todos desejam. O prazer de namorar, partilhar conversas da alma e conversas na cama é maravilhoso.Mas como sabemos, são poucos os que conseguem dar um prosseguimento satisfatório em todo esse processo. Transcrevo abaixo um texto muito bom do psicanalista Flavio Gikovate:

Amor é o sentimento que temos por alguém cuja presença nos provoca a sensação de paz e aconchego. O aconchego representa a neutralização do vazio, da sensação de desamparo que vivenciamos desde o momento do nascimento.

O aconchego é um "prazer negativo", ou seja, a neutralização de uma dor que existia - nos leva de uma condição negativa para a de neutralidade

. Amizade é o sentimento que temos por alguém cuja presença nos provoca algum aconchego e cuja conversa e modo de ser nos encanta. Segundo essa definição, a amizade é sentimento mais rico do que o amor, já que a pessoa que nos provoca o aconchego - apesar de que menos intenso e, por isso mesmo, gerador de menor dependência - é muito especial e desperta nossa admiração pelo modo como se comporta moral e intelectualmente.

Sexo é uma agradável sensação de excitação derivada da estimulação das zonas erógenas, de estímulos visuais e mesmo de devaneios envolvendo jogo de sedução e trocas de carícias tácteis. É evidente que a sexualidade envolve questões muito complexas, que não cabe aqui discutir.

Quero apenas enfatizar que sexo e amor correspondem a fenômenos completamente diferentes, sendo que o amor está relacionado com o "prazer negativo" do aconchego e o sexo é "prazer positivo", já que nos excitamos e nos sentimos bem mesmo quando não estávamos mal; o amor nos leva do negativo para o zero, ao passo que o sexo nos leva do zero para o positivo.

Amor, sexo e amizade podem existir separadamente e também podem coexistir.

A mesma pessoa pode nos provocar aconchego e desejo sexual mesmo sem nos encantar intelectualmente; nesse caso, falamos de amor e de sexo.

Podemos estabelecer um elo de amizade e sexo sem o envolvimento maior do amor. Podemos vivenciar o sexo em estado puro, assim como o amor - como é o caso do amor que podemos sentir por nossa mãe, que independe de suas peculiaridades intelectuais e não tem nada a ver com o sexo.

. A escolha amorosa adequada se faz quando o outro nos desperta o amor, a amizade e o interesse sexual. A essa condição tenho chamado de +amor, mais do que amor. Amigos são escolhidos de modo sofisticado e de acordo com afinidades de caráter, temperamento, interesses e projetos de vida (falo dos poucos amigos íntimos e não dos inúmeros conhecidos que temos).

A escolha amorosa deverá seguir os mesmos critérios, sendo que a escolha depende também de um ingrediente desconhecido e indecifrável – por que escolhemos esse e não aquele parceiro? Não é raro que no início do processo de intimidade a sexualidade não se manifeste em toda sua intensidade. Isso não deve ser motivo de preocupação, já que faz parte dos medos que todos temos quando estamos diante de alguém que nos encanta de modo especial.

O medo relacionado com o encantamento amoroso é que determina o estado que chamamos de paixão: paixão é amor mais medo! Temos medo de perder aquela pessoa tão especial e do sofrimento que, nessa condição, teríamos.

Temos medo de nos aproximarmos muito dela e de nos diluirmos e nos perdermos de nós mesmos em virtude de seus encantos.

Temos enorme medo da felicidade, já que em todos nós os momentos extraordinários se associam imediatamente à sensação de que alguma tragédia irá nos alcançar - o que, felizmente, corresponde a uma fobia, ou seja, um medo sem fundamento real.

As fobias existem em função de condicionamentos passados e devem ser enfrentadas de modo respeitoso, mas determinado.

Para ser feliz no amor é preciso ter coragem e enfrentar o medo que a ele se associa. Esse é um exemplo da utilidade prática do conhecimento: ao sabermos que o amor - aquele de boa qualidade, que determina a tendência para a fusão e provoca a enorme sensação de felicidade - sempre vem associado ao medo, não nos sentimos fracos e anormais por sentirmos assim.

Ao mesmo tempo, adquirimos os meios para, aos poucos, ir ganhando terreno sobre os medos e agravando a intimidade com aquela pessoa que tanto nos encantou.

Quando o medo se atenua, desaparece a paixão. Isso não deve ser entendido como o enfraquecimento ou o fim do sentimento amoroso pleno. Sobrou "apenas" o amor. O que acaba é o tormento, o "filme de suspense". Fica claro que a coragem é requisito básico para a vitória sobre o medo e a realização do encontro amoroso.

O encontro é menos ameaçador quando somos mais independentes e capazes para ficar sozinhos; nossa individualidade mais bem estabelecida nos faz menos disponíveis para a tendência à fusão que é usual no início dos relacionamentos mais intensos.

Quando o medo se atenua costuma aumentar o desejo sexual. Se o parceiro escolhido for também um amigo não faltarão ingredientes para a perpetuação do encantamento. Desaparece o medo, mas não desaparecerá o encantamento, a menos que a única coisa interessante fosse o "filme de suspense" - e se for esse o caso é melhor que o relacionamento termine aí. No +amor assim constituído, o encantamento só desaparecerá se desaparecer a admiração.

A admiração só desaparecerá se houver abalos graves na confiança ou se tiver havido grave engano na avaliação do parceiro. É evidente que ao longo de um convívio íntimo com uma pessoa com a qual temos muita afinidade surgirão também diferenças de todo o tipo. Não existem "almas gêmeas", de modo que nem todos os pontos de vista serão afinados, nem todos os hábitos serão compatíveis, etc.

É o momento em que surge uma certa decepção e dúvidas acerca do acerto da escolha. É nesse ponto que percebemos que a escolha amorosa se faz tanto com o coração como com a razão: a admiração deriva de uma avaliação racional do outro, ainda que o façamos de modo camuflado porque aprendemos que o amor é uma mágica determinada pelas flechas do Cupido.

A avaliação da importância das diferenças que finalmente se revelaram determinará a evolução, ou não, do relacionamento. A serenidade na análise de situações dessa natureza só pode acontecer com pessoas portadoras de boa tolerância à frustrações e contrariedades.

Assim, a maturidade emocional que se caracteriza pela capacidade de suportarmos bem as dores da vida é requisito indispensável para a felicidade amorosa. ( Flavio Gikovate)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Cultura da Reclamação


" A maioria das pessoas não faz idéia do quanto se queixa.

O motivo disso é que vivemos na cultura da reclamação.

Isso está ao nosso redor o tempo todo. Por que nos comportamos desse jeito se temos tanto pelo que agradecer? Minha própria teoria é a de que, quanto mais temos e quanto mais fácil é a vida, mais reclamamos.

Consideramos tão naturais tantas das coisas que possuímos que começamos a nos lamuriar assim que algo se torna um pouco menos do que perfeito."


( Hal Urban )

quinta-feira, 5 de junho de 2008

UM ARTISTA VISIONÁRIO


Fiquei muito impressionada ao tomar conhecimento da obra de ALEX GREY.

Artista visionário americano, nascido em 1953, explora os temas da morte, vida e transcendência com uma habilidade e sensibilidade incrível. Trabalhou em Harvard no depto. de anatomia e lá colheu as informações sobre o corpo humano, que mostra em detalhes surpreendentes.

Seu mais recente livro, mostrando sua obra, chama-se "Transfiguration", e são reflexões sobre Arte como uma prática espiritual. Obra magnífica e impressionante.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

COMO ENCONTRAR DEUS


Deus, passei o tempo Te procurando,

não sabia onde estavas, olhava para o infinito, não Te via e pensava comigo mesmo: será que Tu existes?

Não me contentava na busca e prosseguia. Tentava Te encontrar nas religiões e nos templos.

Tu não estavas. Te busquei através dos sacerdores e pastores, e não Te encontrei.

Senti-me só, vazio, desamparado e descri.

Na descrença Te ofendi, na fraqueza pedi socorro, no socorro encontrei amigos, nos amigos encontrei carinho, no carinho vi nascer o amor, com o amor vi um novo mundo, no mundo novo resolvi viver, o que resolvi doar, doando alguma coisa recebi e recebendo me senti feliz, e feliz encontrei a paz e com paz foi que enxerguei que dentro de mim é que estavas e sem Te procurar foi que TE ENCONTREI".


Pelo espírito de Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Quietude


Imagine um lago.

Sua superfície, absolutamente serena.Não há vento, não há corrente.Tudo está calmo.

Suas águas contém todos os nutrientes para a vida,que se renova por si só.

Procure pensar.Eu sou como um lago, um reservatório imenso de virtudes.

Já tenho tudo que procuro.

Só preciso trazer para a superfície o que está depositado no fundo, em estado inerte.

Ao ver aflorar minha riqueza, dou vida a ela.

Deixo de buscar fora o que sinto existir dentro.

Isto é quietude.

(Brahma Kumaris)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Um pouco do Paulo Leminski


Amor, então, também acaba?

Não, que eu saiba.

O que eu sei é que se transforma numa matéria-prima

que a vida se encarrega

de transformar em raiva.

Ou em rima.

(Paulo Leminski)

domingo, 25 de maio de 2008

CRIANÇAS INDIGO -Eles não vieram aprender, mas sim ensinar


"As Crianças Índigo"
Texto traduzido e adaptado por Dailton Menezes


A partir da década de 80, elas começaram a chegar, mais e mais.

São crianças espetaculares. Elas estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. Elas possuem uma estrutura cerebral diferente no tocante ao uso de potencialidades dos hemisférios esquerdo (menos) e direito (mais). Isso quer dizer que elas vão além do plano intelectual, sendo que no plano comportamental está o foco do seu brilho.

Elas exigem do ambiente em volta delas certas características que não são comuns ou autênticas nas sociedades atuais. Elas nos ajudarão a destituir dois paradigmas da humanidade:

1. Elas nos ajudarão a diminuir o distanciamento entre o PENSAR e o AGIR. Hoje na nossa sociedade todos sabem o que é certo ou errado. No entanto, nós freqüentemente agimos diferentemente do que pensamos. Dessa maneira, estas crianças vão nos induzir a diminuir este distanciamento gerando assim uma sociedade mais autêntica, transparente, verdadeira, com maior confiança nos inter-relacionamentos.

2. Elas também nos ajudarão a mudar o foco do EU para o PRÓXIMO, inicialmente a partir do restabelecimento da autenticidade e confiança da humanidade, que são pré-requisitos para que possamos respeitar e considerar mais o PRÓXIMO do que a nós mesmos. Como conseqüência, teremos a diminuição do Egoísmo, da Inveja, das Exclusões, resultando em maior solidariedade e partilha.Você pode estar se perguntando: Como estas crianças vão fazer tal transformação? Através do questionamento e transformação de todas as entidades rígidas que as circundam. Começando pela Família, que hoje baseia-se na imposição de regras, sem tempo de dedicação, sem autenticidade, sem explicações, sem informação, sem escolha e sem negociação. Estas crianças simplesmente não respondem a estas estruturas rígidas porque para elas é imprescindível haver opções, relações verdadeiras e muita negociação. Elas não aceitam serem enganadas porque elas têm uma "intuição" para perceber as verdadeiras intenções e não têm medo. Portanto, intimidá-las não traz resultado, porque elas sempre encontrarão uma maneira de obter a verdade. Elas percebem as verdadeiras intenções e as fraquezas dos adultos.A segunda entidade vulnerável à ação dos Índigos é a Escola.

Hoje o modelo de ensino é sempre imposto sem muita interação, sem escutar e sem a participação dos estudantes. Simplesmente este modelo é incompatível com os Índigos, sendo portanto o pior conflito, muitas vezes superior ao existente com a Família, principalmente pela falta de vínculos afetivos ou amor. Como elas possuem um estrutura mental diferente, elas resolvem problemas conhecidos de uma maneira diferente, além de encontrar formas diferentes de raciocínio que abalam o modelo atual de ensino.

Assim, através do questionamento, elas influenciarão todas as demais entidades, tais como:, Mercado de Trabalho, Cidadania, Relações Interpessoais, Relações Amorosas e Instituições Espirituais, pois elas são essencialmente dirigidas pelo hemisfério direito.

Infelizmente, a missão dos Índigos é muito difícil, pois sofrerá rejeição de algumas entidades da nossa sociedade. Antes dos anos 80, os Índigos morriam muito cedo porque a freqüência de energia do planeta não era favorável a eles. Depois da nova freqüência e com um montante maior de crianças, eles começaram a causar transformações maravilhosas no nosso planeta e em breve, após uma geração, nós perceberemos claramente as modificações.

A espiritualidade é uma vocação característica destas crianças e em muitas delas se manifestam ao nascer, durante a adolescência ou mesmo entre os 30 e os 33 anos de idade, faculdades mediúnicas acima do normal.

domingo, 18 de maio de 2008

MEUS BICHINHOS


Toda criança merece conviver com um bicho de estimação, gato, cãozinho, papagaio, o que for.
Tive dois cães que marcaram minha adolescencia: o Astor e o Shazam. O Astor era um vira lata mestiço com pastor , bravo, minha mãe o prendia na corrente. Quando o soltava ele fugia pra rua e arrancava a saia das meninas, um terror.O coitadinho era um reflexo de como o tratavamos: preso, isolado, querendo chamar a atenção.
Já o Shazam deu mais sorte, na primeira noite, filhote, dormiu na minha cama. Depois, conviveu conosco por quase 12 anos, recebendo conversas e carinhos na orelha. Quando ele morreu, chorei por uma semana.
Agora minha filha trouxe dois gatos pra casa, um preto de rabo grande (Carson), e outro de pelo ruivo (Foguinho). Cada um com a sua personalidade. O Carson é carinhoso, se enrosca em nossas pernas, tem olhos melancólicos. O Foguinho, já como diz o nome, é a mil por hora. Mia pra sair lá fora, corre como um foguete e brinca o tempo todo. Nos apaixonamos instantâneamente por eles, e minha alergia a pêlos sumiu como por encanto. Como dizem os meus guias: o amor e a alegria curam qualquer doença.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A CURA REAL


Desejas a cura, é natural,mas precisas tratar-te a ti mesmo pra que possas remediar ao teu corpo. Nos pensamentos ansiosos, recorre ao exemplo de Jesus. Não nos consta que o Mestre estivesse algum dia de cama; todavia, sabemos que ele esteve na cruz. Obedece, pois a Deus e não te rebele contra os aguilhões. Socorre-te do médico do mundo ou de teu irmão do plano espiritual, mas não exijas milagres, que esses benfeitores da Terra e do céu não podem fazer. Só Deus te pode dar acréscimo de misericórdia, quando te esforçares por compreendê-lo.

Não deixes de atender às necessidades de teus órgãos materiais que constituem a tua vestimenta no mundo; mas, lembra-te do problema fundamental que é a posse da saúde para a vida eterna. Cumpre teus deveres, repara como te alimentas, busca prever antes de remediar e, pelas muitas experiências dolorosas que já vivi no mundo terrestre, recorda comigo aquelas sábias palavras do Senhor ao paralítico de Jerusalém: "Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior." (Emmanuel)


Psicografado por: Chico Xavier
Fonte: Reformador - Setembro de 1941

sábado, 10 de maio de 2008

Maternidade


Quando eu era adolescente, minha avó dizia: -Aproveite a juventude, menina! Depois que tiver filho, tudo muda! E desfiava aquele rosário de noites sem dormir, mamadeiras, preocupações, cataporas e sarampos, fora que acabava-se o tempo livre para gozar a vida, bailes, cinemas, passeios, tudo girava em torno do filhote. Hoje em dia eu sei que não é bem assim...Eu sei que no início da vida, o bebê dá um tantão de trabalho, na adolescência quase o dobro...
Mas hoje, e todos os outros dias de minha vida, olhando para minha filha linda, inteligente e sadia, tenho certeza absoluta, que ela foi a maior benção que Deus me deu. Tenho orgulho e paixão por ela. Na minha concepção espiritualista, eu sei que tudo é pré-determinado lá em cima, nada acontece de graça, os encontros, as familias, tudo é assumido antes de reencarnar.
E a minha Paulinha, deve ter batido um papinho assim comigo: -Olha eu vou descer pra te ensinar um monte de coisas, mas a mais importante, vai ser a lição da doação incondicional de amor, que é o principio básico para a humanidade dar certo. E você vai precisar me passar tudo sobre a fé e o respeito pelo próximo e pela natureza, além das lições sobre a espiritualidade que o vovô deixou bem exemplificado, como condição para adentrar essa era de transformações...
Hoje eu sei que ela tem uma parceria fundamental comigo, ela é um pouco minha mãe , e ás vezes, eu sou um pouco a filha dela...E continuamos aprendendo uma com a outra.